Questão 1
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

A Lei Federal nº 8080/90 regulamenta o SUS que é um sistema de saúde público e universal criado a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988. Sobre a Lei nº 8080/90, é correto afirmar que:

A) Estabelece sobre os valores mínimos a serem aplicados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde.

B) Dispõe sobre a reorientação do modelo de atenção à saúde no País, por meio de apoio à Atenção Básica.

C) Regula as ações e serviços de saúde executados em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.

D) Dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, e dá outras providências.

Questão 2
(SMS-JP 2016 ACESSO DIRETO)

Um dos grandes problemas do cuidado em Saúde Mental é que os serviços especializados não são suficientes para atender a todas as pessoas que apresentam algum grau de sofrimento mental. Isso gera uma grande angústia nos profissionais de saúde dos demais serviços, que têm de, cotidianamente, lidar com usuários que apresentam sinais e sintomas de origem psicológica/psiquiátrica. Em relação ao papel das USFs dentro da Rede de Atenção aos usuários portadores de sofrimento mental é CORRETO afirmar que:

A) As Unidades de Saúde da Família devem responsabilizar-se pelo cuidado dos usuários, deixando, porém, a prescrição de psicotrópicos a cargo do médico psiquiatra, para evitar o uso indiscriminado destes.

B) As Equipes de Saúde da Família devem acolher, compreender e utilizar todas as medidas não farmacológicas cabíveis, formulando Projetos Terapêuticos Singulares e encaminhando ao serviço especializado para confirmar diagnósticos como Transtorno Depressivo, por exemplo.

C) As Equipes de Saúde da Família devem responsabilizar-se pelo cuidado dos usuários, tendo o médico da equipe a responsabilidade de confirmar diagnósticos como Transtorno Depressivo e prescrever psicotrópicos, quando necessário, encaminhando ao serviço especializado apenas em determinados casos.

D) As Equipes de Saúde da Família devem acolher os usuários e podem, eventualmente, confirmar diagnósticos como Transtorno depressivo e prescrever psicotrópicos, desde que sob a supervisão do psiquiatra do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) mais próximo.

E) As Equipes de Saúde da Família devem atuar na Prevenção Primária, na Educação em Saúde e em Atividades de Grupo, reservando o acompanhamento ambulatorial aos psicólogos e psiquiatras dos serviços especializados, como CAPS e ambulatórios.

Questão 3
(SMS-JP 2019 ACESSO DIRETO)

A Política Nacional de Atenção Básica de 2017 promoveu a inclusão do Gerente de Atenção Básica enquanto possibilidade para os municípios. Entre as atribuições do Gerente, qual é a alternativa CORRETA:

A) Estabelecer as metas em saúde que deverão ser alcançadas na territorialização e na programação das equipes.

B) Representar as instâncias de controle social, evitando a participação dos demais profissionais e usuários.

C) Qualificar a gestão dos insumos, zelando pelo bom uso dos recursos e evitando o desabastecimento.

D) Comunicar imediatamente os problemas de segurança envolvendo a unidade de saúde para os órgãos competentes.

Questão 4
(SMS-JP 2021 ACESSO DIRETO)

Mesmo considerando todos os avanços tecnológicos, a consulta continua tendo papel central no processo de trabalho do médico. É através do encontro que é possível avaliar qual a motivação da pessoa em ter procurado o serviço de saúde e o que ela espera do seu acompanhamento. Em virtude disso, organizar a consulta é fundamental para a Atenção Primária à Saúde. Sobre a consulta é possível afirmar que:

A) Há aspectos que são comuns em todos os atendimentos e por isso a consulta pode iniciar de forma coletiva.

B) É necessário demonstrar interesse durante a consulta buscando manter o contato visual de forma exclusiva no seu início.

C) Sumarizar aspectos trabalhados durante a consulta pode demonstrar insegurança e diminuir a confiança da pessoa atendida.

D) Não se deve limitar o tempo da consulta pois quanto mais conversarmos com a pessoa atendida melhor a entenderemos.

Questão 5
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

A Lei Federal nº 8080/90 regulamenta o SUS que é um sistema de saúde público e universal criado a partir da Constituição Federal Brasileira de 1988. Sobre a Lei nº 8080/90, é correto afirmar que:

A) Estabelece sobre os valores mínimos a serem aplicados pela União, Estados, Distrito Federal e Municípios em ações e serviços públicos de saúde.

B) Dispõe sobre a reorientação do modelo de atenção à saúde no País, por meio de apoio à Atenção Básica.

C) Regula as ações e serviços de saúde executados em caráter permanente ou eventual, por pessoas naturais ou jurídicas de direito público ou privado.

D) Dispõe sobre as transferências intergovernamentais de recursos financeiros na área da saúde, e dá outras providências.

Questão 6
(SMS-JP 2022 ACESSO DIRETO)

O preceptor solicitou que ao final do primeiro ano de residência em Medicina de Família e Comunidade o residente estimasse a prevalência de diabetes melito tipo 2 (DM2) no ano em curso. O residente cuida de uma população de 2500 pessoas, incluindo 200 portadores de DM2 e foram identificados 45 novos casos no primeiro ano da residência deste médico, considerando que os dados estão acurados e não houve falecimentos marque o item com o valor correto da prevalência.

A) A) 0,098.

B) B) 1,98.

C) C) 0,98.

D) D) 0,198.

Questão 7
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

A nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), Portaria Nº 2.436, aprovada em 21 de setembro de 2017, estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde. Acerca dos princípios e diretrizes do SUS e das RAS a serem operacionalizados pela Atenção Básica, assinale a afirmativa que contenha apenas diretrizes da Atenção Básica:

A) População Adscrita, Coordenar o cuidado, Ordenar a Rede.

B) Universalidade, Equidade e Integralidade.

C) Equidade, Integralidade e Resolutividade.

D) Regionalização e Hierarquização, Integralidade e Equidade.

Questão 8
(SMS-JP 2016 ACESSO DIRETO)

Analisando o histórico da construção do SUS e da Atenção Primaria à Saúde (APS) no Brasil, é INCORRETO afirmar que:

A) A Constituição Federal de 1988 define três grandes referenciais para o sistema de saúde brasileiro: um conceito ampliado de saúde; a saúde como direito do cidadão e dever do Estado, e a instituição de um Sistema Único de Saúde (SUS).

B) O SUS foi calcado nos princípios de universalidade, integralidade, equidade, descentralização e participação da comunidade e foi resultado de um intenso movimento social denominado reforma sanitária.

C) O SUS e a reforma sanitária orientaram a organização incremental de uma Atenção Primária à Saúde (APS) com características próprias e endógenas, a partir das experiências locais de diversas regiões do país.

D) Na construção da APS no SUS, houve uma opção preferencial pela municipalização e, diferentemente de outros paises, no Brasil esse movimento ocorreu com privatização de serviços e redução da capacidade gestora e reguladora do Estado.

E) A APS, entendida com olhar de diversas matizes, tornou-se um termo polissêmico. Entendimentos restritivos ainda persistem, questionando a contribuição da APS no SUS e entendendo esta como um programa de medicina simplificada para os pobres.

Questão 9
(SMS-JP 2019 ACESSO DIRETO)

Apesar do grande alcance dos conceitos de prevenção e da euforia em tentar conter vários problemas de saúde, infelizmente diversas doenças não são rastreáveis. Entre os critérios para a introdução de um programa de rastreamento deve-se considerar que: I - A doença deve ter um período assintomático no qual a detecção é possível. II - O teste deve ter especificidade suficiente para minimizar os resultados falso-negativos. III - A população rastreada deve ter um cuidado médico acessível. São CORRETAS as alternativas:

A) Apenas I.

B) I e II.

C) I e III.

D) Todas as alternativas são corretas.

Questão 10
(SMS-JP 2021 ACESSO DIRETO)

Dona Maria de 73 anos procura a Unidade de Saúde da Família frequentemente. Na primeira consulta até elogiou a médica, dizendo que via nela uma ""luz no fim do túnel"" mas nas últimas consultas nada parece evoluir. As condutas propostas parecem nunca acontecer e dores inexplicáveis somente se agravam. Em reunião de equipe, Dona Maria foi caracterizada como uma doente difícil. A partir daí foram elencados alguns aspectos que podem ser alvo de mudança ao se lidar com pessoas difíceis, entre os quais está correto:

A) Evitar buscar causas relacionadas à postura da médica, já que o problema está concentrado na pessoa difícil.

