Super Simulado 1 - FGV

Questão 1
(ENARE-FGV 2023)

Paciente de 45 anos, sexo feminino, previamente hígida, exceto por diagnóstico prévio de enxaqueca. Hoje, ela procurou a emergência em virtude de novo episódio de cefaleia, diferente dos episódios anteriores, dessa vez localizada na região temporal direita, de forte intensidade e contínua há 2 horas, acompanhada de paresia faciobraquiocrural esquerda grau 3. Ao exame apresentava miose e ptose do olho direito. PA 140 x 80 mmHg. O diagnóstico foi realizado após ressonância magnética (RM) de crâneo. Nesse caso, o tratamento do quadro neurológico e a prevenção de AVC isquêmico devem ser feitos com:

A) Sumatriptano e amitriptilina.

B) Enoxaparina e rivaroxabana.

C) Tramadol e apixabana.

D) Di-hidroergotamina e propranolol.

E) Alteplase e AAS.

Questão 2
(ENARE-FGV 2023)

Paciente de 60 anos, sexo masculino, hipertenso e portador de DM tipo 2, apresentou crise tônico-clônica generalizada sem fator desencadeante aparente. O estado pós-ictal durou 10 minutos e não apresentou qualquer déficit focal. No momento está assintomático. O eletroencefalograma, após a crise, foi normal. Passado de AVC sem sequela aparente ao exame físico, porém a RM demonstrou infarto prévio em cápsula interna esquerda. Assinale a opção que indica a melhor conduta.

A) Não iniciar anticonvulsivante, porque foi a primeira crise não provocada.

B) Não iniciar anticonvulsivante, porque o eletroencefalograma está normal.

C) Não iniciar anticonvulsivante, porque não apresenta déficit focal.

D) Iniciar anticonvulsivante, porque possui doença estrutural.

E) Iniciar anticonvulsivante, porque a crise foi tônico-clônica.

Questão 3
(ENARE-FGV 2024)

A equipe de medicina do trabalho solicita sua ajuda para estratificação de um paciente cirrótico aplicando o escore de Child-Pugh. O paciente comparece à consulta e traz o resultado dos seguintes exames laboratoriais recentemente disponibilizados: Masculino, 57 anos, sem ascite; sem encefalopatia hepática; aspartato aminotransferase não disponível, alanina aminotransferase 150 UI/L; albumina sérica 4,1 mg/dL; INR 1,5; bilirrubina total 1,5 mg/dL; sódio sérico 140 mg/dL; creatinina 1,7, alfa-feto-proteína 20 ng/dL. O valor do escore de Child-Pugh nesse caso é:

A) A5.

B) A7.

C) B9.

D) C10.

E) C8.

Questão 4
(ENARE-FGV 2024)

Ao prescrever um tratamento anti-hipertensivo você pontua a possibilidade do surgimento de certos efeitos adversos: tosse seca, edema angioneurótico e erupção cutânea. Você certamente prescreveu um fármaco da seguinte classe:

A) Bloqueadores de canal de cálcio.

B) Inibidores da enzima conversora da angiotensina.

C) Diuréticos de alça.

D) Betabloqueadores.

E) Simpatolíticos de ação central.

Questão 5
(ENARE-FGV 2024)

Relacione os achados clínicos a seguir com as etiologias secundárias de Hipertensão arterial: 1 - Apneia obstrutiva do sono. 2 - Doença do parênquima renal. 3 - Estenose da artéria renal. 4 - Hiperaldosteronismo primário. ( ) Maioria assintomática. Hipopotassemia (não obrigatória e não habitual). Nódulo adrenal incidental. ( ) Ronco, sonolência diurna, cefaleia matinal, síndrome metabólica. ( ) Edema, anorexia, nictu?ria, fadiga, anemia, ureia e creatinina elevadas. ( ) Sopro abdominal, alteração da função renal pelo uso do captopril, rins assimétricos. A relação correta, na ordem apresentada, é:

A) 2 - 1 - 3 - 4.

B) 3 - 1 - 2 - 4.

C) 4 - 1 - 3 - 2.

D) 4 - 1 - 2 - 3.

E) 1 - 2 - 3 - 4.

Questão 6
(ENARE-FGV 2024)

De acordo com as Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes - 2023, em adultos com pré-diabetes, o uso da metformina, associado a medidas de estilo de vida, deve ser considerado na prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2, nas seguintes situações, à exceção de uma. Assinale-a.

A) Idade menor que 60 anos.

B) Mulheres com história de diabetes gestacional.

C) Presença de síndrome metabólica, com hipertensão arterial.

D) Obesos com IMC acima de 35 kg/m2.

E) Glicemia de jejum igual ou superior a 100 mg/dL..

Questão 7
(ENARE-FGV 2024)

Em um contexto de pré-diabetes a principal medida na prevenção do Diabetes Mellitus tipo 2 é a mudança de estilo de vida. Esta inclui adesão a uma dieta saudável visando redução do peso corporal, nos indivíduos com sobrepeso ou obesidade, combinada com atividade física regular. (Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes - 2023). Em relação ao tema, a redução do peso corporal recomendada é da ordem de ao menos:

A) 5%.

B) 7%.

C) 10%.

D) 12%.

E) 15%.

Questão 8
(ENARE-FGV 2023)

Paciente masculino, 66 anos, obeso, tabagista, com diagnóstico de diabetes mellitus, procura atendimento na emergência com quadro de dor torácica ventilatória-dependente no hemitórax esquerdo. O quadro iniciou há 4 dias com febre alta, tosse secretiva e dispneia. Ao exame: paciente lúcido, orientado no tempo e no espaco, afebril, corado, PA = 100 x 60mmHG, FC 89 BPM, FR 19 IRPM, Sat O2 97%, exame cardiovascular normal, ausculta pulmonar com presença de estertores crepitantes em base esquerda. Exames laboratoriais - glicemia: 156mg/dL, creatinina: 1,0, ureia: 45, hematócrito: 45%, leucócitos: 14.300 e plaquetas: 280 mil. Avalie o escore de risco desse paciente e assinale a conduta correta, considerando o diagnóstico mais provável para esse quadro clínico.

A) Pelo fato de ser tabagista, ele deve ser internado para oxigenoterapia.

B) Pelo fato de ser diabético, ele deve ser internado para tratamento com antibiótico venoso.

C) Pelo resultado do escore de risco, ele pode ser tratado no domicílio.

D) Pelo resultado do escore de risco, o paciente deve ser internado numa UTI.

E) O paciente deve fazer uma tomografia de tórax para avaliação do risco.

Questão 9
(ENARE-FGV 2023)

Paciente masculino, 64 anos, internado com diagnóstico de infarto agudo do miocárdio, com boa resposta à trombólise, evoluiu um dia após o início dos sintomas de infarto com dor torácica, ventilatório-dependente, agravada por inspiração profunda e aliviada quando o paciente flete o tórax anteriormente, além de febre baixa. Ao exame paciente com fácies de dor, hemodinamicamente estável, sem esforço respiratório. Presença de atrito cardíaco no exame cardiovascular e sem alterações no exame pulmonar. Assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável para esse quadro clínico.

A) Pneumonia.

B) Miocardite.

C) Pericardite.

D) Endocardite.

E) Dissecção da aorta torácica.

Questão 10
(ENARE-FGV 2023)

A cetoacidose diabética e o estado hiperosmolar hiperglicêmico são duas complicações associadas à hiperglicemia. Em relação a essas duas situações, assinale a afirmativa correta.

A) Cetoacidose é definida pela glicemia maior que 600mg/dL, pH menor que 7,5 e cetonemia positiva.

B) Estado hiperosmolar hiperglicêmico é definido pela glicemia maior que 250mg/dL, osmolaridade maior que 340mosm/kg, pH arterial maior que 7,3.

C) Infecção é o fator precipitante na maioria dos casos de cetoacidose diabética e de estado hiperosmolar hiperglicêmico.

D) Na cetoacidose diabética a deficiência de insulina é relativa e no estado hiperosmolar hiperglicêmico essa deficiência é absoluta.

E) Na cetoacidose diabética a instalação do quadro é insidiosa em dias a semanas e no estado hiperosmolar hiperglicêmico a instalação é abrupta em horas.

Questão 11
(ENARE-FGV 2023)

Paciente do sexo feminino, 65 anos, tabagista 50 maços/ano, procura atendimento medico com queixa de tosse produtiva e dispneia aos moderados esforços. Sem queixa de emagrecimento. A espirometria do paciente tem os seguintes resultados: VEF1/CVF <70% e VEF1 > 80%. De acordo com esses resultados da espirometria, esse paciente é corretamente classificado como DPOC Gold:

A) I.

B) II.

C) III.

D) IV.

E) V.

Questão 12
(ENARE-FGV 2023)

Paciente do sexo masculino, 21 anos de idade, diagnóstico de HIV, é levado para emergência devido a quadro de confusão mental, cefaleia e hemiparesia direita. A tomografia computadorizada de crânio evidenciou múltiplas lesões hipodensas, com reforço anelar de contraste presente; carga viral HIV indetectável CD4 79/mm3; sorologia positiva para toxoplasmose. O tratamento de primeira escolha indicado associado ao uso de ácido folínico é:

A) Azitromicina e clindamicina.

B) Doxiciclina e ciprofloxacina.

C) Metronidazol e claritromicina.

D) Sulfadiazina e pirimetamina.

E) Sulfametoxazol e trimetroprima.

Questão 13
(ENARE-FGV 2023)

Paciente idosa, hipertensa e diabética, encontrava-se em pós-operatório de cirurgia ortopédica com boa evolução clínica. Ao passar a visita médica no quarto dia de internação, o médico a encontra com contenção mecânica de membros superiores e sonolenta, mobilizando os quatro membros e com relato de agitação importante no período noturno, necessitando de administração de antipsicóticos venosos. Sobre o quadro apresentado, é correto afirmar que:

A) A paciente deverá ser submetida com urgência à tomografia computadorizada de crânio, para descartar lesões neurovasculares agudas.

