Homem de 60 anos evolui com dor precordial constritiva aos esforços associada à síncope. Apresenta limitação da capacidade funcional por dispneia. No exame físico, foi auscultado sopro em foco da base, que pelas manifestações clínicas e o tipo de sobrecarga verificadas, tem como melhor descrição, respectivamente:
A) A) pulso em martelo d'água, sopro sistólico em diamante e B3/ de volume
B) B) pulso parvus tardus, sopro sistólico em diamante e B4/ de pressão
C) C) pulso em martelo d'água, sopro holossistólico e B3/ de volume
D) D) pulso parvus tardus, sopro holossistólico e B4/ de pressão
Mulher de 25 anos inicia quadro de febre, cefaleia, faringite, diarreia e úlceras orais seguido, após alguns dias, de rash cutâneo maculopapular de tronco e face e linfadenopatia cervical de até 1,5cm. A suspeita principal é infecção aguda pelo HIV. Nesse caso, os exames laboratoriais mais prováveis para a confirmação desse diagnóstico são:
A) A) Elisa de 4ª geração negativo, Western Blot positivo e PCR-RNA negativo
B) B) Elisa de 4ª geração positivo, Western Blot negativo e PCR-RNA negativo
C) C) Elisa de 4ª geração negativo, Western Blot positivo e PCR-RNA positivo
D) D) Elisa de 4ª geração positivo, Western Blot negativo e PCR-RNA positivo
Homem de 55 anos, com IMC = 32kg/m2 , apresenta cansaço e queda do estado geral. O exame físico é inexpressivo, exceto pela obesidade predominantemente abdominal. Os exames laboratoriais mostram glicemia = 122mg/dL, creatinina = 0,8mg/dL, colesterol total = 250mg/dL e hemoglobina glicada = 6,9%. O diagnóstico mais provável e a melhor opção terapêutica inicial para o caso, respectivamente, são:
A) A) diabetes mellitus tipo 2 / metformina
B) B) diabetes mellitus tipo 2 / sitagliptina
C) C) pré-diabetes / metformina
D) D) pré-diabetes / sitagliptina
Mulher de 50 anos, em pós-operatório de meningioma, evolui de forma satisfatória até que, no segundo dia após a cirurgia, inicia alteração do nível de consciência e crise convulsiva. Os exames laboratoriais mostram glicemia = 140mg/dL, creatinina = 0,8mg/dL, ácido úrico = 1,5mg/dL, potássio = 3,5mEq/L e sódio = 106mEq/L. A melhor conduta para o caso é:
A) A) prescrever restrição hídrica e reposição de NaCl a 0,9%
B) B) administrar manitol e diurético de alça tipo furosemida
C) C) iniciar anticonvulsivantes e repor potássio
D) D) fazer administração imediata de NaCl a 3%
Homem de 21 anos é levado à emergência pelos familiares com quadro de alteração do nível de consciência de início há 24 horas. Há três dias, apresentou colúria associada com sangramento gengival. O exame físico mostra um paciente torporoso, com flapping, ictérico e sem ascite. O exame laboratorial revela hemoglobina = 8g/dL, leucócitos = 4.000/mm3 , linfócitos = 39%, bilirrubina total = 14mg/dL, bilirrubina indireta = 8mg/dL, TGO = 300U/L, TGP = 200U/L e FA = 300U/L, TAP com INR = 2,8. A sorologia mostra anti-HAV IgM (-), IgG (+), anti-HCV (+), HbSAg (+), HbEAg (+), anti-HbEAg (-), anti-HbCAg total (+) e antiHbSAg (-). O paciente é fumante, ingere 30g/dia de álcool há três anos e faz uso de drogas injetáveis ocasionalmente. Com os dados apresentados, o diagnóstico mais provável é de hepatite fulminante por:
A) A) álcool
B) B) vírus A
C) C) vírus B
D) D) vírus C
Mulher de 32 anos sofre de enxaqueca de difícil controle com mais de três episódios por mês e resposta parcial ao uso de doses altas de sumatriptano. Tem história pregressa de asma brônquica e diagnóstico recente de hipertensão arterial. Nesse caso, uma boa opção para a prevenção da enxaqueca é utilizar:
A) A) di-hidroergotamina
B) B) candesartana
C) C) propranolol
D) D) naproxeno