B) Envolver a família da pessoa difícil somente trará outras situações problemáticas para o consultório.

C) Designar somente um profissional da equipe para atender a pessoa difícil e evitar discutir a situação em equipe.

D) Procurar atingir acordos e compromissos e reforçar a autoestima e o autocuidado por parte da pessoa difícil.

Questão 11
(SMS-JP 2022 ACESSO DIRETO)

Um médico recém-formado foi contratado pela secretaria de saúde de um pequeno município. Lá chegando informou que gostaria de trabalhar como aprendeu no internato médico, disponibilizando fichas de atendimento para que assim pudesse atender seus pacientes de maneira tranquila, utilizando o método clínico centrado na pessoa e registrando em prontuário conforme o registro em saúde orientado por problemas. No final do expediente da manhã chegam três pacientes, duas jovens e uma idosa, não se sabe o que elas apresentam, mas a funcionária da recepção informa que o médico não poderá atender porque o acolhimento acabou e foram atingidas o número máximo de fichas e adicionados encaixes ao longo da manhã. Qual princípio do Sistema Único de Saúde (SUS) possibilita que haja atendimento da paciente idosa em detrimento das demais?

A) A) Equidade.

B) B) Universalidade.

C) C) Hierarquização

D) D) Nenhum.

Questão 12
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

A nova Política Nacional de Atenção Básica (PNAB), Portaria Nº 2.436, aprovada em 21 de setembro de 2017, estabelece a revisão de diretrizes para a organização da Atenção Básica no âmbito do Sistema Único de Saúde. Acerca dos princípios e diretrizes do SUS e das RAS a serem operacionalizados pela Atenção Básica, assinale a afirmativa que contenha apenas diretrizes da Atenção Básica:

A) População Adscrita, Coordenar o cuidado, Ordenar a Rede.

B) Universalidade, Equidade e Integralidade.

C) Equidade, Integralidade e Resolutividade.

D) Regionalização e Hierarquização, Integralidade e Equidade.

Questão 13
(SMS-JP 2016 ACESSO DIRETO)

Na rede de serviços de Atenção à Saúde, para que os serviços de APS de um município como João Pessoa, por exemplo, exerça o atributo/função de Coordenação do Cuidado, eles deverão ser capazes de se relacionar com os seguintes serviços, EXCETO:

A) Urgências e emergências.

B) Redes de serviços de saúde mental.

C) Unidades de exame complementares.

D) Ambulatórios especializados e hospitais.

E) Coordenações de área da Secretaria Municipal de Saúde.

Questão 14
(SMS-JP 2019 ACESSO DIRETO)

As desigualdades sociais em saúde são as diferenças produzidas pela inserção social dos indivíduos e que estão relacionadas com a repartição do poder e da propriedade. Sobre a aplicação do seu conceito nas políticas de saúde, analise as alternativas a seguir: I - As desigualdades que se referem ao estado de saúde e ao perfil patológico da população são fortemente influenciadas pela organização social e podem ser compensadas somente em parte pelas políticas públicas. II - As desigualdades de oferta, acesso e utilização de serviços são mais influenciadas pela organização dos serviços e podem ser eliminadas por meio de sistemas de saúde universais e equânimes. III - As medidas de ocorrência entre os grupos, a exemplo do risco relativo, constituem uma das maneiras possíveis de analisar as desigualdades sociais em saúde, tendo como desvantagem não considerar o tamanho de cada classe social. São CORRETAS as afirmativas:

A) Apenas II.

B) I e II.

C) II e III.

D) Todas as alternativas são corretas.

Questão 15
(SMS-JP 2021 ACESSO DIRETO)

Utilizar as melhores evidências científicas é essencial para uma boa prática médica, incluindo os passos da abordagem diagnóstica. Ao utilizar os princípios da epidemiologia clínica no processo diagnóstico é possível afirmar que: Utilizar as melhores evidências científicas é essencial para uma boa prática médica, incluindo os passos da abordagem diagnóstica. Ao utilizar os princípios da epidemiologia clínica no processo diagnóstico é possível afirmar que:

A) Estudos demonstram que a anamnese pode ser responsável por até 82,5% dos diagnósticos, geralmente excluindo diagnósticos dermatológicos e rastreamentos.

B) Ampliar o número de testes mais invasivos numa cascata inicial de exames complementares diminui resultados anormais ou ambíguos.

C) Ao realizar uma gama de exames complementares na primeira consulta o médico evita negligência já que a maioria das queixas não são autolimitadas.

D) É necessário diferenciar o conceito de disease que é a experiência pessoal com a doença de illness que expressa as alterações anatômicas e fisiológicas da doença.

Questão 16
(SMS-JP 2022 ACESSO DIRETO)

Conforme a lei 8080, a saúde ocupacional é atribuição do SUS e definida como um conjunto de atividades que se destina, por meio de ações de vigilância epidemiológica e sanitária, à promoção e à proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e à reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e aos agravos advindos das condições de trabalho. Avalie as afirmativas abaixo sobre tópicos relacionados a saúde do trabalhador: I. A comunicação de acidente de trabalho (CAT) é um documento emitido para reconhecer tanto um acidente de trabalho ou de trajeto, bem como uma doença ocupacional e pode ser emitida pelo médico que assiste ao paciente. II. Acidentes ocorridos fora do local de trabalho não se caracterizam como acidente de trabalho. III. Os transtornos mentais (TM) ou comportamentais podem ser decorrentes de exposição ocupacional a mercúrio, tolueno, manganês e outras substâncias Qual a alternativa abaixo representa uma análise correta sobre as afirmativas?

A) A) As afirmativas I e III estão corretas

B) B) Apenas a afirmativa III está correta

C) C) Apenas a afirmativa I está correta

D) D) As afirmativas II e III estão corretas

Questão 17
(SMS-JP 2016 ACESSO DIRETO)

O número de óbitos em crianças na faixa etária de 28 a 364 dias por mil nascidos vivos na população residente, em um determinado espaço geográfico, no ano considerado, representa o:

A) Coeficiente de Mortalidade Perinatal.

B) Coeficiente de Mortalidade Pós-neonatal.

C) Coeficiente de Mortalidade Infantil.

D) Coeficiente de Mortalidade Neonata Tardia.

E) Coeficiente de Mortalidade Neonatal Precoce.

Questão 18
(SMS-JP 2019 ACESSO DIRETO)

Os estudos ecológicos tem se demonstrado bastantes úteis em gerar hipóteses de correlação entre causa e doença, tendo muitas vezes uma facilidade maior de execução do que outros delineamentos de estudo. No que se refere ao tipo operativo, posição do investigador e referência temporal, respectivamente, o estudo ecológico é:

A) Agregado, intervencional e longitudinal.

B) Individuado, observacional e transversal.

C) Agregado, observacional e transversal.

D) Individuado, intervencional e longitudinal.

Questão 19
(SMS-JP 2021 ACESSO DIRETO)

A casa de Dona Josefa é constituída de um quarto e um espaço comum onde ficam os itens de cozinha e de lazer como televisão. O banheiro é improvisado em um pequeno espaço no quintal da casa, onde os dejetos são direcionados para uma fossa. Convivem nesse ambiente seis pessoas, sendo uma idosa, uma adulta e quatro crianças. Conhecer essa organização é fundamental para pensar as necessidades de saúde de uma comunidade dentro do conceito de territorialização. Com relação a casa de Dona Josefa, estamos exemplificando um:

A) Território-distrito.

B) Território-área.

C) Território-microárea.

D) Território-moradia.

Questão 20
(SMS-JP 2022 ACESSO DIRETO)

O método clínico centrado na pessoa (MCCP) é um modelo de atendimento e de compreensão ampliada das pessoas dentro do contexto em que vivem e é ideal para a Atenção Primária à Saúde (APS). O MCCP rechaça modelos biologicistas que coíbem o entendimento holístico dos sujeitos. Embora a epidemiologia clínica tenha nascido da medicina clínica e da epidemiologia - subordinada ao modelo científico biomédico positivista - ela pode ser instrumento útil para a prática clínica centrada na pessoa e deve ser repensada sempre que invadir espaços e não for coerente. Não há contradição em compreender inegáveis avanços e ao mesmo tempo ser crítico da utilização excessiva. De acordo com seus conhecimentos sobre epidemiologia, MCCP e APS. Assinale a alternativa correta.

