Questão 1
(SES-PE 2022.2 ACESSO DIRETO)

Mulher de 45 anos, G3 P3 A0, queixa-se de dores tipo cólica com sangramento aumentado durante o catamênio (aumentou tanto os dias quanto o volume de sangue). Ao exame ginecológico, foi observado útero aumentado globalmente de volume com consistência amolecida e bordas regulares. O exame ecográfico revelou eco endometrial normal. Qual das alternativas abaixo revela o diagnóstico mais provável?

A) Adenomiose

B) Miomas intramurais

C) Pólipos endometriais

D) Hiperplasia endometrial

E) Leiomiossarcoma

Questão 2
(SES-PE 2025 ACESSO DIRETO)

Avalie os fatores de risco para câncer de endométrio, colocando V para os Verdadeiros e F para os Falsos. ( ) Diabetes. ( ) Obesidade. ( ) Longos períodos de amenorreia. ( ) Síndrome de Lynch. ( ) Baixa paridade. Assinale a alternativa que indica a sequência CORRETA.

A) F F F F F.

B) V V V V V.

C) V V V V F.

D) V V V F V.

E) V V F V V.

Questão 3
(SES-PE 2024 ACESSO DIRETO)

Paciente com 35 anos de idade, gestante no curso de 28 semanas, procura o serviço de emergência de uma maternidade com dor progressiva e localizada que não cessa com analgésicos habituais há três dias. Nega febre ou perdas genitais, informa boa movimentação fetal. Ao exame, percebe-se grande massa adjacente ao útero gravídico, amolecida, no entanto, a dinâmica uterina e o sinal de Blumberg estão ausentes. Durante o internamento, não respondeu aos analgésicos mais potentes. Realizou ultrassonografia que revelou nódulo miometrial/subseroso ecoico de 400cm³, heterogêneo com áreas císticas. Distancia-se da cavidade uterina por 1,5 cm. Considerando o cenário acima, assinale a alternativa que reúne o provável diagnóstico e a conduta mais adequada.

A) Mioma torcido/Morfina.

B) Cisto hemorrágico/Codeína.

C) Degeneração hialina/Expectante.

D) Degeneração carnosa/Miomectomia.

E) Cisto torcido/Laparoscopia.

Questão 4
(SES-PE 2021.2 MEDICINA INTENSIVA)Mulher de 40 anos procura UPA com quadro de sangramento genital há vários meses, caracterizados pelo aumento da quantidade de sangue e do número de dias do catamênio. G2P2, partos normais. Traz consigo Hb de 9,7 g/dL e b-HCG negativo. Ao exame, observa-se, além de sangramento uterino anormal, útero de volume aumentado, endurecido e superfície irregular. De acordo com o provável diagnóstico do quadro acima, o que explicaria o aparecimento da doença?

A) Degeneração histológica hialina.

B) Proliferação monoclonal de única célula miometrial.

C) Alteração do estroma endometrial com invasão miometrial.

D) Estimulação do miométrio pelo aumento do FSH.

E) Influência do GnRH hipotalâmico e ativina hipofisária.

Questão 5
(ENARE-FGV 2024)

A miomatose uterina é um achado comum entre mulheres, especialmente acima dos 35 anos, e causa frequente de sangramento uterino anormal e hipermenorreia. Os seguintes tratamentos para controle de sangramento são indicados com essa finalidade, à exceção de um. Assinale-o.

A) Anti-inflamatórios não hormonais.

B) Antifibrinolíticos.

C) Anticoncepcionais orais.

D) Progestágenos isolados orais.

E) Citrato de clomifeno.

Questão 6
(ENARE-FGV 2022)

Mulher de 45 anos submetida à histerectomia por miomatose uterina. O laudo histopatológico revelou tumor constituído por células musculares lisas com atipia e áreas de necrose. Diante desse resultado devemos pensar em:

A) Leimioma atípico.

B) Leiomioma benigno.

C) Tumor mixoide.

D) Leimiossarcoma.

E) Tumor Schawnoide.