B) O quadro apresentado é caracterizado como Delirium hipoativo e o uso de haloperidol profilático no pós-operatório poderia ter evitado a intercorrência em questão.

C) O quadro de Delirium hiperativo é um preditor prognóstico e pode anunciar uma piora clínica, laboratorial ou desconforto da paciente.

D) Para que esta intercorrência não se repita durante a internação, estaria indicado o uso de benzodiazepínico noturno em dose baixa.

E) Por tratar-se de pós-operatório de cirurgia ortopédica em idosa, tromboembolismo pulmonar deverá ser investigado, mesmo na ausência de sintomas respiratórios.

Questão 14
(ENARE-FGV 2023)

A nefrologista do plantão é chamada para avaliar um paciente cirrótico internado para tratamento de peritonite bacteriana espontânea, cujos exames revelavam: Ureia 80mg/dL, Creatinina 2,6mg/dL, Bicarbonato 21mEq/L e K 5,6mEq/L. O diagnóstico de síndrome hepatorrenal (SHR) é considerado e são prescritas hidratação e albumina venosa. Sobre essa condição clínica, é correto afirmar que:

A) A melhora da creatinina sérica após dois dias da retirada de diuréticos e da expansão volêmica com albumina 1g/kg/dia é um dos seus critérios diagnósticos.

B) A presença de creatinina < 1,5 mg/dL exclui o diagnóstico de SHR.

C) A ocorrência da SHR contraindica a listagem do paciente para transplante hepático.

D) A expansão com albumina venosa é o tratamento recomendado para a SHR, mas não altera o prognóstico da hepatopatia.

E) A SHR decorre da vasodilatação esplâncnica, com ativação do sistema renina-angiotensina-aldosterona e consequente vasoconstricção renal.

Questão 15
(ENARE-FGV 2023)

Na investigação de um quadro de anemia, a análise do sangue periférico revelou a presença de esquizócitos. A causa mais provável da anemia é:

A) Esferocitose.

B) Anemia falciforme.

C) Mileodisplasia.

D) Lúpus eritematoso sistêmico.

E) Púrpura trombocitopênica trombótica.

Questão 16
(ENARE-FGV 2023)

Mulher de 70 anos, hipertensa, diabética e renal crônica em tratamento conservador, com clearance de creatinina de 15ml/min em sua última consulta, é admitida na emergência taquipneica, queixando-se de dor torácica pleurítica de três dias de evolução progressivamente pior. Exames da admissão revelando azotemia grave e ECG supra ST difuso em todas as derivações de parede anterior, além de infra de PR. O tratamento de escolha para o quadro de dor torácica é:

A) Colchicina.

B) Aspirina + Estatina e controle do duplo produto.

C) Pericardiocentese.

D) Hemodiálise.

E) Cineangiocoronariografia de urgência.

Questão 17
(ENARE-FGV 2023)

Paciente de 52 anos, portador de hipertensão, diabetes e cardiopatia hipertensiva, com fração de ejeção de ventrículo esquerdo de 40% no último ecocardiograma, chega na consulta, após dois anos sem seguimento, relatando cansaço aos médios esforços, ortopneia, desconforto abdominal e edema de membros inferiores. Ao exame: PA 150 X 70mmHg, FC 90 bpm, SatO2 96% em ar ambiente. O médico interna o paciente e atinge sua compensação volêmica com diuréticos venosos e reintroduz progressivamente as drogas modificadoras de doença. A prescrição na alta para esse paciente é:

A) Atenolol, losartana, nitrato, aspirina e sinvastatina.

B) Carvedilol, enalapril, dapagliflozina, metformina, espironolactona e furosemida.

C) Digoxina, atenolol, hidroclorotiazida, espironolactona e metformina.

D) Bisoprolol, losartana, hidroclorotiazida, ivabradina e atorvastatina.

E) Atenolol, espironolactona, hidralazina, ivabradina e nitrato.

Questão 18
(ENARE-FGV 2023)

Paciente do sexo feminino, 22 anos, procura atendimento na emergência com quadro de cefaleia, febre, vômitos; ao exame físico apresenta rigidez de nuca. Evoluiu com piora do quadro, precisando ser transferida para unidade de terapia intensiva e submetida a entubação oro-traqueal. Resultado do exame do líquor evidenciou a presença de diplococos Gram-negativos na amostra. O antibiótico recomendado para o tratamento é:

A) Ciprofloxacina.

B) Rifampicina.

C) Cefalexina.

D) Ceftriaxone.

E) Amoxicilina.

Questão 19
(ENARE-FGV 2023)

A principal mudança do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) do Diabete Mellitus Tipo 2 (DM2) - ano 2024 consiste nas recomendações para o uso de inibidor do cotransportador sódio-glicose 2. A dapagliflozina é recomendado em indivíduos com necessidade de segunda intensificação de tratamento, na seguinte condição.

A) Idade ≥ 40 anos e doença cardiovascular estabelecida (como por exemplo - infarto agudo do miocárdio prévio, cirurgia de revascularização do miocárdio prévia, angioplastia prévia das coronárias).

B) Homens ≥ 50 anos com alto risco de desenvolver doença cardiovascular, definido como ao menos um dos seguintes fatores de risco cardiovascular: hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia e tabagismo.

C) Mulheres ≥ 55 anos com alto risco de desenvolver doença cardiovascular, definido como ao menos um dos seguintes fatores de risco cardiovascular: hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia ou etilismo.

D) Idade ≥ 40 anos com alto risco de desenvolver doença cardiovascular, definido como ao menos um dos seguintes fatores de risco cardiovascular: hipertensão arterial sistêmica, dislipidemia ou tabagismo.

Questão 20
(ENARE-FGV 2023)

Paciente masculino, 33 anos, com diagnóstico de HIV em tratamento irregular, procura atendimento com relato de febre e dor ao engolir. Ao exame: apresenta-se lúcido, orientado no tempo e no espaço, emagrecido, febril, anictérico, acianótico, sem esforço respiratório. Orofaringe com candidíase oral. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. O resultado da Endoscopia Digestiva Alta evidenciou candidíase esofágica. Diante esse quadro, o paciente deve iniciar profilaxia de:

A) Citomegalovírus.

B) Herpes simplex.

C) Toxoplasma gondii.

D) Cryptococcus SP.

E) Pneumocystis jirovecci.

Questão 21
(ENARE-FGV 2023)

Paciente trazido para a Emergência com queimadura extensa em tronco e braços, após acidente com fogo enquanto cozinhava. A queimadura é extensa, com bolhas, dolorosa à pressão e uma outra parte com acometimento de tecido subcutâneo. Paciente ansioso e queixando-se de dor de forte intensidade. PA 120 x 80 mmHg, FC 100 bpm, FR 16 irpm, afebril, saturação de O2 98% em ar ambiente. Sobre o manejo inicial desse paciente, assinale a afirmativa correta.

A) A ressuscitação volêmica inicial do paciente com queimaduras moderadas ou graves consiste em uma solução coloide.

B) Os gabapentoides são usados como tratamento de primeira linha para dor aguda moderada a grave.

C) A terapia antimicrobiana sistêmica profilática está indicada em queimaduras moderadas ou graves.

D) As queimaduras superficiais não requerem terapia antimicrobiana tópica mas, em queimaduras superficiais extensas, ela pode ajudar a prevenir a colonização da ferida.

E) As queimaduras profundas exigem excisão e fechamento da queimadura em centro cirúrgico, em até 7 dias após a queimadura.

Questão 22
(ENARE-FGV 2023)

Paciente 40 anos, sexo feminino, previamente hígida, admitida com dor abdominal em fossa ilíaca direita com descompressão dolorosa difusa. Realizou TC de abdome que evidenciou apendicite com pneumoperitôneo e abscesso de 2 cm. Está estável hemodinamicamente. A melhor opção de tratamento para o caso é:

A) Antibioticoterapia IV e apendicectomia imediata.

B) Antibioticoterapia IV e drenagem do abscesso por TC.

C) Antibioticoterapia IV e apendicectomia após 7 dias.

D) Antibioticoterapia IV, drenagem do abscesso por TC e apendicectomia após 7 dias.

E) Antibioticoterapia IV e apendicectomia após 6 semanas.

Questão 23
(ENARE-FGV 2023)

Paciente de 25 anos do sexo masculino apresenta vômitos após libação alcoólica. Procura Emergência com sangramento vermelho vivo em pequena quantidade. A endoscopia revelou lacerações longitudinais no esôfago. O diagnóstico é:

A) Varizes de esôfago.

B) Síndrome de Mallory-Weiss.

C) Lesão de Dieulafoy.

D) Lesão de Cameron.

E) Angiodisplasia.

Questão 24
(ENARE-FGV 2024)

Um servidor, 45 anos, hígido, procura o Posto de Atendimento médico por um quadro de dor lombar à esquerda, isolada, sem sinais/sintomas de alarme, já resolvida. Ele traz o seguinte resultado de uma ultrassonografia dos rins e do sistema coletor realizada neste contexto álgico: "em loja renal direita, presença de lesão anecoica de 1,5 centímetro, de paredes finas, contornos regulares e sem calcificações. Demais estruturas sem alterações". Após avaliação você orienta quanto ao uso eventual de sintomáticos e incremento nos cuidados associados a ergonomia. Diante do achado em exame de imagem, e de acordo com as Diretrizes Diagnósticas e Terapêuticas do Carcinoma de Células Renais/2022, você corretamente conclui tratar-se de:

A) Um cisto simples, sem necessidade de investigação adicional nem de acompanhamento.

B) Um cisto simples, cabe complementação com tomografia computadorizada da pelve e referência para serviço especializado

C) Um cisto complexo, pela dimensão superior a 1,0 centímetro - cabe avaliação com urologista.

D) Um cisto complexo, pela ausência de calcificação; cabe complementação com uro-ressonância magnética.

E) Um nódulo indeterminado - A ecografia abdominal apresenta baixa acurácia na diferenciação entre lesões sólidas e císticas.