A) A. A alta prevalência de muitas doenças na APS faz com que os valores preditivos de muitos testes diagnósticos, tradicionalmente úteis em outros níveis de atenção sejam pequenos neste nível.

B) B. Uma das funções do médico de família e comunidade é a de filtro, ou seja, referenciar aos especialistas focais apenas pacientes com maior probabilidade de doença, assim os valores preditos destes serão maiores.

C) C. Os conceitos de epidemiologia clínica não são importantes para a compreensão de grande parcela dos problemas de saúde e devem fazer menor parte da formação do médico de família e comunidade.

D) D. O valor central das prevalências na determinação do valor de uma ferramenta diagnóstica faz com que uma mesma ferramenta tenha sempre os mesmos resultados em diferentes cenários.

Questão 21
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

Sílvia, 37 anos, refere no acolhimento da Unidade de Saúde da Família que tem episódios frequentes de cefaleia. Após esperar um pouco pela consulta, em uma anamnese mais detalhada é possível perceber que é vítima de agressão física e psicológica pelo marido há mais de 10 anos. Moram com eles três filhos de Sílvia de outro relacionamento. Deve-se considerar na abordagem dessa situação que:

A) A notificação epidemiológica de violência contra a mulher somente deve ser feita com o consentimento dela.

B) É necessário pesquisar a faixa de renda do casal, já que a violência doméstica é exclusiva de populações pobres.

C) A postura de nunca duvidar ou desmerecer as queixas apresentadas é importante para o cuidado com Sílvia.

D) A repetição das ações abusivas pelo marido indica que o serviço de saúde tem pouco o que fazer nesta situação.

Questão 22
(SMS-JP 2016 ACESSO DIRETO)

A qualidade que tem o agente infeccioso de, uma vez instalado no organismo do homem e de outros animais, produzir sintomas em maior ou menor proporção dentre os hospedeiros infectados, é denominada de:

A) Patogenicidade.

B) Infectividade.

C) Virulência.

D) Dose Infectante.

E) Imunogenicidade.

Questão 23
(SMS-JP 2021 ACESSO DIRETO)

A Atenção Primária à Saúde oportuna e de boa qualidade pode evitar a internação ou reduzir a sua frequência para algumas condições. Com base nisso, foi elaborado o indicador de internação por condições sensíveis à atenção primária (ICSAP), de modo a permitir a comparação do desempenho de diferentes serviços de saúde. Entre os grupos de condições listados como sensíveis à atenção primária, se incluem:

A) Transtornos de humor.

B) Anemia.

C) Transtornos de ansiedade.

D) Neoplasias.

Questão 24
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

Sílvia, 37 anos, refere no acolhimento da Unidade de Saúde da Família que tem episódios frequentes de cefaleia. Após esperar um pouco pela consulta, em uma anamnese mais detalhada é possível perceber que é vítima de agressão física e psicológica pelo marido há mais de 10 anos. Moram com eles três filhos de Sílvia de outro relacionamento. Deve-se considerar na abordagem dessa situação que:

A) A notificação epidemiológica de violência contra a mulher somente deve ser feita com o consentimento dela.

B) É necessário pesquisar a faixa de renda do casal, já que a violência doméstica é exclusiva de populações pobres.

C) A postura de nunca duvidar ou desmerecer as queixas apresentadas é importante para o cuidado com Sílvia.

D) A repetição das ações abusivas pelo marido indica que o serviço de saúde tem pouco o que fazer nesta situação.

Questão 25
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

É a sétima vez que Francisco, 67 anos, procura um serviço de saúde nesse mês. Apesar de preferir a UPA ""pois aplica injeção"" no seu último atendimento foi orientado a procurar a equipe de saúde da família, que está o acolhendo na manhã de hoje devido a queixa de dores generalizadas. Decide-se pela realização do método clínico centrado na pessoa, sendo necessário para tanto:

A) Propor um projeto terapêutico com metas definidas pela equipe para que ele deixe de procurar excessivamente os serviços de saúde.

B) Explorar a experiência da pessoa com o problema de saúde, abordando seus sentimentos, ideias, funções e expectativas quanto ao atendimento.

C) Incorporar a prevenção e a promoção da saúde na prática diária, realizando toque retal e solicitando PSA para evitar o câncer de próstata.

D) Intensificar a relação entre o médico e a pessoa, entendendo que poliqueixosos deve ter uma rede de contenção pelas equipes de saúde.

Questão 26
(SMS-JP 2016 ACESSO DIRETO)

Um estudo comparou diagnóticos de faringite estreptocócica feitos através de anamnese e exame físico em 149 pacientes que foram a um serviço de emergência com dor de garganta, com os resultados de cultura de orofaringe dos mesmos pacientes, obtidos posteriormente. O objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade dos médicos de diagnosticar clinicamente a infecção estreptocócica. Dos 37 pacientes que apresentaram cultura de orofaringe positiva, 27 foram diagnosticados pelos médicos como tendo faringite estreptocócica. Entre os 112 pacientes que tiveram cultura negativa, os médicos diagnosticaram 35 como apresentando a doença. Considerando que a cultura de orofaringe é o exame padrão ouro para o diagnóstico de faringite estreptocócica, pode-se dizer que a ESPECIFICIDADE da impressão clínica dos médicos acerca da faringite estreptocócica neste estudo foi de:

A) 27/62 = 44%.

B) 77/112 = 69%.

C) 27/37 = 73%.

D) 77/87 = 89%.

E) 37/149 = 25%.

Questão 27
(SMS-JP 2021 ACESSO DIRETO)

Paulo, 45 anos, está desempregado e em virtude disso não conseguiu manter o pagamento do plano de saúde e foi desvinculado. Mesmo assim, guardou os exames solicitados na última vez que foi no médico do plano, onde pediu e levou uma bateria de exames para ver se estava tudo bem. Com as requisições, procura consulta na Unidade de Saúde da Família. Ao invés do que esperava, no atendimento da médica da USF são empregados os conceitos de rastreamento de doenças, do qual pode-se afirmar de forma correta que:

A) O rastreamento inclui a aplicação de testes em pessoas assintomáticas ou no início dos seus sintomas para melhorar o perfil de morbimortalidade.

B) Os critérios de rastreamento são rigorosos pois devem buscar intervenções em que o benefício potencial seja maior que o dano potencial.

C) O viés de sobrediagnóstico corresponde ao viés de falácia ecológica ao desconsiderar fenômenos coletivos nas avaliações individuais.

D) O potencial de dano iatrogênico é minimizado na estratégia preventiva de alto risco ao selecionar grupos populacionais com mais chance de adoecer.

Questão 28
(SMS-JP 2022 ACESSO DIRETO)

A interpretação do resultado de exames complementares é uma competência necessária para o desenvolvimento de uma prática clínica de qualidade. Esta interpretação depende do desempenho e das características destes testes. A partir destas premissas, qual das seguintes alternativas está correta?

A) A) O valor preditivo positivo não varia com a prevalência da doença numa determinada população.

B) B) A probabilidade pré-teste de uma doença é igual à prevalência desta doença na população.

C) C) A especificidade é calculada pela razão do número de verdadeiros positivos pelo total de doentes.

D) D) A sensibilidade de um teste diagnóstico varia com a prevalência da doença na população estudada.

Questão 29
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

É a sétima vez que Francisco, 67 anos, procura um serviço de saúde nesse mês. Apesar de preferir a UPA ""pois aplica injeção"" no seu último atendimento foi orientado a procurar a equipe de saúde da família, que está o acolhendo na manhã de hoje devido a queixa de dores generalizadas. Decide-se pela realização do método clínico centrado na pessoa, sendo necessário para tanto:

A) Propor um projeto terapêutico com metas definidas pela equipe para que ele deixe de procurar excessivamente os serviços de saúde.

B) Explorar a experiência da pessoa com o problema de saúde, abordando seus sentimentos, ideias, funções e expectativas quanto ao atendimento.