Mulher de 28 anos, com IMC = 25kg/m2 , recentemente iniciou astenia, poliartrite não erosiva e lesões de pele em face e braços com fotossensibilidade. Os exames laboratoriais revelam anemia, trombocitopenia (100.000/mm3 ), linfopenia e aumento agudo das escórias nitrogenadas, com spot de proteína/creatinina = 5. A sorologia demonstra fator reumatoide positivo e FAN positivo em título de 1:320 com padrão periférico. A ultrassonografia abdominal não revela alterações. O diagnóstico mais provável e a melhor conduta inicial, respectivamente, são:
A) A) lúpus eritematoso sistêmico / realizar aspirado de medula óssea
B) B) artrite reumatoide / realizar aspirado de medula óssea
C) C) lúpus eritematoso sistêmico / realizar biópsia renal
D) D) artrite reumatoide / realizar biópsia renal
Homem de 35 anos, hígido, apresentando tosse produtiva, febrícula e sudorese noturna, tem suspeita diagnóstica principal de tuberculose pulmonar. Pensando nesse diagnóstico, os exames complementares iniciais mais adequados a serem realizados são:
A) A) BAAR do escarro, raio X de tórax e PPD
B) B) GeneXpert do escarro, raio X de tórax e PPD
C) C) TC de tórax, lavado broncoalveolar e biópsia pleural
D) D) TC de tórax, broncoscopia e adenosina deaminase do escarro
Mulher de 30 anos tem mioma uterino e hipermenorreia há alguns anos, evoluindo com cansaço, astenia e adinamia. Os exames de laboratório mostram anemia, com hemoglobina = 9,5g/dL, que, nesse caso, deve ser caracterizada por:
A) A) reticulócitos normais, ferritina diminuída e volume globular médio entre 80 e 100fL
B) B) reticulócitos normais, ferritina diminuída e volume globular médio abaixo de 80fL
C) C) reticulócitos e ferritina diminuídos, com volume globular médio abaixo de 80fL
D) D) reticulócitos e ferritina diminuídos, com volume globular médio entre 80 e 100fL
Mulher de 50 anos vem apresentando dor tipo pleurítica em base direita, modificação do padrão de tosse e emagrecimento. A TC de tórax mostra nódulo solitário, espiculado, de 1,4cm, próximo da pleura. Nesse caso, o procedimento preferencial para o diagnóstico e o tipo de câncer de pulmão mais provável, respectivamente, são:
A) A) biópsia transtorácica guiada por TC / carcinoma epidermoide
B) B) biópsia transtorácica guiada por TC / adenocarcinoma
C) C) broncoscopia / carcinoma epidermoide
D) D) broncoscopia / adenocarcinoma
Paciente de 50 anos possui várias comorbidades e IMC = 45kg/m2 . Considerando as doenças tipicamente relacionadas com esse IMC, é possível que esse paciente evolua com:
A) A) insuficiência cardíaca congestiva, refluxo gastroesofágico, câncer de mama e hipertireoidismo
B) B) diabetes mellitus tipo 2, colelitíase, hérnia abdominal e hipergonadismo
C) C) dislipidemia, câncer de pulmão, hipertrofia septal e hiperuricemia
D) D) hipertensão arterial, apneia do sono, osteoartrite e câncer de cólon
Mulher de 45 anos apresenta úlcera genital dolorosa, de início há sete dias, após contato sexual suspeito. A lesão surgiu como uma pústula localizada nos grandes lábios que foi aumentando de tamanho. Após alguns dias, apareceram duas novas lesões pustulosas, de fundo sujo, que coalesceram e que sangram com a digitopressão. As bordas não são elevadas e existe linfadenopatia inguinal à direita, dolorosa, além de sinais flogísticos. O diagnóstico mais provável e seu tratamento, respectivamente, são:
A) A) cancroide / azitromicina
B) B) donovanose / doxiciclina
C) C) sífilis / penicilina benzatina
D) D) linfogranuloma venéreo / ciprofloxacino
A carcinogênese pode ocorrer em alguns tipos de infecção viral. Esse tipo causal de câncer é responsável pelo aparecimento global de tumores malignos em um percentual de:
A) A) 15
B) B) 35
C) C) 55
D) D) 75
Homem de 57 anos apresenta linfonodomegalia cervical submandibular isolada à direita, com crescimento lento há seis meses, sem demais doenças ou alterações. Foi triado para doenças infecciosas e marcadores negativos. Tem história de tabagismo leve (5 maços/ano) e etilismo social. A principal hipótese neoplásica para o caso consiste em:
A) A) linfoma
B) B) paraganglioma
C) C) metástase de carcinoma bem diferenciado de tireoide
D) D) metástase de carcinoma escamoso de cabeça e pescoço
Mulher de 49 anos apresenta acalasia de longa data, tratada com Botox, dilatação e miotomia endoscópica por duas vezes. Evoluiu com estenose não passível de tratamento endoscópico e perda ponderal importante. Nesse caso, o melhor tratamento consiste na realização de:
A) A) cardiectomia com interposição jejunal
B) B) cardioplastia à Thal-Hatafuku
C) C) esofagectomia transhiatal
D) D) jejunostomia alimentar
Adolescente do sexo masculino, 16 anos, apresenta dor tipo cólica com início súbito em fossa ilíaca direita, associada a náuseas e vômitos. O quadro teve início há 15 horas, com piora importante da intensidade progressivamente. O abdômen encontra-se tenso à palpação, pois o paciente está se contorcendo de dor. A principal hipótese diagnóstica extra lúmen de tubo intestinal, além de apendicite, consiste em:
A) A) ureterolitíase
B) B) torção testicular
C) C) adenite mesentérica
D) D) trombose de veia gonadal
Um paciente avaliado como grande queimado sofrerá efeitos sistêmicos em decorrência da injúria tecidual ocorrida. Nessa situação, são esperadas as seguintes alterações, EXCETO:
A) A) aumento da permeabilidade intestinal
B) B) diminuição da perfusão renal
C) C) imunossupressão
D) D) hipometabolismo
A manobra de Pringle pode ser usada no controle hemorrágico da cirurgia hepática através da compressão extrínseca do pedículo biliar, que contém os vasos responsáveis por irrigar o parênquima hepático. Se houver compressão extrínseca somente do segmento arterial hepático, excluindo a veia porta, é esperado que a oxigenação hepática diminua, aproximadamente, de:
A) A) 20 a 35%
B) B) 35 a 50%
C) C) 60 a 75%
D) D) 70 a 85%
Mulher de 55 anos assintomática possui uma ultrassonografia de rotina abdominal que revela colelitíase com paredes finas, pólipo de 3mm e cálculo móvel de 3cm. A principal indicação profilática de colecistectomia, nesse caso, advém do:
A) A) risco de síndrome de Mirizzi
B) B) risco de coledocolitíase
C) C) tamanho do cálculo
D) D) tamanho do pólipo
O diagnóstico diferencial do hiperparatireoidismo primário em uma situação de hipercalcemia pode ser decorrente das seguintes situações, EXCETO:
A) A) histoplasmose
B) B) equinococose
C) C) tuberculose
D) D) sarcoidose
Paciente com obstrução intestinal por doença de Crohn, que acomete íleo terminal a 2cm da válvula ileocecal, deve ser operado. Nesse caso, a cirurgia ideal consiste em:
A) A) ileotiflectomia com ileostomia
B) B) ressecção segmentar e anastomose ileocecal
C) C) colectomia D com anastomose íleo-transverso
D) D) by-pass da estenose com anastomose íleo-transverso
Sobre hérnias epigástricas, é correto afirmar que:
A) A) é mais comum em mulheres
B) B) são grandes defeitos herniários
C) C) a dor é desproporcional ao seu tamanho
D) D) o cólon transverso é a víscera mais comum encarcerada
Paciente de 80 anos realizou endoscopia digestiva alta para controle após uma cirurgia de úlcera péptica prévia realizada há 40 anos. O laudo evidenciou gastroduodenoanastomose, sem demais alterações. Nesse caso, o tipo de reconstrução cirúrgica realizado na época foi:
A) A) Billroth I
B) B) Billroth II
C) C) Csendes
D) D) Y de Roux
Paciente operou tumor de cauda pancreática. O laudo histopatológico evidenciou tumor neuroendócrino de bom prognóstico, que deve, portanto, possuir como características:
A) A) células pleomórficas com irregularidades nucleares
B) B) 30 mitoses/campo de aumento
C) C) Ki 67 = 77% e alto grau
D) D) Ki 67 = 2% e baixo grau