Questão 25
(ENARE-FGV 2024)

Uma servidora de 50 anos, assintomática, apresenta ao longo dos últimos meses alterações laboratoriais em um padrão de colestase. Em relação à avaliação por métodos de imagem avalie as assertivas a seguir: I - A avaliação não-invasiva por imagem do fígado e da árvore biliar é mandatória em todos os pacientes com evidência bioquímica de colestase. II - Usualmente a ultrassonografia do abdome é o primeiro exame de imagem a ser realizado a fim de excluir obstrução biliar extra-hepática. III - A ausência de dilatação do ducto biliar indica que a causa da colestase deve ser intra-hepática, enquanto a dilatação dos ductos sugere a avaliação de causas extra-hepáticas. Está correto o que se afirma em:

A) I e II, apenas.

B) I e III, apenas.

C) II e III, apenas.

D) III, apenas.

E) I, II e III.

Questão 26
(ENARE-FGV 2024)

Servidora, 55 anos, em investigação por uma síndrome de colestase há um ano. Ela procura novamente o posto de atendimento médico da Câmara Municipal de São Paulo, por um quadro de prurido cutâneo, sem evidência de lesões dermatológicas elementares. Você prescreve uma medicação sintomática, propõe cuidados locais e observa o seguinte perfil laboratorial recentemente solicitado por outro colega. Laboratório: aspartato aminotransferase (AST): 90 UI/L; alanina aminotransferase (ALT) :80 UI/L; bilirrubina total: 0,7 mg/dL; fosfatase alcalina: 520 UI/l; gama glutamil-transferase: 243 UI/l; albumina 4,5 mg/dL; globulina 1,5 mg/dL; HbsAg negativo, anti- Hbc negativo; anti-HBS positivo; anti-HCV negativo; anticorpo anti-nuclear (FAN): negativo; anti músculo-liso: negativo; anti- LKM tipo 1: negativo; anticorpo anti-mitocôndria: 1/400. Em relação ao caso clínico, assinale a opção correta.

A) O diagnóstico é compatível com hepatite autoimune.

B) O diagnóstico é compatível com colangite biliar primária.

C) O diagnóstico é compatível com colangite esclerosante primária.

D) O diagnóstico é compatível com hepatite viral B.

E) O tratamento consiste na prescrição de imunossupressores.

Questão 27
(ENARE-FGV 2024)

Uma mulher de 43 anos com sintomas dispépticos recorrentes foi recentemente diagnosticada com o Helicobacter pylori (HP). Seguindo as recomendações do IV Consenso Brasileiro sobre a infecção por HP/2018, em relação ao tratamento para o HP, assinale a afirmativa correta.

A) A terapia tríplice, composta pela associação de Inibidor da Bomba de Prótons (IBP), amoxicilina e claritromicina por 7 dias, é a opção recomendada para tratamento de primeira linha.

B) A terapia tríplice, composta pela associação de IBP, amoxicilina e claritromicina por 10 dias, é a opção recomendada para tratamento de primeira linha.

C) A terapia tríplice, composta pela associação de IBP, amoxicilina e claritromicina por 14 dias, é a opção recomendada para tratamento de primeira linha.

D) A terapia dupla, composta pela associação de IBP e claritromicina por 10 dias, é a opção recomendada para tratamento de primeira linha.

E) A terapia dupla, composta pela associação de IBP e amoxicilina por 14 dias, é a opção recomendada para tratamento de primeira linha.

Questão 28
(ENARE-FGV 2024)

Na dispepsia funcional, o diagnóstico apoia-se, na ausência de doença orgânica, na presença de um ou mais dos seguintes achados:

A) Náuseas e vômitos, plenitude pós-prandial, saciedade precoce.

B) Dor epigástrica, estufamento epigástrico, eructação excessiva.

C) Dor epigástrica, pirose, regurgitação pós prandial.

D) Plenitude pós-prandial, saciedade precoce, dor epigástrica queimação epigástrica.

E) Plenitude pós-prandial, saciedade precoce, hemorragia digestiva alta.

Questão 29
(ENARE-FGV 2023)

Paciente do sexo masculino, 72 anos, com diagnósticos de hipertensão arterial sistêmica, diabetes mellitus tipo 2, cirrose hepática de origem biliar. É levado para emergência com quadro de hematêmese. Ao exame - confuso, hipocorado, afebril, ictérico, acianótico. PA - 90X60mmHg; FC = 130BPM; Diurese 10mL/hora. De acordo com o quadro descrito a perda volêmica desse paciente provavelmente é:

A) Menor que 500mL.

B) Entre 500 e 750mL.

C) Entre 750 e 1000mL.

D) Entre 1000 e 1500mL.

E) Entre 1500 e 2000mL.

Questão 30
(ENARE-FGV 2023)

Paciente do sexo feminino, 55 anos, obesa, tabagista, procura atendimento na emergência com quadro de dor abdominal em andar superior de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos. Nega uso de bebida alcoólica. Ao exame - lucida, orientada no tempo e no espaço, com fácies de dor, afebril. Ausculta cardíaca e pulmonar sem alterações. Abdômen globoso, sem vísceromegalias, doloroso a palpação profunda em andar superior, sinal de Murphy negativo. Exames laboratoriais - hemácias 4,000milhões/mm3; hemoglobina 10,5g/dL; hematócrito 34%; leucócitos 18 mil 6% de bastões; plaquetas 470 mil; glicemia 150mg/dL; amilase 516U/L; lipase 1233U/L; triglicerídeos 550mg/dL; glicemia 188mg/dL. Assinale a opção que apresenta o diagnóstico correto para o quadro relato.

A) Colecistite aguda.

B) Pancreatite aguda.

C) Pancreatite crônica.

D) Apendicite.

E) Isquemia mesentérica.

Questão 31
(ENARE-FGV 2023)

Paciente do sexo masculino, 43 anos, procura a emergência com quadro de dor lombar à direita, de forte intensidade, associada a náuseas e vômitos; história prévia de eliminação de cálculo urinário; não tem febre; ao exame - fácies de dor; agitado eupneico; afebril; PA 140X90mmHg; FC 85bpm; FR 17 IRPM; Sinal de Giordano positivo; EAS com hematúria; hemograma e bioquímica sem alterações significativas. Assinale a opção que indica com o exame padrão ouro para fazer o diagnóstico do quadro apresentado.

A) Tomografia helicoidal de vias urinárias sem contraste.

B) Ultrassonografia de vias urinárias.

C) Urografia excretora.

D) Radiografia simples de abdômen.

E) Ressonância magnética de vias urinárias.

Questão 32
(ENARE-FGV 2023)

Paciente de 32 anos de idade, sexo masculino, sofreu acidente de motocicleta. Na emergência apresenta-se gemente, não responsivo às solicitações verbais, hipocorado 3+/4+, PA 82 x 37mmHg, FC 135bpm, FR 26irpm, SatO2 78%. Na inspeção, observa-se colapso jugular bilateral, além de grande equimose com crepitação à compressão, sem enfisema subcutâneo, em parede torácica esquerda. À ausculta cardíaca, com hipofonese, e à respiratória, com abolimento do murmúrio à esquerda, além de macicez à percussão torácica. Discreta resposta a estímulos álgicos. Pupilas isocóricas e fotorreagentes. Diante desse quadro, assinale a opção que indica a melhor medida inicial a ser tomada.

A) Toracotomia imediata, antero lateral esquerda no 6º EIC.

B) Proceder com protocolo E-FAST, se inconclusivo, tomografar.

C) Drenagem torácica com dreno tubular no 5º EIC, linha axilar média.

D) Intubação orotraqueal, com proteção da coluna, associada à manobra de Sellick.

E) Toracocentese de alívio com Gelco® 16 no 2º EIC na linha hemi clavicular anterior.

Questão 33
(ENARE-FGV 2023)

Paciente do sexo masculino, 58 anos, internado há 10 dias no centro de tratamento intensivo devido à Pancreatite aguda de etiologia biliar. Vinha apresentando curva de melhora, mas há 48 horas cursando com febre e piora do estado geral. PA: 115 x 67mmHg; FC: 121bpm; FR: 23irpm; SatO2: 93% em ar ambiente. Extremidades mal perfundidas. Abdome globoso, distendido, difusamente doloroso à palpação, sem sinais de irritação peritoneal, peristalse débil. Laboratório: leucócitos 21.300; e Bastões 9%. Foi submetido a nova TC de abdome e pelve que evidencia coleções líquidas peri pancreática com focos gasosos e atenuação heterogênea da massa em topografia pancreática. Nesse caso, assinale a opção que indica a melhor conduta.

A) Antibioticoterapia com carbapenêmicos ou ciprofloxacin com metronidazol e drenagem da coleção por punção percutânea.

B) Iniciar antibioticoterapia com carbapenêmicos e manter dieta enteral por sonda naso jejunal.

C) Punção guiada por TC e, se confirmar infecção, iniciar antibioticoterapia a base de carbapenêmico.

D) Antibioticoterapia com carbapenêmicos e drenagem da coleção por videolaparoscopia.

E) Antibioticoterapia com carbapenêmicos e drenagem da coleção por endoscopia digestiva alta com colocação de stent metálico transmural.

Questão 34
(ENARE-FGV 2023)

Paciente do sexo feminino, 62 anos, obesa, procura atendimento na emergência com quadro de dor abdominal há 4 dias, em quadrante superior direito, associada a náuseas, vômitos e febre. Tem história prévia de dores parecidas, principalmente após refeições gordurosas, mas que resolvia espontaneamente após algumas horas. Exame físico: corada, anictérica, afebril, apresenta dor severa em quadrante superior direito. PA 130X80 mmHg, FC 90 BPM, Tax 37,8 ºC; Hemograma com 22.000/mm3 leucócitos. Assinale a opção que indica o diagnóstico mais provável para o caso descrito.

A) Colelitiase biliar.

B) Pancreatite crônica.

C) Colangite aguda.

D) Colecistite aguda.