C) Incorporar a prevenção e a promoção da saúde na prática diária, realizando toque retal e solicitando PSA para evitar o câncer de próstata.

D) Intensificar a relação entre o médico e a pessoa, entendendo que poliqueixosos deve ter uma rede de contenção pelas equipes de saúde.

Questão 30
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

O Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido internacionalmente como um dos sistemas públicos de saúde mais relevantes. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS devem obedecer princípios dispostos em lei. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um princípio do SUS:

A) Organização de atendimento público especifico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica.

B) Descentralização politico-administrativa, com direção do Ministério da Saúde nas diferentes esferas de governo.

C) Utilização das evidências científicas clínicas na priorização da alocação de recursos e orientação programática.

D) Seleção de trabalhadores para o sistema baseada na meritocracia com mecanismos de pagamento por desempenho nos serviços.

Questão 31
(SMS-JP 2016 ACESSO DIRETO)

Com relação aos diversos estudos epidemiológicos, assinale aquele que produz MELHOR evidência científica, considerado padrão-ouro.

A) Estudo de coorte.

B) Estudo ecológico.

C) Estudo de série de casos.

D) Ensaio clínico randomizado.

E) Estudo caso-controle.

Questão 32
(SMS-JP 2019 ACESSO DIRETO)

Uma forma de não causar dano é trabalhar de forma adequada com diferentes campos de prevenção, nos quais o conceito CORRETO é:

A) A prevenção primária é ação realizada para evitar ou remover a consequência de um problema de saúde.

B) A prevenção secundária busca adiar que um problema instalado se dissemine e alcance grandes proporções.

C) A prevenção terciária se antecipa aos problemas possivelmente em fases iniciais para que não se tornem doenças.

D) A prevenção quaternária busca identificar riscos de supermedicalização e proteger de ações invasivas.

Questão 33
(SMS-JP 2021 ACESSO DIRETO)

Joana, de 26 anos, procura frequentemente a Unidade de Saúde da Família por problemas diversos. Revisando seu prontuário, é possível encontrar diagnósticos como depressão, ansiedade, fibromialgia e síndrome de dor crônica. Dessa vez, após referir no acolhimento que estava com cefaleia, a médica pede que retire os óculos escuros e percebe que Joana tem uma lesão causada por trauma contuso no rosto. Logo ela começa a chorar e relata que foi agredida pelo marido, pai de seus três filhos. Sobre a abordagem de violência doméstica pelo serviço de saúde, é possível afirmar que:

A) Deve-se proceder com uma denúncia sigilosa para a polícia, considerando que o marido pode agredir também alguém da equipe de saúde.

B) O relato de Joana se diferencia do perfil mais comum de vítimas de violência doméstica em virtude da utilização frequente do serviço de saúde.

C) A abordagem de Joana deve identificar as desigualdades de gênero e buscar promover a emancipação da vítima.

D) Esse tipo de situação costumam ter um desfecho rápido de homicídio tendo impacto grande na mortalidade e pequeno na morbidade.

Questão 34
(SMS-JP 2022 ACESSO DIRETO)

Considerando a lei 8080 de 19 de setembro de 1990, observe as afirmações abaixo: I. A direção do Sistema Único de Saúde (SUS) é única, sendo exercida nas esferas federal, estadual e municipal, respectivamente, pelo Ministério da Saúde, Secretarias Estaduais e Secretarias Municipais de Saúde. II. Para atendimento de necessidades coletivas, urgentes e transitórias, decorrentes de situações de perigo iminente, de calamidade pública ou de irrupção de epidemias, a autoridade competente da esfera administrativa correspondente poderá requisitar bens e serviços, tanto de pessoas naturais como de jurídicas, sendo-lhes assegurada justa indenização; III. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o Sistema Único de Saúde (SUS) devem ter como princípio garantir a integralidade de assistência, entendida como conjunto articulado e contínuo das ações e serviços preventivos e curativos, individuais e coletivos, exigidos para cada caso em todos os níveis de complexidade do sistema; Qual a alternativa abaixo representa uma análise correta sobre as afirmativas?

A) A) Apenas a afirmativa I está correta

B) B) As afirmativas II e III estão corretas

C) C) As afirmativas I e III estão corretas

D) D) Todas as alternativas estão corretas.

Questão 35
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

O Sistema Único de Saúde (SUS) é reconhecido internacionalmente como um dos sistemas públicos de saúde mais relevantes. As ações e serviços públicos de saúde e os serviços privados contratados ou conveniados que integram o SUS devem obedecer princípios dispostos em lei. Assinale a alternativa que apresenta corretamente um princípio do SUS:

A) Organização de atendimento público especifico e especializado para mulheres e vítimas de violência doméstica.

B) Descentralização politico-administrativa, com direção do Ministério da Saúde nas diferentes esferas de governo.

C) Utilização das evidências científicas clínicas na priorização da alocação de recursos e orientação programática.

D) Seleção de trabalhadores para o sistema baseada na meritocracia com mecanismos de pagamento por desempenho nos serviços.

Questão 36
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

Após muita insistência da família e aproveitando o período de férias, Cíntia de 22 anos procurou a Unidade de Saúde da Família para uma consulta de check up. Na consulta ficou evidenciado que ela não apresenta queixas e começou a atividade sexual com 16 anos. Não lembra de história familiar de problemas de saúde. Está em uso de anticoncepcional oral. Entre as opções abaixo, qual é a ação de rastreamento recomendada para ela?

A) Identificação de dislipidemia.

B) Citopatológico de colo uterino.

C) Ultrassom de mama.

D) Aferição de pressão arterial.

Questão 37
(SMS-JP 2016 ACESSO DIRETO)

Assinale a alternativa INCORRETA, entres as afirmações seguintes:

A) A epidemiologia clínica se originou a partir da prática clínica e surgiu da necessidade de melhorar o diagnóstico e o manejo dos doentes, por meio da utilização de métodos epidemiológicos já consagrados no estudo de populações.

B) A epidemiologia clínica tenta responder a uma série de perguntas relacionadas à história natural da doença (fatores de risco, causas, progressão e prognóstico), ao diagnóstico em todos os seus aspectos e às opções terapêuticas.

C) Dados da história clínica, achados de exame físico e exames complementares são ferramentas diagnósticas. Os valores preditivos das diversas ferramentas diagnósticas dependem da prevalência da condição em questão na população da qual o indivíduo faz parte.

D) O valor central das prevalências na determinação do valor de uma ferramenta diagnóstica faz com que uma mesma ferramenta tenha valores diferentes em diferentes cenários.

E) A baixa prevalência de muitas doenças na atenção primária à saúde faz com que os valores preditivos de muitos testes diagnósticos, tradicionalmente úteis em outros níveis de atenção, sejam altos também neste nível.

Questão 38
(SMS-JP 2022 ACESSO DIRETO)

Uma investigação buscou identificar fatores de risco para morte por Acidente Vascular Encefálico. Adultos com idade entre 50 e 60 anos, sem história prévia de AVE, foram recrutados para o estudo e acompanhados por 05 anos. Foram incluídos inicialmente 23.000 adultos no estudo dos quais 5.000 eram sedentários e 18.000 realizavam atividade física regular (150 minutos de atividade física por semana). Houve perda de seguimento de 1.000 pacientes no grupo de pacientes sedentários e 2.000 no grupo que realizava atividade física regular. Após 05 anos, foram verificados 150 óbitos no grupo de pacientes sedentários e 180 no grupo de pacientes que realizavam atividade regular. Diante destes resultados é possível afirmar que:

A) A) Trata-se de um estudo de coorte e o risco relativo de morte por AVE em sedentários é 3,3 vezes maior do que no grupo que pratica atividade física regular

B) B) Trata-se de um estudo de coorte e o risco o risco relativo de morte por AVE em sedentários é 3 vezes maior do que no grupo que pratica atividade física regular

C) C) Trata-se de um ensaio clínico e o risco relativo de morte por AVE em sedentários é 3 vezes maior do que no grupo que pratica atividade física regular

D) D) Trata-se de um estudo de casos e controles e o risco relativo de morte por AVE em sedentários é 3,3 vezes maior do que no grupo que pratica atividade física regular

Questão 39
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

Após muita insistência da família e aproveitando o período de férias, Cíntia de 22 anos procurou a Unidade de Saúde da Família para uma consulta de check up. Na consulta ficou evidenciado que ela não apresenta queixas e começou a atividade sexual com 16 anos. Não lembra de história familiar de problemas de saúde. Está em uso de anticoncepcional oral. Entre as opções abaixo, qual é a ação de rastreamento recomendada para ela?