Mulher de 32 anos comparece à consulta para mostrar resultado de colpocitologia cujo laudo indica lesão de alto grau, não podendo excluir carcinoma epidermoide invasor. Diante desse resultado, a conduta adequada é indicar:
A) A) conização
B) B) colposcopia
C) C) histerectomia total
D) D) cirurgia de Piver 3
Mulher de 25 anos realiza ultrassonografia transvaginal de rotina que revela anexo direito apresentando imagem homogênea, circular e anecoica de aproximadamente 5cm. Considerando esse achado ultrassonográfico, a principal hipótese diagnóstica é de:
A) A) cistoadenocarcinoma
B) B) endometrioma
C) C) cisto simples
D) D) teratoma
Mulher de 35 anos fez estudo genético que detectou mutação no gene BRCA-1. Com isso, ela deve ser orientada em relação ao aumento de risco para câncer de:
A) A) mama e ovário
B) B) intestino e ovário
C) C) mama e endométrio
D) D) intestino e endométrio
Mulher de 72 anos é atendida com queixa de "bola na vagina". Foi realizado um exame com o seguinte resultado: Diante desses achados, o diagnóstico é de prolapso de paredes:
A) A) anterior e apical
B) B) posterior e apical
C) C) anterior e posterior
D) D) anterior, posterior e apical
Durante o atendimento às vítimas de violência sexual, os tratamentos profiláticos de infecções sexualmente transmissíveis (IST) e de gravidez para mulheres sem uso de métodos contraceptivos efetivos devem ser realizados:
A) A) após o resultado dos exames para gravidez e para IST
B) B) independente da coleta de exames para gravidez e para IST
C) C) em caso de exame positivo para gravidez e independente da coleta para IST
D) D) em caso de exame positivo para IST e independente da coleta para gravidez
Mulher de 35 anos, nulípara, com desejo de gestar, realiza ultrassonografia que revela mioma subseroso pediculado de aproximadamente 8cm. Nesse caso, a indicação terapêutica adequada é de:
A) A) embolização de artéria uterina
B) B) miomectomia laparoscópica
C) C) ablação do endométrio
D) D) histerectomia vaginal
Paciente de 23 anos procura atendimento referindo ter tido relação sexual não consentida após uma festa. Relata que ingeriu bebidas alcoólicas durante o evento, ficou desacordada e acordou no dia seguinte com um desconhecido em um motel. Não procurou atendimento médico na ocasião por vergonha. Há cinco dias, fez exame que revelou gestação com 6 semanas de evolução, idade gestacional compatível com o relato do abuso sexual sofrido. Não deseja prosseguir com a gravidez, desejando interrompê-la. Para a realização do procedimento, a documentação obrigatória exigida é um(a):
A) A) autorização judicial
B) B) boletim de ocorrência policial
C) C) termo de consentimento livre e esclarecido
D) D) exame de corpo delito realizado por perito médico
A dopplerfluxometria permite avaliar de forma mais apurada os territórios arterial e venoso e intervir mais oportunamente nas gestações de alto risco, em especial aquelas com crescimento intrauterino restrito. Em condições fisiológicas, com feto saudável, as resistências nas artérias umbilical e cerebral média, respectivamente, estão:
A) A) diminuída / diminuída
B) B) diminuída / aumentada
C) C) aumentada / diminuída
D) D) aumentada / aumentada
Com o diagnóstico precoce da gestação ectópica, a utilização do tratamento medicamentoso com metotrexato é uma opção cada vez mais empregada na condução desses casos. Entre os indicadores de sucesso dessa terapia, aquele que isoladamente se apresenta como o melhor é o(a):
A) A) nível inicial de β-hCG
B) B) tamanho da massa anexial
C) C) ausência de líquido livre na pelve
D) D) ausência de atividade cardíaca embrionária
Paciente é atendida em consulta de pré-natal na décima semana de gestação, sem comorbidades, apresentando sorologia para toxoplasmose com IgG e IgM positivos e teste de avidez para IgG com alta avidez. A conduta diante desses resultados é:
A) A) prescrição de espiramicina
B) B) manutenção de pré-natal habitual
C) C) encaminhamento para amniocentese após 16 semanas
D) D) início de sulfadiazina com pirimetamina, alternada com ácido folínico
Paciente de 28 anos, primigesta, é internada na maternidade com 30 semanas de gestação, devido à rotura prematura de membranas ovulares. É iniciado esquema de antibioticoterapia de latência com ampicilina, azitromicina e corticoterapia. No oitavo dia de internação, inicia dor em baixo ventre e temperatura axilar de 39ºC. Ao exame físico, encontra-se em bom estado geral, normocorada e hidratada; verifica-se PA = 110 x 70mmHg, FC = 103bpm e FR = 18irpm; metrossístoles 2/10/50", BCF = 152bpm, colo uterino em centralização, 70% apagado, 5cm de dilatação e líquido claro sem grumos. Diante do quadro descrito, a conduta a ser adotada é:
A) A) repetir o ciclo de corticoterapia
B) B) indicar cesariana de emergência
C) C) trocar o esquema de antibioticoterapia com cobertura ampliada e tocólise
D) D) iniciar antibioticoprofilaxia para estreptococo do grupo B e sulfato de magnésio
A infecção é a complicação urinária mais comum durante a gestação e está associada a parto prematuro, amniorrexe prematura, entre outros. Nos casos de infecção urinária recorrente, está indicada a profilaxia com:
A) A) fosfomicina
B) B) ciprofloxacina
C) C) nitrofurantoína
D) D) sulfametoxazol-trimetoprim
Recém-nascido a termo, com 5 dias de vida, é levado à emergência por apresentar lesões avermelhadas pelo corpo. Seu responsável refere que o bebê teve alta da maternidade com 48 horas de vida e que, ao chegar ao domicílio, notou pequenas lesões avermelhadas, principalmente, no tronco, que, com o passar dos dias, espalharam-se por todo o corpo. Ao exame, o paciente encontra-se em bom estado geral, ativo e reativo, com fontanela anterior normotensa, ictérico +/4+ (zona I de Kramer), acianótico, afebril, hidratado, corado e com boa perfusão periférica. Chamam a atenção diversas lesões pustulosas com halo eritematoso de 1 a 2mm, firmes, amplamente distribuídas pelo corpo, poupando palmas das mãos e plantas dos pés. Restante do exame físico sem alterações. O esfregaço da secreção purulenta evidenciou grande quantidade de eosinófilos. O diagnóstico mais provável das lesões é:
A) A) eritema tóxico
B) B) escabiose
C) C) impetigo
D) D) herpes
Escolar de 5 anos é internado na enfermaria de pediatria com pneumonia bacteriana grave, sendo iniciada antibioticoterapia venosa com ceftriaxona associada à oxacilina. Após três dias de terapia, o paciente mantém febre diária de 38,5ºC e discreta dispneia. Ao exame, apresenta redução do murmúrio vesicular em base pulmonar esquerda, além de estertores crepitantes ipsolaterais difusos; raio X de tórax evidenciando área de hipotransparência em base pulmonar esquerda com parábola de Damoiseau. As melhores condutas a seguir, para o caso, são:
A) A) manter antibioticoterapia com ceftriaxona e oxacilina e realizar toracocentese para análise da efusão
B) B) trocar antibioticoterapia para cefepima e vancomicina e realizar toracocentese para análise da efusão
C) C) trocar antibioticoterapia para cefepima e vancomicina e observar por 48 horas a redução da efusão
D) D) manter antibioticoterapia com ceftriaxona e oxacilina e observar por 48 horas a redução da efusão
O tratamento recomendado para pacientes com púrpura trombocitopênica autoimune sem febre, com sintomas leves, como petéquias e hematomas, e plaquetas = 15.000/µL é:
A) A) imunoglobulina humana intravenosa
B) B) observação clínica
C) C) corticosteroide
D) D) rituximabe