E) Cálculo ureteral.

Questão 35
(ENARE-FGV 2023)

Paciente do sexo feminino, 58 anos, com quadro de dor abdominal em andar inferior há 3 dias, maior à esquerda, febre e queda do estado geral. PA: 115x67mmHg; FC: 112bpm; FR: 23irpm; e SatO2: 96% em ar ambiente. Extremidades mal perfundidas. Abdome globoso, pouco depressível, difusamente doloroso à palpação, mais intensamente em fossa ilíaca esquerda, com sinais de irritação peritoneal nesta topografia. Laboratório: Leucócitos: 17.500; Bastões: 7%. Tomografia de abdome e pelve evidência doença diverticular colônica difusa, mais intensa em sigmoide, focos de pneumoperitôneo e moderada quantidade de líquido livre nos quatro quadrantes da cavidade peritoneal. Para esse caso, assinale a opção que indica a melhor conduta.

A) Antibioticoterapia, dieta oral zero e Mesacol.

B) Antibioticoterapiae e sigmoidectomia com anastomose primária.

C) Antibioticoterapia e colocação guiada por imagem de dreno tipo pigtail na pelve.

D) Antibioticoterapia e sigmoidectomia com anastomose primária com estoma derivativo.

E) Antibioticoterapia e sigmoidectomia com colostomia terminal com o descendente e fechamento do coto retal.

Questão 36
(ENARE-FGV 2023)

Paciente de 35 anos, na 28ª semana de gestação, vem há dois dias apresentando dor abdominal em cólica, mais evidente em hipocôndrio direito e epigástrio, associada a náuseas e vômitos, principalmente após a ingesta de alimentos gordurosos. Procurou seu médico obstetra que a encaminhou para a maternidade. Diante desse quadro, assinale a afirmativa correta.

A) O primeiro exame de imagem a ser feito é a ressonância magnética.

B) Adotar tratamento conservador com antibióticos, hidratação, antieméticos e analgésicos.

C) A conduta a ser seguida, caso confirmada colecistite aguda, é a de cirurgia imediata pelos riscos de morte fetal.

D) A presença do útero acima da cicatriz umbilical é contraindicação formal para cirurgia videolaparoscópica.

E) Optando pela cirurgia, não fazer colangiografia per operatória devido à alta dose de radiação ionizante associada à leucemia.

Questão 37
(ENARE-FGV 2023)

Paciente 50 anos queixa-se de constipação crônica e de dor abdominal no quadrante inferior esquerdo do abdome. Ao exame: paciente estável, hidratada, apenas com dor à palpação sem descompressão dolorosa. O hemograma possui leucocitose de 14 mil com 6 bastões e a TC de abdome confirmou o diagnóstico de diverticulite de sigmoide, complicada com abscesso de 1 cm. Nesse momento inicial, a melhor conduta é:

A) Drenagem do abscesso por TC + Ceftriaxone e metronidazol.

B) Drenagem cirúrgica do abscesso + Ceftriaxone.

C) Ceftriaxone e metronidazol.

D) Drenagem do abscesso por TC + Ceftriaxone.

E) Drenagem cirúrgica do abscesso + Metronidazol.

Questão 38
(ENARE-FGV 2023)

Paciente jovem, vítima de agressão por vidro, apresenta ferida corto contusa na zona II da região cervical esquerda. É levada por populares para o Pronto Socorro onde dá entrada com quadro de choque hipovolêmico, não responsiva à estímulos verbais e álgicos. Observa-se sangramento ativo pela ferida cervical e hematoma pulsátil em expansão. Diante desse quadro, assinale a opção que indica a melhor conduta.

A) Compressão digital da ferida e entubação oro-traqueal.

B) Tamponamento da ferida com balão e encaminhamento para o centro cirúrgico.

C) Compressão digital da ferida, acesso venoso calibroso e reposição com sangue total.

D) Acesso venoso, tomografia computadorizada com contraste venoso e encaminhar para o centro cirúrgico.

E) Exploração da ferida na sala de emergência para hemostasia, após acesso venoso e reposição salina.

Questão 39
(ENARE-FGV 2023)

Paciente com dor torácica, lipotimia e dispneico admitido na Emergência após trauma por acidente automobilístico. Exame físico: PA 80 x 44 mmHg, sendo que a PA sistólica diminuía >10 mmHg na inspiração, FC 108 bpm, ausculta cardíaca com bulhas hipofonéticas e ausculta pulmonar normal. Presença de TJP 90º. ECG: taquicardia e baixa voltagem. Assinale a opção que indica o tratamento definitivo de escolha.

A) Reposição de volume e pericardiocentese.

B) Dobutamina e pericardiocentese.

C) Reposição de volume e dobutamina.

D) Dobutamina e drenagem pericárdica cirúrgica.

E) Reposição de volume e drenagem pericárdica cirúrgica.

Questão 40
(ENARE-FGV 2023)

O câncer de pulmão é um sério problema de saúde pública, elerepresenta uma das principais causas de morte por câncer. Em relação a esses acidentes analise os itens a seguir. I - O carcinoma epidermoide e o tumor de pequenas células costumam ser identificados como massas periféricas. II - A maior parte dos cânceres de pulmão pode ser detectada na fase assintomática. III - As síndromes paraneoplásicas podem ser quadros de apresentação de um câncer de pulmão primário ou de recidiva. Está correto o que se afirma em:

A) I, II e III.

B) I, apenas.

C) III, apenas.

D) I e III, apenas.

E) II e III, apenas.

Questão 41
(ENARE-FGV 2023)

Sobre a síndrome nefrótica que acomete crianças, assinale a afirmativa correta.

A) A glomérulo esclerose segmentar e focal é a forma mais frequente.

B) A eletroforese de proteínas apresenta redução do nível sérico de albumina com aumento da alfa-2-globulina.

C) A maioria das crianças com síndrome nefrótica tem indicação de biopsia renal.

D) A infusão de albumina é contraindicada devido a proteinúria.

Questão 42
(ENARE-FGV 2023)

Uma criança de 3 anos apresenta episódios de movimentos involuntários, olhar vago e ausência de resposta durante alguns segundos. Os episódios ocorrem várias vezes ao dia. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é:

A) Epilepsia do lobo temporal.

B) Convulsões de ausência.

C) Espasmos infantis (Síndrome de West).

D) Epilepsia mioclônica juvenil.

E) Convulsões febris complexas.

Questão 43
(ENARE-FGV 2023)

Assinale a opção que indica o movimento mais comumente associado à ocorrência de pronação dolorosa em crianças.

A) Extensão do punho.

B) Extensão do cotovelo.

C) Rotação do ombro.

D) Flexão do joelho.

E) Flexão do quadril.

Questão 44
(ENARE-FGV 2023)

Criança de 1 ano é trazida por sua mãe à Emergência, com início súbito de dor abdominal intermitente, de forte intensidade, em cólica iniciada há 1 hora, acompanhada de choro inconsolável e flexão das pernas em direção ao abdômen. Os episódios geralmente ocorrem a intervalos de 15 a 20 minutos. E são acompanhados de vômitos não biliosos. Ao exame do abdome, pode-se palpar uma massa em forma de salsicha no lado direito do abdômen. Assinale a opção que apresenta o exame de escolha do abdome para o diagnóstico.

A) Ultrassonografia.

B) Tomografia computadorizada.

C) Ressonância magnética.

D) Colonoscopia.

E) Clister opaco.

Questão 45
(ENARE-FGV 2023)

A manifestação clínica do termo “acontecimento com aparente ameaça à vida” (ALTE - Apparent Life Threatening Events), adotado no Brasil desde 1986, é:

A) Uma condição caracterizada por episódios recorrentes de febre alta em crianças menores de 2 anos de idade.

B) Uma emergência médica que envolve o fechamento completo das vias aéreas em lactentes, levando a uma parada respiratória temporária.

C) Um termo usado para definir lesões cutâneas disseminadas de etiologia viral que causam preocupação aos pais.

D) Uma síndrome caracterizada por tremores e convulsões em lactentes e crianças pequenas, geralmente desencadeada por infecções virais.

E) Um evento assustador para os pais, caracterizado por episódios súbitos de coloração azulada da pele e dificuldade respiratória em crianças.

Questão 46
(ENARE-FGV 2023)

Um lactente de 8 meses não demonstra interesse em interagir com os pais, não emite balbucios e parece evitar o contato visual. Nesse caso, a suspeita diagnóstica mais provável é:

A) Atraso Global do Desenvolvimento.

B) Autismo.

C) Síndrome de Down.

D) Paralisia Cerebral.

E) Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH).

Questão 47
(ENARE-FGV 2023)

Sobre o Estatuto da criança, Lei nº 8069, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a afirmativa correta e (F) para a falsa. I - Os casos de suspeita ou confirmação de maus tratos contra criança e adolescentes serão, obrigatoriamente, comunicados ao conselho tutelar. II - Não é obrigatório a vacinação das crianças nos casos recomendados pelas autoridades sanitárias, caso os pais não desejarem. III - Os profissionais devem informar as gestantes sobre a importância do teste do pezinho e sobre as diferenças existentes nas modalidades oferecidas pelo SUS e na rede privada. As afirmativas são, respectivamente:

A) F, V e F.

B) F, V e V.

C) V, F e V.

D) V, V e F.

Questão 48
(ENARE-FGV 2023)

Uma menina de nove anos, previamente saudável, apresenta quadro de artrite assimétrica de médias e pequenas articulações, estas típicas de dactilite; unha em dedal; uveíte; e lesões de pele papulosas eritematosas coalescentes formando placas de bordas nitidamente demarcadas e irregulares, com áreas brancacentas que, ao serem retiradas, resultam em pequenos pontos de sangramento. Na investigação laboratorial, os seguintes exames alterados: anticorpo antinuclear positivo; velocidade de hemossedimentação e proteína C reativa discretamente aumentadas; anemia discreta. As opções terapêuticas para este subtipo de artrite idiopática juvenil (AIJ) são: droga anti-inflamatória não hormonal; corticoide intra-articular; metotrexato e agente anti-TNF. Nesse caso, o diagnóstico mais provável é AIJ do subtipo:

A) Psoriática.