A) Identificação de dislipidemia.

B) Citopatológico de colo uterino.

C) Ultrassom de mama.

D) Aferição de pressão arterial.

Questão 40
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

Alcindo, 47 anos, procura a Unidade de Saúde da Família para renovar a receita de enalapril, do qual faz uso de dose diária de 10 mg devido a hipertensão arterial primária. Nega outras queixas, mas refere uso de cigarro há 30 anos. Faz uso do primeiro cigarro diário em cerca de vinte minutos após acordar, sendo esse o momento do dia que traz mais satisfação. Consome pelo menos 20 cigarros por dia, principalmente pela manhã, e tem evitado lugares em que é proibido fumar. Sabe dos malefícios do cigarro, mas teve um tio tabagista que faleceu com 110 anos de causas naturais então não vê maiores problemas em fumar. Sobre a abordagem na consulta, é necessário:

A) Evitar na primeira consulta qualquer abordagem sobre cessação do tabagismo, considerando que isso poderá aumentar a resistência de Alcindo.

B) Instituir tratamento farmacológico para o tabagismo somente em caso de falha documentada da terapia cognitivo comportamental.

C) Iniciar o tratamento farmacológico combinado com dois fármacos considerando que Alcindo tem dependência moderada no teste de Fagerström.

D) Motivar Alcindo a parar de fumar, considerando a possibilidade de terapia cognitivo comportamental e tratamento farmacológico.

Questão 41
(SMS-JP 2020 ACESSO DIRETO)

Alcindo, 47 anos, procura a Unidade de Saúde da Família para renovar a receita de enalapril, do qual faz uso de dose diária de 10 mg devido a hipertensão arterial primária. Nega outras queixas, mas refere uso de cigarro há 30 anos. Faz uso do primeiro cigarro diário em cerca de vinte minutos após acordar, sendo esse o momento do dia que traz mais satisfação. Consome pelo menos 20 cigarros por dia, principalmente pela manhã, e tem evitado lugares em que é proibido fumar. Sabe dos malefícios do cigarro, mas teve um tio tabagista que faleceu com 110 anos de causas naturais então não vê maiores problemas em fumar. Sobre a abordagem na consulta, é necessário:

A) Evitar na primeira consulta qualquer abordagem sobre cessação do tabagismo, considerando que isso poderá aumentar a resistência de Alcindo.

B) Instituir tratamento farmacológico para o tabagismo somente em caso de falha documentada da terapia cognitivo comportamental.

C) Iniciar o tratamento farmacológico combinado com dois fármacos considerando que Alcindo tem dependência moderada no teste de Fagerström.

D) Motivar Alcindo a parar de fumar, considerando a possibilidade de terapia cognitivo comportamental e tratamento farmacológico.

Questão 42
(SMS-JP 2016 ACESSO DIRETO)

Um grupo de doenças, chamadas de notificação compulsória, devem ser informadas pelos profissionais de saúde, por ocasião de suspeita ou confirmação de casos em qualquer nível de assistência à saúde. Assinale a alternativa que NÃO se inclui neste grupo:

A) Erisipela.

B) Poliomielite.

C) Coqueluche.

D) Hantavirose.

E) Hanseníase.

Questão 43
(SMS-JP 2021 ACESSO DIRETO)

Silvia, 33 anos, procura a UBS porque tem se sentido mais triste, tem sido mais difícil realizar as atividades cotidianas e em algumas noites apresenta dificuldade para dormir. Correlaciona isso com a relação desgastada com o marido, mas não refere situações de violência. Nega qualquer um dos seguintes sintomas: prostração intensa, isolamento social, grande perda de peso, sintoma psicótico e plano ou tentativa de suicídio. A médica que a atende considera que seu caso é leve e registra na avaliação que apresenta tristeza e sensação de depressão com base no Classificação internacional de atenção primária (CIAP-2). A abordagem inicial adequada para a situação de Silvia se constitui em:

A) Propor terapia de resolução de problemas e agendar retorno em duas semanas.

B) Prescrever um benzodiazepínico para melhorar o sono e retornar quando necessitar renovar.

C) Prescrever um antidepressivo e garantir prioridade no encaminhamento para a psiquiatria.

D) Encaminhar para acolhimento em Centro de Atenção Psicossocial e retorno após avaliação.

Questão 44
(SMS-JP 2016 ACESSO DIRETO)

Um grupo de doenças, chamadas de notificação compulsória, devem ser informadas pelos profissionais de saúde, por ocasião de suspeita ou confirmação de casos em qualquer nível de assistência à saúde. Assinale a alternativa que NÃO se inclui neste grupo:

A) Erisipela.

B) Poliomielite.

C) Coqueluche.

D) Hantavirose.

E) Hanseníase.

Questão 45
(SMS-JP 2022 ACESSO DIRETO)

As pessoas procuram o médico de família e comunidade com uma ou várias demandas, isto é, o que se espera que seja solucionado ou proporcionado por tal profissional. Assim, é imprescindível que haja o entendimento do que é uma demanda (pedido de algo plausível) e queixa (por vezes não resolvíveis por serem fruto do processo de envelhecimento). Leia as assertivas a seguir e assinale o item correto. I. Paciente de 75 anos vai a consulta dizendo "hoje venho por essa dor de cabeça, porque do joelho nem quero mais falar". O médico deve centrar o esforço na cefaleia (demanda), pois já entende que as dores da artrose não tem solução melhor (queixa). II. Diferenciar demanda e queixa ajuda o profissional a gerir o tempo clinicamente, visto que não perderá mais tempo com problemas que não podem ser por ele solucionados. III. Quando o paciente solicita um exame ou prescrição que o médico julga inadequada deve haver uma conscientização do doente e responder a demanda exigida de maneira incisiva em prol da prevenção quaternária, ou seja, em benefício do próprio paciente que não é obrigado a saber que tal procedimento pode causar mais dano que benefício. Quais a(s) assertiva(s) correta(s)?

A) Apenas I e II.

B) Apenas II e III.

C) Apenas I e III.

D) Apenas I.

Questão 46
(SMS-JP 2015 ACESSO DIRETO)

Dentre os abaixo, qual NÃO é um atributo específico dos serviços de Atenção Primária à Saúde?

A) Registro adequado

B) Acesso preferencial

C) Longitudinalidade

D) Integralidade

E) Coordenação

Questão 47
(SMS-JP 2015 ACESSO DIRETO)

É atribuição do médico da Estratégia Saúde da Família:

A) Atender a todos os usuários adscritos, exceto em consultas de pré-natal e puericultura.

B) Realizar procedimentos cirúrgicos como sutura, cantoplastia e drenagem de abcessos.

C) Atender a todos os usuários adscritos, exceto os que já são acompanhados em serviços especializados.

D) Atender a todos usuários adscritos, salvo em situações de urgência, em que devem ser imendiatamente encaminhados para as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

E) Visitar todos os usuários em seu domicílio, pelo menos uma vez por ano.

Questão 48
(SMS-JP 2023 ACESSO DIRETO)

A Medicina de Família e Comunidade (MFC) é uma especialidade médica reconhecida pela Associação Médica Brasileira (AMB) e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como ideal para atuação na Atenção Primária à Saúde (APS). Com relação aos princípios próprios da MFC qual das assertivas abaixo não os compõe.

A) O médico de família e comunidade é um clínico qualificado.

B) A atuação do médico de família e comunidade é influenciada pela comunidade.

C) O médico de família e comunidade é o recurso de uma população definida.

D) A relação médico-pessoa é fundamental para o processo de cuidado.

E) O foco é a pessoa em detrimento ao adoecimento e não deve ser contínuo.