Questão 7
(SURCE 2024 ACESSO DIRETO)

Mulher de 48 anos, G2P1CA1, vem ao ambulatório com queixas de sangramento transvaginal irregular, intermitente, de pouca monta, há 5 meses. Em uso de desogestrel contínuo há um ano e meio para contracepção e amitriptilina 25 mg para tratamento de transtorno depressivo maior, há 7 meses. Ao exame ginecológico, colo uterino sem lesões. Trouxe ultrassonografia transvaginal, que apresenta imagem nodular em fundo uterino, intramural com maior componente subseroso, medindo 4,0 x 3,0 x 3,0 cm, sugestiva de leiomioma. Sobre a paciente acima, considerando a propedêutica do sangramento uterino anormal (SUA) e a Classificação PALM-COEIN da FIGO (2011), assinale a alternativa correta.

A) Sangramento uterino anormal de causa não estrutural iatrogênica constitui uma importante hipótese diagnóstica a ser considerada neste caso.

B) O exame especular deve ser evitado na vigência do sangramento, dado o desconforto do mesmo e possibilidade de induzir a piora do quadro.

C) A ultrassonografia transvaginal é o principal exame complementar indicado, sendo a primeira linha propedêutica para identificação de anomalias estruturais e não estruturais.

D) Sangramento de causa estrutural constitui a principal hipótese, uma vez que a idade da paciente ajuda a direcionar o raciocínio clínico para a etiologia mais prevalente nesta faixa etária, que são os leiomiomas uterinos.

Questão 8

(SURCE 2021.2 MEDICINA INTENSIVA)Mulher, 35 anos, G2P2A0 com história de sangramento uterino de 10 dias de duração, com intervalo cíclico mensal regular e de grande volume que extravasa do absorvente. Refere anemia crônica e fraqueza. Realizou ultrassonografia pélvica transvaginal que excluiu a possibilidade de leiomiomas e mostrou um útero de forma e volume normais. Ainda sobre o caso acima, paciente foi à emergência devido aumento do sangramento menstrual evoluindo com instabilidade hemodinâmica, desorientação e choque hipovolêmico. Assinale a assertiva correta que corresponde à conduta mais efetiva para parar o sangramento:

Powered by Froala Editor

A) Contraceptivos com etinilestradiol 30 mcg ou 35 mcg 1 compr./dia 8/8.

B) Ibuprofeno 600 mg a 800 mg de 8/8 horas OU ácido mefenâmico 500 mg de 8/8 horas.

C) Tipagem sanguínea, expansão volêmica com solução salina, curetagem uterina.

D) Ácido tranexâmico g - 1,5g, 3 a 4 vezes ao dia, oralmente, por 3 a 4 dias.

Questão 9
(ENARE-FGV 2022)

Nuligesta, 26 anos, refere hiperemenorreia há 1 ano. Realizou ultrassonografia transvaginal que identificou mioma submucoso de 2 cm sem invasão da parede uterina. Nesse caso, devemos indicar:

A) Análogos de GnRH.

B) Acetato de medroxiprogesterona injetável.

C) Sistema intrauterino com liberação de Levonorgestrel.

D) Miomectomia laparoscópica.

E) Miomectomia histeroscópica.

Questão 10
(SURCE 2020 ACESSO DIRETO)

"Mulher, 55 anos, menopausa aos 50, vem ao ambulatório com queixa de sangramento genital em pequena quantidade, por dois dias, há uma semana. Nega terapia de reposição hormonal e traz ultrassom transvaginal que mostra útero medindo 100cm³, endométrio de 3mm e ovários não identificados. Diante desse caso clínico, qual a conduta mais adequada a seguir?"

A) Solicitar histeroscopia para afastar espessamento endometrial.

B) Indicar biópsia endometrial para afastar câncer de endométrio.

C) Realizar exame especular e toque vaginal para afastar lesões de colo e vagina.

D) Inserir Sistema Intrauterino liberador de Levonorgestrel (SIU-LNG para controlar sangramento.

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A B D B E D A C E C