B) Oligoartrite.

C) Sistêmica.

D) Relacionada a entesite.

E) Poliartrite fator reumatoide negativo.

Questão 49
(ENARE-FGV 2024)

A adoção de medidas que favoreçam o aleitamento materno (AM) impacta a promoção da saúde materno-infantil. A incorporação das dez ações da Iniciativa do Hospital Amigo da Criança, recomendadas pela Organização Mundial da Saúde, deve ser objetivo de implementação nas maternidades e hospitais que prestam assistência ao parto e ao nascimento. Avalie se as 10 ações incluem: I - Informar todas as gestantes sobre as vantagens e o manejo do AM. II - Encorajar o AM de forma regular a cada 3h. III - Dar bicos artificiais a crianças amamentadas no peito cujas mães apresentam fissuras para mais rápida recuperação das mesmas. IV - Encorajar a formação de grupos de apoio à amamentação, para onde as mães devem ser encaminhadas logo após a alta do hospital ou ambulatório. Estão corretas apenas:

A) I e IV.

B) I, II e IV.

C) II e III.

D) II e IV.

E) I, III e IV.

Questão 50
(ENARE-FGV 2023)

Segundo a última versão da Caderneta da Criança do Ministério da Saúde, a um lactente hígido de quatro meses, em aleitamento materno exclusivo, que mora em lugar de clima quente, deve-se oferecer:

A) Soro oral entre as mamadas ao peito.

B) Sucos entre as mamadas ao peito.

C) Água entre as mamadas ao peito.

D) Chás entre as mamadas ao peito.

E) O peito mais vezes.

Questão 51
(ENARE-FGV 2023)

Menino de 10 anos, é levado ao pediatra pelos pais devido a febre e dor nas articulações. A mãe relata que ele teve um episódio recente de faringite não tratada. O médico suspeita de febre reumática e decide realizar uma avaliação clínica e exames adicionais. De acordo com as diretrizes da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), assinale a opção que indica os principais critérios clínicos que o médico deve verificar para suspeitar de febre reumática no paciente.

A) Hipertensão arterial e dor de cabeça.

B) Febre persistente e dor abdominal.

C) Dor nas articulações migratória e cardite.

D) Náuseas e vômitos.

E) Tosse crônica e perda de peso.

Questão 52
(ENARE-FGV 2023)

Assinale a opção que indica a(s) vacina(s) preconizada(s) pelo Ministério da Saúde para o recém-nascido a termo.

A) BCG.

B) Difteria e Tétano.

C) BCG e Rotavírus humano G1P.

D) Poliomielite 1, 2 e 3 (VIP - inativada).

E) Hepatite B e BCG.

Questão 53
(ENARE-FGV 2023)

No caso de mordedura por cão, o soro antirrábico pós-exposição é indicado:

A) Sempre, independentemente da gravidade da mordida.

B) Apenas em mordidas de animais domésticos.

C) Somente em casos de mordidas de animais selvagens.

D) Quando a mordida é grave, envolvendo a cabeça ou o pescoço.

E) Exclusivamente em casos de transmissão comprovada de raiva pelo animal.

Questão 54
(ENARE-FGV 2023)

Segundo o Guia Alimentar para crianças brasileiras menores de dois anos, do Ministério da Saúde, 2019, um dos 12 passos para uma alimentação saudável é:

A) Oferecer alimentos in natura ou minimamente processados, além do leite materno, a partir dos seis meses.

B) Amamentar até dois anos ou mais, oferecendo somente o leite materno até quatro meses.

C) Oferecer, excepcionalmente, alimentos ultra processados para a criança.

D) Oferecer água e sucos à criança, em vez de refrigerantes e outras bebidas açucaradas.

E) Cozinhar comidas diferentes para a criança e para a família.

Questão 55
(ENARE-FGV 2023)

Quanto à introdução alimentar, a Sociedade Brasileira de Pediatria preconiza:

A) Iniciar a partir dos 6 meses, oferecer água desde o início da introdução e introduzir alimentos alergênicos após os 6 meses, sem restrições.

B) Iniciar a partir dos 8 meses, oferecer água a partir do consumo de alimentos sólidos e adiar a introdução de alimentos alergênicos até o segundo ano de vida.

C) A SBP não fornece orientações específicas sobre a faixa etária ideal, iniciar a oferta de água após os 6 meses, caso necessário.

D) Iniciar a partir dos 12 meses, só oferecer água a partir desta idade e oferecer alimentos alergênicos apenas se não houver histórico familiar de alergias.

E) A SBP não fornece orientações específicas sobre a faixa etária ideal nem sobre a oferta de água, evitando completamente alimentos alergênicos até a criança completar 3 anos.

Questão 56
(ENARE-FGV 2024)

O questionário GINA é um instrumento que avalia o controle da asma nas últimas 4 semanas. (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas da Asma/2021). Um indivíduo apresenta sintomas diurnos < 2 vezes por semana, ausência de despertares noturnos por asma, uso de medicamento de resgate menos de duas vezes por semana e ausência de limitação das atividades por asma.

A) Controlada.

B) Parcialmente controlada.

C) Não controlada.

D) Alérgica grave.

E) Eosinofílica grave.

Questão 57
(ENARE-FGV 2023)

Paciente de 3 anos chega à emergência com cefaleia, dor torácica, fadiga. Ao exame, nota-se sopro cardíaco e diminuição da amplitude dos pulsos arteriais nos membros inferiores, com presença de pulsos amplos e hipertensão arterial nos membros superiores. Assinale a opção que apresenta a provável causa desses sintomas.

A) Coarctação da aorta.

B) CIV.

C) CIA.

D) Estenose valvar pulmonar.

Questão 58
(ENARE-FGV 2023)

A última versão da Caderneta da Criança do Ministério da Saúde apresenta marcos do desenvolvimento infantil por faixas etárias. A faixa etária em que o lactente já é capaz de brincar de "esconde-achou", transferir objetos de uma mão para outra, duplicar sílabas e sentar-se sem apoio, é apresentada graficamente neste documento como sendo a de:

A) Quatro a seis meses.

B) Cinco a oito meses.

C) Seis a nove meses.

D) Sete a dez meses.

E) Nove a doze meses.

Questão 59
(ENARE-FGV 2023)

A desnutrição grave principalmente em crianças menores de 5 anos ainda é um problema de saúde pública. Sobre essa patologia, analise as afirmativas a seguir e assinale (V) para a verdadeira e (F) para a falsa. ( ) A hipoglicemia é uma importante causa de óbito, o quadro clínico é inespecífico com hipotermia, letargia, sonolência, crise convulsiva e coma. ( ) A reposição de ferro deve ser iniciada logo no início do tratamento devido a anemia grave do desnutrido grave. ( ) Na fase de estabilização alimentar, devemos fornecer mais de 100 Kcal/kg/dia, com baixa osmolaridade. As afirmativas são, respectivamente:

A) F, V e F.

B) F, V e V.

C) V, F e F.

D) V, V e F.

Questão 60
(ENARE-FGV 2023)

Criança de 4 anos com dor abdominal, náuseas com vômitos e diarreia com sangue há 1 semana, é trazida pelos pais para atendimento de urgência. Esta é a terceira vez que trazem o filho ao pronto-socorro, tendo sido medicado com hidratação venosa e sintomáticos. Referem que parou de urinar desde a noite anterior. Ao exame, a criança está lúcida e orientada, desidratada +/4+, hipocorada 3+/4+, ictérica 2+/4+, acianótica. PA 140 x 80 mmHg, FC 130 bpm, eupneica e afebril. Restante do exame, digno de nota apenas petéquias em membros inferiores. Exames laboratoriais com Hb 7g/dL, HTo 22%, leucometria 12.000 células/mm3 e plaquetas 70.000 células/mm3. Teste de Coombs direto negativo e esfregaço periférico com esquizócitos. Ureia 120 mg/dL, creatinina 4.0 mg/dL. O diagnóstico microbiológico foi realizado pelo swab retal. O tratamento deve ser feito com:

A) Expansão volêmica intravenosa vigorosa e opiáceo.

B) Ciprofloxacina e metronidazol e expansão volêmica intravenosa vigorosa.

C) Expansão volêmica intravenosa vigorosa.

D) Expansão volêmica intravenosa vigorosa e anti-inflamatórios.

E) Ciprofloxacina e expansão volêmica intravenosa vigorosa.

Questão 61
(ENARE-FGV 2024)

Um servidor de 21 anos procura o posto de atendimento médico. Há dois dias ele tem percebido um corrimento uretral mucopurulento, associado a estrangúria. Ele refere nova parceira sexual e uso inadequado de preservativo. Você corretamente suspeita de um quadro de uretrite infecciosa. Considerando os dois agentes etiológicos mais frequentes, em pacientes imunocompetentes, não alérgicos a penicilina, a opção de tratamento empírico preconizada é:

A) Azitromicina 500mg, 2 comprimidos, VO, 1 x/semana, por pelo menos três semanas.

B) Ceftriaxona 500mg, IM, dose única associado a Azitromicina 500mg, 2 comprimidos, VO, dose única.

C) Ceftriaxona 500mg, IM, dose única.

D) Aciclovir 200mg, 2 comprimidos, VO, 3x/dia, por 7-10 dias OU Aciclovir 200mg, 1 comprimido, VO, 5x/dia (7h, 11h, 15h, 19h, 23h, 7h...), por 7-10 dias.

E) Metronidazol 250mg, 2 comprimidos VO, 2x/dia, por 7 dias associado a Azitromicina 500mg, 2 comprimidos, VO, dose única.