Questão 49
(SMS-JP 2015 ACESSO DIRETO)

Atualmente, no Brasil, o coeficiente de mortalidade infantil tem como causa mais frequente de morte as chamadas causas perinatais, um grupo de doenças relacionadas à gestação, parto e puerpério. Isso significa que elas são as principais causadoras de:

A) Mortes no primeiro dia de vida.

B) Mortes no primeiro mês de vida.

C) Mortes nos primeiros 5 anos de vida.

D) Mortes durante a infância (primeiros 12 anos de vida).

E) Mortes no primeiro ano de vida.

Questão 50
(SMS-JP 2023 ACESSO DIRETO)

A consulta na Atenção Primária à Saúde (APS) é uma atividade central dentro do sistema de saúde, sendo por meio dela que as pessoas atendidas pelo médico de família e comunidade ganham acesso a serviços de maior complexidade. O médico de família e comunidade tem um papel central para usar adequadamente os recursos de saúde e para tal se utiliza do método clínico centrado na pessoa (MCCP). Sobre o MCCP assinale a alternativa correta.

A) Deve ser utilizado em todas as consultadas, perpassando os seis componentes como um check list.

B) O quarto componente é utilizado para compreender a pessoa como um todo, aspectos da personalidade.

C) Orienta-se utilizar o método pelo terceiro componente, planejando o plano terapêutico compartilhado.

D) O MCCP não deve ser utilizado em consultas de saúde mental, pois se sobrepõe ao exame do estado mental.

E) O segundo componente explora a saúde, a doença e também a experiência da doença vivida.

Questão 51

(SMS-JP 2023 ACESSO DIRETO)

Leia o Registro em Saúde Orientado por Problemas (ReSOAP) abaixo: S: Carla, 25 anos, G2PN1A0, idade gestacional pela DUM 23 semanas 4 dias, vem a consulta através da demanda espontânea com a seguinte contrarreferência do Candida Vargas: "gestante de risco habitual em uso de sulfato ferroso profilático 40 mg 1x ao dia, encaminho para seguimento em Unidade de Saúde da Família". Apresenta novos exames de sangue com hemoglobina 10,5 mg/dl e glicemia de jejum 91 mg/dl. O: PA 100/65 mmHg, altura uterina de 23 cm e batimentos cardiofetais de 144. A: Anemia ferropriva? pré-DMG? P: solicito cinética do ferro, prescrevo noripurum EV e prescrevo metformina. Sobre o registro acima marque a alternativa correta no que tange a técnica e/ou conduta:

Powered by Froala Editor

A) No campo das subjetividades não cabe o registro da contrarreferência, visto ser um dado documental que deveria ser registrado no campo "o", relativo ao objetivo.

B) O ReSOAP está completo e bem escrito, assim a técnica de registro foi corretamente executada.

C) O campo que concerne a avaliação se valeu da interrogação, visto que a gestante pode não estar anêmica e sim hemodiluída.

D) O plano terapêutico está incorreto e incompleto, pois não podemos prescrever biguanida para gestantes.

E) A paciente deveria ter sido solicitada ultrassonografia morfológica e o registro dos exames foi feito de forma incorreta.

Questão 52
(SMS-JP 2015 ACESSO DIRETO)

O nome que se dá a qualidade que tem o agente infeccioso de uma vez instalado no organismo do ser humano e de outros animais, produzir sintomas em maior ou menor proporção dentre os hospedeiros infectados é:

A) Patogenicidade.

B) Virulência.

C) Infectividade.

D) Dose Infectante.

E) Nenhuma das respostas.

Questão 53
(SMS-JP 2023 ACESSO DIRETO)

Leia as assertivas abaixo e assinale as corretas de acordo com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB, 2017): I. Um país europeu extinguiu o direito dos moradores indocumentados de terem acesso aos atendimentos no sistema de saúde se o mesmo acontecesse no Brasil, a integralidade seria o princípio diretamente afetado. II. Um médico que não trabalha com acolhimento e atende apenas os dez primeiros pacientes que chegarem ao posto fere uma característica essencial da Atenção Primária, ou seja, o acesso facilitado aos pacientes. III. O Gerente de Atenção Básica é um profissional que pode ser incluído no corpo de trabalhadores dos postos de saúde cuja função é qualificar a gestão dos insumos, zelando pelo bom uso dos recursos e evitando o desabastecimento das Unidades de Saúde da Família. Estão corretas:

A) Apenas I.

B) Apenas I e II.

C) Apenas II e III.

D) Apenas III.

E) Apenas I e III.

Questão 54
(SMS-JP 2015 ACESSO DIRETO)

É(São) necessária(s) a(s) seguinte(s) etapa(s) para que ocorram emergência de uma doença viral: I. Introdução de um patógeno viral numa nova espécie de hospedeiro. II. Adaptação do patógeno viral na nova espécie de hospedeiro. III. Uma complexa rede de influências ambientais, ecológicas e sociológicas, alterando a possibilidade de contato do patógeno viral e o novo hospedeiro. IV. Disseminação do patógeno viral para uma grande quantidade de indivíduos da nova espécie para desencadear surtos, epidemias ou pandemias.

A) Apenas I está correta.

B) Apenas II está correta.

C) I, II e IV estão corretas.

D) Apenas III está correta.

E) I, II e III estão corretas

Questão 55
(SMS-JP 2023 ACESSO DIRETO)

O modelo da História Natural da doença permite o entendimento sobre o processo de saúde-doença de maneira ampla, além de oportunizar ações terapêuticas. Leavell, Clark e Marc Jamoulle foram expoentes da área que ajudaram a sedimentar os conhecimentos neste Campo. Leia as assertivas abaixo sobre os níveis de prevenção. I. A prevenção primária é a ação realizada para evitar ou remover a consequência de um problema de saúde. II. A prevenção secundária é buscar adiar que um problema se instale e se dissemine, resultando em franco adoecimento. III. A prevenção quaternária busca identificar os riscos do excesso de medicalização, protegendo as ações invasivas. Marquem o item que contempla apenas as assertivas corretas.

A) Apenas I.

B) Apenas I e II.

C) Apenas I e III.

D) Apenas II e III.

E) Apenas III.

Questão 56
(SMS-JP 2015 ACESSO DIRETO)

Assinale a alternativa CORRETA, com relação aos diversos estudos epidemiológicos, aquele que produz melhor evidência científica, considerado padrão ouro.

A) Estudo de coorte.

B) Estudo ecológico.

C) Estudo de série de casos.

D) Estudo caso - controle.

E) Ensaio clínico randomizado.

Questão 57
(SMS-JP 2023 ACESSO DIRETO)

O Sistema Único de Saúde (SUS) foi estabelecido pela Constituição Brasileira de 1988. Tem caráter universal, seguindo a mesma doutrina e princípios organizativos em todo o território nacional. Leia as assertivas abaixo sobre os SUS: I. Regionalização Hierarquização, são princípios organizacionais do SUS capazes de fornecer o maior conhecimento sobre os problemas de saúde da população da área delimitada, favorecendo ações de vigilância epidemiológica e sanitária. II. A Regionalização e a Hierarquização propõem a organização dos serviços de saúde em níveis de complexidade crescente (primário, secundário e terciário) além de definirem a população a ser atendida. III. A descentralização redistribui as responsabilidades entre os vários níveis de governo (municipal, estadual e federal) com base na ideia de quanto mais perto do fato a decisão for tomada, maior será a chance de acerto. IV. O SUS não trabalha por celebração de contrato, visto que a complementaridade com setor privado não deve contratar serviços privados e sim tornar os serviços públicos mais amplos. V. O financiamento do SUS tem previsão constitucional e foi inicialmente regulamentado pelas leis orgânicas da Saúde. A Lei 8.080/1990 trata das condições para o recebimento dos recursos federais e a Lei 8.142/1900 define a importância dos planos municipais. Estão corretas?

A) I, II e IV.

B) II, III e IV.

C) I, II e III.

D) I, II e V.

E) II, III e V.

Questão 58
(SMS-JP 2017 ACESSO DIRETO)

Considerando os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde expressos no Artigo Sétimo da Lei 8.080 de 1990 é CORRETO afirmar que:

A) A universalidade está prevista na cobertura de todas as pessoas pela atenção primária a saúde, sendo possível somente com a criação de planos populares de saúde.