Questão 62
(ENARE-FGV 2024)

A vulvovaginite e a vaginose representam as causas mais comuns de corrimento vaginal patológico. Com relação ao (s) agente(s) etiológico(s) mais frequentemente implicado(s), observe os itens a seguir. (Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas/Infecções Sexualmente Transmissíveis/2022.) Avalie se os agentes etiológicos mais frequentemente implicados incluem: I - Candida albicans. II - Gardnerella vaginalis. III - Trichomonas vaginalis. Está correto o que se afirme em:

A) I, apenas.

B) III, apenas.

C) I e II, apenas.

D) II e III, apenas.

E) I, II e III.

Questão 63
(ENARE-FGV 2024)

A incontinência urinária de esforço (IUE) é definida como uma perda urinária secundária a algum esforço físico como tossir ou pular. Apresenta grande impacto na qualidade de vida e uma prevalência variável atingindo até 50% dependendo da população estudada. Para sua avaliação inicial, fazem-se necessários:

A) Anamnese e exame físico detalhados, exame de urina, urinocultura e estudo urodinâmico.

B) Anamnese e exame físico detalhados e estudo urodinâmico.

C) Anamnese e exame físico detalhados, exame de urina, urinocultura, ultrassom de vias urinárias e estudo urodinâmico.

D) Anamnese e exame físico detalhados, exame de urina e urinocultura.

E) Anamnese e exame físico detalhados, exame de urina, urinocultura e ultrassom de vias urinárias.

Questão 64
(ENARE-FGV 2024)

N.S.D., 52 anos, comparece à consulta ginecológica com queixa de fogachos que atrapalham sua qualidade de vida com muitos despertares noturnos. Última menstruação aos 50 anos. Nega comorbidades, tabagismo ou uso de medicações. Considerando a recomendação atual sobre Terapia Hormonal, em relação à orientação adequada para esta paciente, assinale a afirmativa correta.

A) A terapia hormonal combinada está indicada neste caso e para mulheres até 60 anos ou 10 anos de menopausa.

B) A terapia hormonal está sempre indicada, independente dos sintomas, para mulheres saudáveis desde que prescrita a combinação de estrógenos com progestágenos para proteção endometrial.

C) A terapia hormonal combinada está indicada neste caso e para mulheres até 55 anos ou 5 anos de menopausa.

D) A terapia hormonal com estrogênio isolado está indicada neste caso e para mulheres até 60 anos ou 10 anos de menopausa.

E) A terapia hormonal vaginal está indicada neste caso e para mulheres até 60 anos ou 10 anos de menopausa.

Questão 65
(ENARE-FGV 2024)

N.S.O, 51 anos, menopausa há 3 anos, tabagista, G1 PN1 A0, com colpocitologias prévias negativas e apresentando resultado colpocitológico atual com o seguinte laudo: "Células escamosas atípicas de significado indeterminado, quando não se pode excluir lesão intraepitelial de alto grau". A conduta mais adequada para este caso, segundo as recomendações das Diretrizes Brasileiras para Rastreamento do Câncer de Colo Uterino de 2016, é:

A) Encaminhar para colposcopia.

B) Encaminhar para colposcopia e histeroscopia para avaliação endometrial.

C) Orientar repetir citologia em 6 meses com preparo estrogênico.

D) Orientar repetir citologia em 12 meses com preparo estrogênico.

E) Encaminhar para excisão da zona de transformação/conização do colo uterino.

Questão 66
(ENARE-FGV 2024)

Meninas com amenorreia primária devem ser sempre investigadas quanto à possibilidade de malformações genitais. Em relação à Síndrome de Mayer-Rokitansky-Kuster-Hauser (MRKH), avalie se as afirmativas a seguir são falsas (F) ou verdadeiras (V). ( ) É oriunda de uma agenesia mülleriana. ( ) Há ausência do corpo uterino. Colo, vagina e genitália externa normais. ( ) Há ausência do útero e parte superior da vagina. Genitália externa normal. ( ) É oriunda de uma insensibilidade androgênica completa. Genitália externa feminina normal. As afirmativas são, respectivamente:

A) V - V - F - F.

B) F - V - F - V.

C) V - F - F - F.

D) V - F - V - F.

E) F - F - V - V.

Questão 67
(ENARE-FGV 2023)

Uma mulher de 44 anos procurou atendimento devido a mastalgia à direita, sem relação com o ciclo menstrual. Teve duas gestações há 10 e 7 anos tendo amamentado os filhos por seis meses cada. No momento não faz uso de medicações regularmente e colocou um DIU de cobre há cinco anos. Fez mamografia e ultrassonografia das mamas há três meses que foram normais. Ao exame clínico foram observadas mamas volumosas, simétricas e na palpação notou-se um cordão endurecido superficial na união dos quadrantes internos da mama direita. Diante desses achados, o diagnóstico mais provável e o tratamento mais adequado são:

A) Tumor filoide / Exérese cirúrgica com margens livres.

B) Carcinoma inflamatório / Mastectomia.

C) Mastite / Antibióticos e anti-inflamatórios.

D) Tromboflebite / Anticoagulante e antibióticos.

E) Síndrome de mondor / Calor local e uso de anti-inflamatórios.

Questão 68
(ENARE-FGV 2024)

O cartaz foi elaborado como parte das estratégias de conscientização sobre o câncer de mama, as informações são baseadas nas recomendações do Instituto Nacional do Câncer - INCA/Ministério da Saúde. Em relação ao cartaz, marque a assertiva correta.

A) Ele contém um erro, pois a faixa etária é de 50 a 75 anos.

B) Ele contém um erro, pois a faixa etária é de 40 a 69 anos.

C) Ele contém um erro , pois a periodicidade de realização do exame é anual.

D) Ele contém um erro, pois a periodicidade de realização do exame é a cada três anos.

E) O cartaz está correto - Não há informação errada.

Questão 69
(ENARE-FGV 2024)

A síndrome dos ovários policísticos (SOP) é a endocrinopatia mais comum de mulheres no período reprodutivo. Ela pode ser manifestar de formas variadas dependendo do fenótipo da paciente. Infertilidade e doenças cardiometabólicas são complicações que podem ocorrer na mulher madura. De acordo com os critérios de Roterdã, a SOP pode ser diagnosticada com base nos seguintes achados:

A) Presença de pelo menos dois de três critérios - Hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial, polimenorreia e/ou USG com presença de 20 ou mais folículos com diâmetro médio de 2 a 9 mm e/ou volume ovariano total maior que ou igual a 10 cm³ em um ou ambos os ovários.

B) Presença de pelo menos dois de quatro critérios - Hiperandrogenismo clínico, hiperandrogenismo laboratorial, oligoamenorreia e/ou USG com presença de 20 ou mais folículos com diâmetro médio de 2 a 9 mm e/ou volume ovariano total maior que ou igual a 10 cm³ em um ou ambos os ovários.

C) Presença de pelo menos dois de três critérios - Hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial, oligoamenorreia e/ou USG com presença de 20 ou mais folículos com diâmetro médio de 2 a 9 mm e/ou volume ovariano total maior que ou igual a 10 cm³ em um ou ambos os ovários.

D) Presença de pelo menos dois de três critérios - Hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial, oligoamenorreia e/ou USG com presença de 10 ou mais folículos com diâmetro médio de 2 a 9 mm e/ou volume ovariano total maior que ou igual a 10 cm³ em um ou ambos os ovários.

E) Presença de pelo menos dois de três critérios - Hiperandrogenismo clínico e/ou laboratorial, polimenorreia e/ou USG com presença de 10 ou mais folículos com diâmetro médio de 2 a 9 mm e/ou volume ovariano total maior que ou igual a 10 cm³ em um ou ambos os ovários.

Questão 70
(ENARE-FGV 2024)

C.S.S, 20 anos, comparece à consulta ginecológica com queixa de dismenorreia com piora no último ano e dispareunia profunda. Refere relações sexuais desprotegidas com 2 parceiros no último ano. Ciclos menstruais regulares. Menarca aos 13 anos. Sexarca aos 14 anos. Nega comorbidades. No exame físico, não se observa nenhuma alteração relevante. Exame ultrassonográfico transvaginal observa cisto anexial esquerdo de aspecto funcional. O diagnóstico mais provável para o quadro é (são):

A) Doença inflamatória pélvica.

B) Endometriose.

C) Endocervicite por clamídia.

D) Aderências pélvicas.

E) Vulvodínia.

Questão 71
(ENARE-FGV 2024)

O descolamento prematuro de placenta (DPP) representa uma causa importante de morbimortalidades materna e perinatal. Avalie se os fatores de risco para DPP incluem: I - Conização prévia, oligodramnia. II - Idade materna > 35 anos, paridade ≥ 3, tabagismo. III - Placenta prévia, endometriose. IV - Síndromes hipertensivas, trombofilias. Estão corretos apenas os itens:

A) I, II e IV.

B) II e IV.

C) III e IV.

D) I e III.

E) II, III e IV.

Questão 72
(ENARE-FGV 2024)

A doença trofoblástica gestacional (DTG) é uma entidade rara e pode ser definida como uma anomalia proliferativa que acomete as células que compõem o tecido trofoblástico placentário. Ela é mais comum em mulheres acima de 35 anos. Os seguintes sinais e sintomas são vistos habitualmente em pacientes com suspeita de DTG, à exceção de um. Assinale-o.

A) Náuseas e vômitos.

B) Sinais de pré-eclâmpsia antes da 20ª semana de gestação.

C) Cistos tecaluteínicos.

D) Útero aumentado de volume para a idade gestacional.

E) Hipotireoidismo.

Questão 73
(ENARE-FGV 2024)

Gestante admitida na emergência obstétrica após ser trazida por transeuntes devido a quadro de “crise epilética” em via pública. A gestante encontra-se sonolenta e não consegue passar informações sobre sua gestação atual. Ao exame observa-se PA 170x100mmHg, fundo uterino medindo 30 cm, BCF 155bpm, ausência de contrações uterinas, colo fechado, MMII edema 2+/4+. Exames laboratoriais evidenciam LDH 800 UI/L, TGP 150, plaquetas 100.000/mm3, EAS com proteinúria +. A seguinte conduta inicial não se aplica ao quadro acima:

A) Estabilização com Sulfato de Magnésio.

B) Monitorização materno-fetal.

C) Parto imediato pelo risco iminente de eclâmpsia.

D) Avaliação do bem-estar fetal.

E) Início de anti-hipertensivos.

Questão 74
(ENARE-FGV 2024)

O trabalho de parto é dividido em 4 estágios que merecem monitorização e condução adequadas para a prevenção de complicações. Assinale a opção que define corretamente o terceiro estágio e apresenta o manejo adequado para este estágio.

A) Dequitação. Administração de agente uterotônico não se mostrou benéfica. Tração controlada do cordão. A placenta, o cordão umbilical e as membranas fetais devem ser sistematicamente examinados. O colo do útero, a vagina e o períneo devem ser avaliados para evidenciar lesões.

B) Expulsão. O uso rotineiro da episiotomia é desnecessário. A aplicação de compressas mornas e de massagem perineal foram associadas à redução de lesões perineais graves.

C) Dequitação. Administração de agente uterotônico e tração controlada do cordão. A placenta, o cordão umbilical e as membranas fetais devem ser sistematicamente examinados. O colo do útero, a vagina e o períneo devem ser avaliados para evidenciar lesões.

D) Primeira hora pós parto. Os sinais vitais, incluindo a pressão arterial, frequência cardíaca e temperatura, devem ser aferidos logo após o nascimento e avaliados regularmente por, pelo menos, 24 horas.

E) Dequitação. Administração de agente uterotônico e tração controlada do cordão. O colo do útero, a vagina e o períneo devem ser avaliados para evidenciar lesões. Lacerações de primeiro a quarto graus devem ser suturadas independente do sangramento.

Questão 75
(ENARE-FGV 2024)

Considerando os testes que devem ser realizados no pré-natal de acordo com o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas do Ministério da Saúde para a prevenção da transmissão vertical de infecções e outros agravos, assinale a afirmativa incorreta.

A) HIV: na primeira consulta do pré-natal (idealmente, no primeiro trimestre da gestação), no início do terceiro trimestre e no momento do parto, independentemente de exames anteriores.

B) Hepatite C: na primeira consulta do pré-natal (idealmente, no primeiro trimestre da gestação).

C) Estreptococo do grupo B: da 35ª à 37ª semana gestacional. Realizar coleta de amostra por swab vaginal e endoanal, quando disponível.

D) Sífilis: na primeira consulta do pré-natal (idealmente, no primeiro trimestre da gestação), no início do terceiro trimestre (28ª semana) e no momento do parto ou aborto, independentemente de exames anteriores.

E) HIV: na primeira consulta do pré-natal (idealmente, no primeiro trimestre da gestação), no início do segundo e terceiro trimestres e no momento do parto, independentemente de exames anteriores.

Questão 76
(ENARE-FGV 2024)

O polidrâmnio é definido como um excesso na quantidade de líquido amniótico (LA) e está associado à maior morbidade e mortalidade perinatais. Avalie se as principais complicações do polidrâmnio incluem: I - Dificuldade respiratória materna e rotura prematura de membranas ovulares. II - Prolapso de cordão e pré-eclâmpsia. III - Trabalho de parto prematuro e descolamento prematuro da placenta após rotura das membranas. IV - Hemorragias após dequitação e corioamnionite. Estão corretos apenas os itens:

A) I, II e III.

B) I, III e IV.

C) II e IV.

D) I e III.

E) II e III.

Questão 77
(ENARE-FGV 2024)

Em países com baixo nível socioeconômico, como o Brasil, as mortes maternas, em sua maioria, estão relacionadas a intercorrências hipertensivas. Assinale a opção que melhor define a hipertensão arterial crônica durante o período gestacional.

A) Pressão arterial sistólica (PAS) maior que ou igual a 150 mmHg ou pressão arterial diastólica (PA maior que 90 mmHg, ou ambas, aferidas em intervalos de pelo menos quatro horas e identificadas previamente à gestação; ou antes das 20 semanas de gestação; ou pela primeira vez durante a gravidez, mas que não se resolve no período pós- parto.

B) Pressão arterial sistólica (PAS) maior que ou igual a 150 mmHg ou pressão arterial diastólica (PA maior que 100 mmHg, ou ambas, aferidas em intervalos de pelo menos quatro horas e identificadas previamente à gestação; ou antes das 20 semanas de gestação; ou pela primeira vez durante a gravidez, mas que não se resolve no período pós- parto.

C) Pressão arterial sistólica (PAS) maior que ou igual a 140 mmHg ou pressão arterial diastólica (PA maior que 90 mmHg, ou ambas, aferidas em intervalos de pelo menos quatro horas e identificadas previamente à gestação; ou antes das 20 semanas de gestação; ou pela primeira vez durante a gravidez, mas que não se resolve no período pós- parto.

D) Pressão arterial sistólica (PAS) maior que ou igual a 140 mmHg ou pressão arterial diastólica (PA maior que 100 mmHg, ou ambas, aferidas em intervalos de pelo menos quatro horas e identificadas previamente à gestação; ou antes das 20 semanas de gestação; ou pela primeira vez durante a gravidez, mas que não se resolve no período pós- parto.

E) Pressão arterial sistólica (PAS) maior que ou igual a 160 mmHg ou pressão arterial diastólica (PA maior que 90 mmHg, ou ambas, aferidas em intervalos de pelo menos quatro horas e identificadas previamente à gestação; ou antes das 20 semanas de gestação; ou pela primeira vez durante a gravidez, mas que não se resolve no período pós- parto.

Questão 78
(ENARE-FGV 2023)

Um homem de 21 anos, acaba de ser diagnosticado com sífilis primária. Ele não apresenta outras comorbidades tampouco antecedentes de alergia. De acordo com as recomendações do Ministério da Saúde, o tratamento de escolha deverá ser:

A) Ceftriaxona 1g IV, 1x/dia, por 10 - 14 dias.

B) Doxiciclina 100mg, 12/12h, VO, por 30 dias.

C) Benzilpenicilina benzatina 2,4 milhões UI, IM, dose única (1,2 milhão UI em cada glúteo).

D) Benzilpenicilina benzatina 2,4 milhões UI, IM, por 3 semanas - Dose total: 7,2 milhões UI, IM.

E) Nenhuma das opções acima.

Questão 79
(ENARE-FGV 2024)

L.M.F, 23 anos, G1 P0, 40 semanas e 3 dias, sem comorbidades, encontra-se em trabalho de parto há 10 horas. Foi indicada cesariana por desproporção cefalo-pélvica. Cesariana sem intercorrências. Recém-nascido pesando 3250g, Apgar 9/10. Após 10 dias do parto, a paciente retorna com queixa de corrimento amarelo sanguinolento com odor ruim, colo aberto, mamas túrgidas lactantes. Tax 38,1ºC. O diagnóstico mais provável para o caso é:

A) Mastite puerperal.

B) Pielonefrite.

C) Endometrite puerperal.

D) Doença inflamatória pélvica.

E) Retenção de restos ovulares.

Questão 80
(ENARE-FGV 2024)

O diabetes é uma doença que impõe riscos para o concepto durante todo o período gestacional e neonatal. A hiperglicemia é a alteração metabólica mais comum na gestação. Avalie, com base nas Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes, se o diabetes gestacional é diagnosticado segundo os seguintes parâmetros: I - Glicemia jejum 92-125mg/dL. II - TOTG após 24 semanas - Jejum 92-125mg/dL. III - TOTG após 24 semanas - Jejum 90-125mg/dL, 1h > ou = 180 mg/dL. IV - TOTG após 24 semanas - Jejum 92-125mg/dL, 1h > ou = 180 mg/dL ou 2h > ou = 155-199mg/dL. Estão corretos apenas os parâmetros:

A) I, II e IV.

B) II e III.

C) III e IV.

D) I e II.

E) II e IV.

Questão 81
(ENARE-FGV 2024)

A Resolução do Conselho Federal de Medicina nº 2.314, de 20 de abril de 2022, define e regulamenta a telemedicina como forma de serviços médicos mediados por tecnologias de comunicação. De acordo com o artigo 6º da resolução supracitada, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) A teleconsulta é a consulta médica não presencial, mediada por Tecnologias Digitais, de Informação e de Comunicação, com médico e paciente localizados em diferentes espaços. ( ) A telemedicina passa a ser o padrão ouro de referência para as consultas médicas, sendo a consulta presencial ato complementar. ( ) Nos atendimentos de doenças crônicas ou doenças que requeiram acompanhamento por longo tempo deve ser realizada consulta presencial, com o médico assistente do paciente, em intervalos não superiores a 180 dias. As afirmativas são, respectivamente:

A) V - V - V.

B) F - F - V.

C) V - V - F.

D) V - F - V.

E) F - F - F.

Questão 82
(ENARE-FGV 2024)

O conjunto de ações e serviços de saúde prestados por órgãos e instituições públicas federais, estaduais e municipais, da administração direta e indireta e das fundações mantidas pelo Poder Público constitui:

A) A Vigilância em Saúde.

B) A Vigilância Epidemiológica.

C) A Farmacovigilância.

D) O Sistema Único de Saúde.

E) O Programa de Saúde da Família.

Questão 83
(ENARE-FGV 2024)

A participação da iniciativa privada está prevista na Lei Orgânica da Saúde - Lei nº 8.080/1990. De acordo com a referida Lei, a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde em caráter:

A) Complementar.

B) Permanente.

C) Prioritário.

D) Primário.

E) Irrestrito.

Questão 84
(ENARE-FGV 2024)

O câncer de mama é um importante tipo de neoplasia ginecológica, de caráter heterogêneo, que atinge milhares de mulheres a cada ano. Considerando as últimas estimativas, segundo dados oficiais do INCA, assinale a afirmativa correta sobre o tema.

A) Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina é o mais incidente no país, com um risco estimado para o triênio 2023-2025 de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

B) Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina é o segundo mais incidente no país, com um risco estimado para o triênio 2023-2025 de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

C) Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina é o terceiro mais incidente no país, com um risco estimado para o triênio 2023-2025 de 66,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

D) Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina é o mais incidente no país, com um risco estimado para o triênio 2023-2025 de 82,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

E) Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina é o segundo mais incidente no país, com um risco estimado para o triênio 2023-2025 de 82,54 casos novos a cada 100 mil mulheres.

Questão 85
(ENARE-FGV 2024)

Os casos de morte materna são, em sua maioria, evitáveis e são mais frequentes em países em desenvolvimento. A mortalidade materna reflete as condições sociais e econômicas de uma determinada população. De acordo com o Código Internacional de Doenças, a morte materna é definida como o óbito de uma mulher:

A) Na gestação, no parto ou 40 dias após o parto, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pelo período, excluindo causas acidentais ou incidentais.

B) Na gestação, no parto ou 90 dias após o parto, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pelo período, excluindo causas acidentais ou incidentais.

C) Na gestação, no parto ou 42 dias após o parto, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pelo período, incluindo causas acidentais ou incidentais.

D) Na gestação, no parto ou 42 dias após o parto, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pelo período, excluindo causas acidentais ou incidentais.

E) Na gestação, no parto ou 40 dias após o parto, devido a qualquer causa relacionada ou agravada pelo período, incluindo causas acidentais ou incidentais.

Questão 86
(ENARE-FGV 2024)

A lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências. Avalie se os objetivos do Sistema Único de Saúde (SUS) incluem: I - A identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde. II - A execução de ações de vigilância sanitária. III - A execução de ações de vigilância epidemiológica. IV - A execução de saúde bucal. Está correto o que se afirma em:

A) I e IV, apenas.

B) I, II, III e IV.

C) II e III, apenas.

D) I, II e III, apenas.

E) III e IV, apenas.

Questão 87
(ENARE-FGV 2023)

Acerca dos Direitos dos Usuários do SUS, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) Nas situações de urgência e emergência, qualquer serviço de saúde deve receber e cuidar da pessoa, bem como encaminhá-la para outro serviço em caso de necessidade. ( ) O paciente tem o direito de ser identificado pelo nome e sobrenome civil, devendo existir, em todo documento do usuário e usuária, um campo para se registrar o nome social, independentemente do registro civil. ( ) O paciente internado tem direito de receber visita de outros profissionais de saúde que não pertençam à unidade hospitalar, sendo facultado a esse profissional o acesso ao prontuário. As afirmativas são, respectivamente:

A) V - V - V.

B) F - V - F.

C) V - F - V.

D) F - V - V.

E) V - V - F.

Questão 88
(ENARE-FGV 2023)

Assinale a opção que apresenta, corretamente, um objetivo do Sistema Único de Saúde - SUS.

A) Integração em nível executivo das ações de saúde, meio ambiente e saneamento básico.

B) Organização dos serviços públicos de modo a evitar duplicidade de meios para fins idênticos.

C) Identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.

D) Capacidade de resolução dos serviços em todos os níveis de assistência.

Questão 89
(ENARE-FGV 2023)

A Política Nacional de Humanização caminha no sentido da inclusão dos diferentes agentes implicados nos processos de produção de saúde, o chamado “método de tríplice inclusão”. Um dos efeitos esperados com esse método é:

A) Mapear e interagir com as demandas sociais, coletivas e subjetivas de saúde.

B) Articular os processos de formação com os serviços e práticas de saúde.

C) Qualificar o ambiente, melhorando as condições de trabalho e de atendimento.

D) Aumentar o grau de corresponsabilidade na produção de saúde e de sujeitos.

E) Reduzir filas e tempo de espera, com ampliação do acesso.

Questão 90
(ENARE-FGV 2023)

Acerca das Conferências e Conselhos de Saúde, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) O Conselho de Saúde é um órgão colegiado de caráter permanente, deliberativo, que deve ser composto por representantes do governo, prestadores de serviço, profissionais de saúde e usuários.( ) A Conferência de Saúde, composta por vários segmentos sociais, tem a função de fiscalizar, acompanhar e monitorar as políticas públicas de saúde. ( ) A representação dos usuários nos Conselhos de Saúde e Conferências deve ser paritária em relação ao conjunto dos demais segmentos. As afirmativas são, respectivamente:

A) V - F - V.

B) F - F - F.

C) V - V - F.

D) F - F - V.

E) V - V - V.

Questão 91
(ENARE-FGV 2023)

Considerando os níveis de assistência à saúde, assinale a opção que corresponde a um serviço de atenção secundária ou de média complexidade.

A) Consultórios de rua.

B) Unidades Básicas de Saúde.

C) Ambulatórios de cardiologia.

D) Unidades de terapia Intensiva.

E) Unidades de ensino e pesquisa.

Questão 92
(ENARE-FGV 2023)

Relacione o tipo de envenenamento à respetiva serpente. 1 - Brotópico. 2 - Laquético. 3 - Crotálico. 4 - Elapídico .( ) Surucucu ( ) Jararaca. ( ) Coral verdadeira ( ) Cascavel. Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.

A) 1 - 2 - 3 - 4.

B) 2 - 4 - 3 - 1.

C) 1 - 4 - 3 - 2.

D) 2 - 1 - 4 - 3.

E) 3 - 4 - 2 - 1.

Questão 93
(ENARE-FGV 2023)

Com base nas disposições acerca da organização do Sistema Único de Saúde, analise as afirmativas a seguir. I - Para que uma região de saúde seja instituída ela deve conter minimamente serviços de vigilância em saúde ambiental e de vigilância sanitária. II - Em relação às Regiões de Saúde, cabe aos entes federativos definir seus limites geográficos e a população usuária das ações e serviços. III - Serviços Especiais de Acesso Aberto são serviços de saúde específicos para o atendimento da pessoa que, em razão de agravo ou de situação laboral, necessita de atendimento especial. Está correto o que se afirma em:

A) I, apenas.

B) II, apenas.

C) III, apenas.

D) I e II, apenas.

E) II e III, apenas.

Questão 94
(ENARE-FGV 2023)

Conforme disposições sobre a organização do SUS, o conjunto de ações e serviços de saúde, articulados em níveis de complexidade crescente com a finalidade de garantir a integralidade da assistência à saúde, corresponde ao(à):

A) Mapa de Saúde.

B) Região de Saúde.

C) Rede de Atenção à Saúde.

D) Serviços Especiais de Acesso Aberto.

Questão 95
(ENARE-FGV 2023)

Assinale a opção que corresponde a uma das diretrizes da Política Nacional de Humanização do SUS.

A) Transversalidade.

B) Valorização do trabalhador.

C) Autonomia dos sujeitos e coletivos.

D) Fortalecimento do controle social.

E) Indissociabilidade entre atenção e gestão.

Questão 96
(ENARE-FGV 2023)

Com relação ao assunto Prevenção em Saúde, assinale a afirmativa correta.

A) A vacinação e as orientações sobre estilo de vida são exemplos de prevenção secundária.

B) O rastreamento do câncer de colo de útero, por coleta do Papanicolau, é um exemplo de prevenção primária.

C) A prevenção quaternária é definida como a detecção de indivíduos em risco de tratamento excessivo e visa a protegê- los de intervenções médicas inapropriadas.

D) A prevenção primária define-se por ações para reduzir os custos sociais e econômicos de uma doença na população, através do tratamento e da reabilitação.

E) A prevenção terciária é definida como o conjunto de atividades para evitar ou remover a exposição de um indivíduo ou de uma população a um fator de risco antes que se desenvolva uma doença.

Questão 97
(ENARE-FGV 2023)

De acordo com o Capítulo VIII - Remuneração Profissional, do Código de Ética Médica/2019, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F). ( ) É vedado o exercício mercantilista da Medicina. ( ) É vedado ao médico subordinar os honorários ao resultado do tratamento ou à cura do paciente. ( ) É vedado ao médico incluir nomes de profissionais que participaram do ato médico para efeito de cobrança de honorários. As afirmativas são, respectivamente:

A) V - V - V.

B) V - V - F.

C) V - F - V.

D) F - F - V.

E) F - F - F.

Questão 98
(ENARE-FGV 2023)

O diabetes mellitus (DM) atinge cerca de 15 milhões de brasileiros. No estado de São Paulo, somente no primeiro semestre /2023, 18 mil atendimentos ambulatoriais e hospitalares foram realizados. A Sociedade Brasileira de DM recomenda o rastreamento universal, em pacientes adultos assintomáticos, a partir de:

A) 60 anos.

B) 55 anos.

C) 50 anos.

D) 45 anos.

E) 40 anos.

Questão 99
(ENARE-FGV 2023)

De acordo com o Art. 7º da Portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde, apoiar e estimular a adoção da Estratégia Saúde da Família como estratégia prioritária de expansão, consolidação e qualificação da Atenção Básica é uma responsabilidade:

A) Exclusivamente distrital.

B) Exclusivamente municipal.

C) Exclusivamente estadual.

D) Exclusivamente nacional/federal.

E) Comum a todas as esferas de governo.

Questão 100
(ENARE-FGV 2023)

As opções a seguir apresentam diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS) e da Rede de Atenção à Saúde (RAS) a serem operacionalizados na Atenção Básica, de acordo com a portaria nº 2.436, de 21 de setembro de 2017, à exceção de uma. Assinale-a.

A) Universalidade.

B) Regionalização e Hierarquização.

C) Territorialização.

D) População Adscrita.

E) Cuidado centrado na pessoa.

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
E D A B D E A C C C
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
A D C E E D B D A E
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
D A B A E B C D E B
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
A D A D D B C A E C
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
B B C A E B C A A E
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60
C E D A A A A C C C
61 62 63 64 65 66 67 68 69 70
B E D A A D E E C B
71 72 73 74 75 76 77 78 79 80
B E C C E D C C C D
81 82 83 84 85 86 87 88 89 90
D D A A D B A C E A
91 92 93 94 95 96 97 98 99 100
C D E C B C B D E A