B) A centralização político-administrativa é uma diretriz que concentra as decisões no Ministério da Saúde, evitando a indefinição de responsabilidades que aconteceria se houvesse atribuição para os gestores municipais.

C) A capacidade de resolução na atenção terciária garante a chegada dos problemas de saúde nos hospitais universitários, que efetivamente resolverão as situações negligenciadas na atenção primária.

D) A integralidade da assistência é entendida como um conjunto articulado e contínuo de ações e serviços preventivos e curativos em todos os níveis de complexidade do sistema.

E) O acolhimento busca aumentar a capacidade de escuta dos trabalhadores em saúde entendendo que cada usuário traz diferentes necessidades de saúde ao serviço que devem ser respeitados.

Questão 59
(SMS-JP 2023 ACESSO DIRETO)

A Medicina Baseada em Evidências (MBE) é um caminho potente de transformação da prática médica vigente, visto que busca a integração entre as melhores evidências disponíveis na literatura médica de qualidade, a experiência clínica e os valores dos pacientes. Sobre a MBE leia as assertivas abaixo: I. O médico precisa aprender bioestatística para poder interpretar corretamente os dados, as estatísticas e os gráficos a que será apresentado porque podemos ser facilmente enganados com estatística. II. Praticar MBE se confunde com a melhor prática médica possível uma vez que procura utilizar de forma correta e idônea a interpretação das evidências que surgem por meio das pesquisas clínicas. III. Os estudos indexados no PubMed são sempre boas fontes de informação, principalmente se forem ensaios clínicos randomizados e revisões sistemáticas. IV. A pirâmide da MBE não pode ser fluída visto que vem a considerar em escala crescente os desenhos de estudos e o grau de confiabilidade das informações. Estão corretas.

A) I, II e IV.

B) II, III e IV.

C) Apenas I e II.

D) Apenas III e IV.

E) Apenas II e III.

Questão 60
(SMS-JP 2017 ACESSO DIRETO)

A Portaria n 2.488 de 2011 estabelece os princípios e diretrizes gerais da Atenção Básica, bem como as atribuições dos membros das equipes de atenção básica. Qual das alternativas abaixo NÃO expressa uma atribuição do médico da equipe de atenção básica:

A) Realizar pequenos procedimentos cirúrgicos.

B) Encaminhar, quando necessário, usuários a outros pontos de atenção.

C) Indicar a necessidade de internação hospitalar ou domiciliar.

D) Participar do gerencimento de insumos necessários para a UBS.

E) Liderar e planejar as reuniões de equipe.

Questão 61
(SMS-JP 2017 ACESSO DIRETO)

Os estudos de coorte correspondem a delineamentos potentes para correlacionar fatores de risco a exemplos de pesquisas clássicas como a de Framinghan, que abordou desfechos cardiovasculares. No que se refere ao tipo operativo, posição do investigador e referência temporal, respectivamente, o estudo de coorte é:

A) Individuado, observacional e longitudinal

B) Agregado, intervencional e longitudinal

C) Individuado, intervencional e longitudinal

D) Agregado, observacional e transversal

E) Individuado, observacional e transversal

Questão 62
(SMS-JP 2017 ACESSO DIRETO)

Um novo exame é propagandeado pela empresa detentora da sua patente como ótimo para diagnóstico rápido e prático de infecção do trato urinário (ITU). O representante comercial que o visita na Unidade Básica de Sáude traz um encarte de um estudo dizendo que esse exame diagnosticou mais de 1.000 casos de ITU somente no ano passado. Você decide procurar a acurácia do exame na literatura e encontra um revisão sistemática de 10 estudos que compararam esse exame com o padrão-ouro e trouxe os seguintes resultados: em 1200 pessoas, 350 são portadores de ITU. O novo exame foi aplicado sobre a população doente, apresentando 90 pessoas classificadas como doentes. O mesmo exame aplicado sobre a população sadia, apresentou 180 pessoas classificadas como doentes. Com base nesses dados, podemos afirmar que o valor preditivo positivo, o valor preditivo negativo e acurácia desse exame serão, respectivamente:

A) 63,3%; 27,9%; 33,3%

B) 72,0%; 33,3%; 36,6%

C) 33,3%; 72,0%; 63,3%

D) 63,3%; 33,3%; 36,6%

E) 33,3% 72,0%; 36,6%

Questão 63
(SMS-JP 2023 ACESSO DIRETO)

Considerando a Política Nacional da Atenção Básica, assinale quais os princípios da Atenção Básica:

A) Universalidade, Longitudinalidade e Equidade.

B) Longitudinalidade, Territorialização e Equidade.

C) Equidade, Integralidade e Universalidade.

D) Territorialização, Cuidado Centrado na Pessoa e Longitudinalidade.

E) Resolutividade, Equidade e Universalidade.

Questão 64
(SMS-JP 2023 ACESSO DIRETO)

Todas as afirmativas abaixo caracterizam a Medicina de Família e Comunidade, EXCETO uma delas, assinale a:

A) O médico de família e comunidade vê cada contato com as pessoas como uma oportunidade de prevenção de doenças e promoção da saúde.

B) As terapias são divididas em físicas e psicológicas, logo, a medicina de família se divide na oferta dos cuidados no atendimento das pessoas.

C) O médico de família e comunidade está disponível para qualquer problema de saúde da população, portanto nunca poderá dizer "sinto muito, mas sua doença não está no meu campo de especialização".

D) O médico de família e comunidade dá importância aos aspectos subjetivos da medicina. Para entender os relacionamentos é preciso conhecer as emoções, inclusive as suas próprias.

E) É responsabilidade do médico de família e comunidade, como gerenciador de recursos, administrar os recursos de forma que beneficie tanto as pessoas como a comunidade.

Questão 65
(SMS-JP 2017 ACESSO DIRETO)

As desigualdades sociais em saúde são as diferenças produzidas pela inserção social dos indivíduos e que estão relacionadas com a repartição do poder e da propriedade. Assinale a alternativa que contém uma medida muito utilizada para calcular a concentração em uma distribuição de renda:

A) Índice de Equidade

B) Anos de Vida Perdidos

C) Índice de Dependência Jovem

D) Coeficiente de Gini

E) Anos de Estudo

Questão 66
(SMS-JP 2024 ACESSO DIRETO)

Uma mulher espanhola de 46 anos busca a Unidade de Saúde da Família mais próxima ao hostel onde está hospedada para atendimento médico. A estrangeira relata ter sido mordida por um cachorro de rua na orla da praia. Leia as assertivas a seguir e marque o item que contém apenas assertivas verdadeiras. I - A paciente deveria ter procurado o hospital de doenças infecciosas por se tratar de um acidente grave com necessidade de atendimento especializado. ll - O dever do Estado é garantir a saúde da população brasileira, assim as diretrizes doutrinárias do Sistema Único de Saúde não recaem sobre a população estrangeira, porém a integralidade da assistência garante que a paciente seja atendida. lll - Por questões de vigilância sanitária deverá haver notificação do caso supracitado. IV - A paciente deverá ser acolhida, mas pela descrição do caso não deverá ser triada. Estão corretas.

A) Apenas I.

B) Apenas II e III.

C) Apenas III.

D) Apenas III e IV.

E) Apenas IV.

Questão 67
(SMS-JP 2017 ACESSO DIRETO)

A prevenção quaternária está relacionada a:

A) Evitar que pessoas saudáveis adoeçam.

B) Identificar o paciente em risco de supermedicalização.

C) Possibilitar que o doente se recupere com menos sequelas

D) Identificar precocemente fatores de risco.

E) Tratar emergências ao primeiro sinal de alerta.

Questão 68
(SMS-JP 2024 ACESSO DIRETO)

Usuários do Sistema Único de Saúde, participantes da associação dos moradores do bairro, solicitaram participação na reunião de equipe da Unidade de Saúde da Família, pois gostariam de opinar sobre os processos de organização do fluxo de atendimentos do posto. Leia as assertivas abaixo, avaliando as asserções e a relação proposta entre elas. I- A Conferência de Saúde se reúne a cada dois anos para avaliar a situação de saúde e propor as diretrizes para a formulação da política de saúde. II- A Lei 8.142 garante que haja Conferências em Saúde com periodicidade adequada para acompanhar as mudanças da área da saúde. Marque a alternativa correta.

A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

B) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

C) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

D) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

E) As asserções I e II são proposições falsas.

Questão 69
(SMS-JP 2024 ACESSO DIRETO)

Um Médico de Família e Comunidade (MFC) atendeu uma paciente que acompanhava há 5 anos e iniciou a consulta assim: "oi dona Joana, como posso lhe ajudar hoje? a senhora quer falar sobre a dor nos joelhos e sobre a azia ou prefere começar falando sobre outras coisas?". De acordo com o Método Clínico Centrado na Pessoa (MCCP) leia os itens abaixo e marque o correto.

A) O MFC utilizou o segundo componente, visto ter trazido elementos da experiência do adoecimento.

B) Nesse caso podemos perceber o uso do terceiro componente, visto tratar-se do plano terapêutico compartilhado.

C) O MFC não utilizou o MCCP na abordagem acima, assim o atendimento não foi centrado na pessoa.

D) A paciente não tem acompanhamento longitudinal, logo o uso do MCCP não foi possível.

E) O primeiro componente foi utilizado, assim o método foi corretamente empregado no caso.

Questão 70
(SMS-JP 2017 ACESSO DIRETO)

Assinale a alternativa que contenha uma combinação de três tipos de rastreamento de doenças em pessoas assintomáticas recomendados pelo Ministério da Saúde brasileiro:

A) Câncer de Mama em Mulheres de 40 a 74 anos, Câncer de Colo de Útero em Mulheres de 15 a 69 anos e Obesidade em Adultos.

B) Tabagismo em Adultos, Dislipidemia em Homens com mais de 35 anos e Dislipidemia em Mulheres com mais de 20 anos.

C) Uso de Álcool em Adultos, Câncer de Mama em Mulheres de 50 a 74 anos e Dislipidemia em Homens com mais de 35 anos.

D) Câncer de Colo de Útero em Mulheres sexualmente ativas, Hipertensão Arterial Sistêmica em Mulheres e Homens com mais de 18 anos e Anemia Falciforme nas Crianças com mais de 01 ano.

E) Câncer de Cólon e Reto em Adultos com mais de 40 anos, Tabagismo em Adultos e Dislipidemia em Homens com mais de 35 anos.

Questão 71
(SMS-JP 2024 ACESSO DIRETO)

Sobre Medicina Baseada em Evidências (MBE) e Epidemiologia Clínica dentro dos contextos de Atenção Primária à Saúde leia as assertivas abaixo e marque o item que contém apenas as corretas. I - Na APS uma prática médica primordialmente centrada na pessoa possivelmente terá mais sucesso do que a utilização excessiva de tecnologias com evidências de efetividade. II - MBE é a aplicação, por um médico que cuida diretamente de pessoas, de métodos estatísticos e epidemiológicos para estudar os processos diagnóstico e terapêutico. III- Os valores dos pacientes são respeitados nos processos decisórios sobre os tratamentos em saúde baseados em evidências a menos que haja uma situação de emergência com risco de vida. Estão corretas?

A) Apenas I.

B) Apenas I e II.

C) Apenas II e III.

D) Apenas II.

E) Apenas I e III.

Questão 72
(SMS-JP 2024 ACESSO DIRETO)

Para a campanha do novembro azul, a equipe de Saúde da Família da Unidade de Saúde da Família (USF) Saúde para Todos organizou uma atividade de educação em saúde e cuidados pessoais voltada para os homens. Um dos presentes aproveitou a oportunidade para relatar que ouviu em uma roda de conversa com os amigos do bairro que, como ele já havia completado os 50 anos, deveria fazer o exame do toque retal e a dosagem do PSA, mas como levava um estilo de vida saudável e não tinha histórico de câncer na família, ficou em dúvida se realmente precisava se submeter aos exames porque não gostaria de fazê-los. Marque a assertiva correta com relação a como a equipe deve orientar esse usuário.

A) Deve realizar ambos os exames devido ao grande impacto destes na mortalidade pela neoplasia de próstata na população que realiza o rastreamento.

B) Consultar o especialista, no caso, o urologista para que essa decisão seja embasada pelo especialista.

C) Realizar apenas o PSA que é mais sensível e o menos invasivo quando comparado ao toque.

D) Acatar a preferência do usuário por não apresentar risco elevado para câncer evitando possíveis condutas invasivas posteriores diante de falsos positivos.

E) Não realizar apenas o toque retal por ter baixa de sensibilidade e 85% de especificidade.

Questão 73
(SMS-JP 2024 ACESSO DIRETO)

Laura. 57 anos, sexo feminino, foi diagnosticada em sua Unidade de Saúde da Família com hanseníase do tipo dimorfa tendo iniciado o tratamento e acompanhamento por sua equipe de saúde. Foram realizados o exame físico e testes rápidos de todos os comunicantes e não se identificou nenhum contato infectado pela doença. Dadas as devidas orientações quanto aos sinais e sintomas do aparecimento da doença, o caso clínico de hanseníase foi levado para ser discutido em reunião da equipe quando ficou acordado que seria importante realizar a busca ativa de novos casos no território. A ação de busca ativa de novos casos de hanseníase se caracteriza como:

A) Prevenção Primária.

B) Prevenção Secundária.

C) Prevenção Terciária.

D) Prevenção Quaternária.

E) Promoção à Saúde.

Questão 74
(SMS-JP 2024 ACESSO DIRETO)

A Atenção Básica considera a pessoa em sua singularidade e inserção sociocultural, buscando produzir a atenção integral, incorporar as ações de vigilância em saúde - a qual constitui um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde além disso, visa o planejamento e a implementação de ações públicas para a proteção da saúde da população, a prevenção e o controle de riscos, agravos e doenças, bem como para a promoção da saúde. Considerando seus princípios e diretrizes, é correto afirmar que:

A) O princípio da universalidade é o conjunto de serviços executados pela equipe de saúde que atendam às necessidades da população adscrita nos campos do cuidado, promoção, prevenção, cura e reabilitação.

B) A Equidade possibilita o acesso a serviços de saúde de qualidade e resolutivos, caracterizados como a porta de entrada aberta e preferencial da rede (primeiro contato), acolhendo as pessoas e promovendo a vinculação e corresponsabilização pela atenção às suas necessidades de saúde.

C) A Integralidade reconhece as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que o planejamento das ações, assim como, a programação dos serviços de saúde, parta das necessidades de saúde das pessoas.

D) Cuidado Centrado na Pessoa: aponta para o desenvolvimento de ações de cuidado de forma singularizada, que auxilie as pessoas a desenvolverem os conhecimentos, aptidões, competências e a confiança necessária para gerir e tomar decisões embasadas sobre sua própria saúde e seu cuidado de saúde de forma mais efetiva.

E) Todas as alternativas estão corretas.

Questão 75
(SMS-JP 2024 ACESSO DIRETO)

Considerando as ferramentas da epidemiologia clínica para o processo diagnóstico, podemos afirmar que: I - Testes com sensibilidade alta são indicados para confirmar um diagnóstico sugerido por outros testes, sendo mais útil clinicamente quando resulta positivo. II - Testes altamente sensíveis são utilizados em situações nas quais se quer detectar todos os indivíduos com uma determinada condição na população. III - A especificidade de um teste é calculada pelo número de indivíduos com teste positivo que realmente apresentam a doença sobre o número total de indivíduos doentes. IV - Diferentemente da sensibilidade e da especificidade, que são conceitos relacionados ao teste e não variam com a prevalência da doença na população em estudo, o valor preditivo depende da prevalência da doença na população testada. Estão corretas:

A) Apenas I.

B) Apenas II e III.

C) Apenas I e IV.

D) Apenas II e IV.

E) Todas as alternativas estão corretas.

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
C C C B C A A D C D
11 12 13 14 15 16 17 18 19 20
A A E D A A B C D B
21 22 23 24 25 26 27 28 29 30
C A B C B B B B B A
31 32 33 34 35 36 37 38 39 40
D D C D A D E A D D
41 42 43 44 45 46 47 48 49 50
D A A A D A B E E C
51 52 53 54 55 56 57 58 59 60
A A C C E E C D C E
61 62 63 64 65 66 67 68 69 70
A C C B D C B D B C
71 72 73 74 75
E D B D D