Recém-nascido a termo, alimentado exclusivamente com leite materno, é internado em UTI neonatal logo ao nascimento, pela suspeita de sepse neonatal. No quinto dia de vida, inicia convulsão, vômitos e icterícia. Ao exame, encontra-se letárgico, ictérico 3+/4+ (zona IV de Kramer), acianótico, desidratado +/4+, corado, com boa perfusão periférica. Apresenta hepatoesplenomegalia à palpação de abdômen. O restante do exame físico é normal. Foram colhidas amostras de sangue e líquor com resultados normais, mas a urina apresenta substâncias redutoras à análise. O diagnóstico mais provável é de:
A) A) doença do xarope de bordo
B) B) fenilcetonúria
C) C) alcaptonúria
D) D) galactosemia
Escolar de 7 anos, internado com quadro de artrite séptica, apresenta cultura de líquido sinovial com o seguinte resultado: A melhor escolha antibiótica para o tratamento desse paciente é:
A) A) eritromicina
B) B) clindamicina
C) C) vancomicina
D) D) sulfametoxazol/trimetoprim
De acordo com a escala de Tanner, para paciente do sexo feminino, apresentando mamas e aréolas aumentadas, sem separação do contorno e pelos pubianos esparsos, levemente pigmentados, retos, mediais à borda dos lábios, a maturação sexual é classificada como:
A) A) M2P3
B) B) M2P2
C) C) M3P3
D) D) M3P2
Recém-nascido com 20 dias de vida é levado à consulta de rotina com pediatra, sem relato de intercorrências no período pós-alta. Ao exame, suga bem ao seio materno, mostra bom ganho ponderal e exame físico sem alterações. No quadro vacinal, consta apenas dose única de hepatite B, dada na maternidade. Ao final da consulta, a mãe do paciente refere ter tuberculose diagnosticada há cerca de 15 dias no posto de saúde e que está em uso de rifampicina, isoniazida, pirazinamida e etambutol. Além de recomendar o uso de máscara, ao amamentar o bebê, a conduta preconizada pelo Ministério da Saúde (MS) em relação ao recém-nascido é:
A) A) indicar vacinação com BCG e iniciar quimioprofilaxia primária com rifampicina
B) B) contraindicar vacinação com BCG no momento e iniciar quimioprofilaxia primária com rifampicina
C) C) indicar vacinação com BCG e realizar prova tuberculínica para avaliação de início de quimioprofilaxia
D) D) contraindicar vacinação com BCG no momento e realizar prova tuberculínica para avaliação de início de quimioprofilaxia
Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, o resultado esperado no tratamento não farmacológico da obesidade em crianças menores de 7 anos para complicações como colelitíase, hipotensão ortostática, entre outros, é a:
A) A) redução de peso e de altura
B) B) manutenção de peso e de altura
C) C) manutenção de peso e ganho de altura
D) D) redução de peso e manutenção da altura
Recém-nascido a termo é encaminhado ao alojamento conjunto logo após o nascimento. Após 48 horas de internação, a mãe do bebê apresenta lesões compatíveis com varicela. No mesmo quarto, está internado um recém-nascido prematuro de 35 semanas, junto com sua genitora, que apresenta histórico positivo para varicela. Nesse caso, a imunoglobulina antivaricela zoster é indicada:
A) A) ao recém-nascido prematuro
B) B) ao filho da puérpera com varicela
C) C) a todos os contactantes no quarto
D) D) ao filho da puérpera com varicela e ao recém-nascido prematuro
Adolescente de 13 anos, sexo feminino, é levada ao atendimento de emergência, pois acaba de ser vítima de violência sexual. Apresenta teste rápido para HIV negativo. Segundo o MS, além da instituição de profilaxia contraceptiva e comunicação ao Conselho Tutelar, o tratamento profilático de escolha contra infecção pelo HIV é:
A) A) tenofovir/lamivudina + ritonavir
B) B) zidovudina/lamivudina + ritonavir
C) C) tenofovir/lamivudina + dolutegravir
D) D) zidovudina/lamivudina + dolutegravir
Escolar de 6 anos é levado à emergência por apresentar cansado aos esforços. Seus pais referem que, há cerca de 15 dias, ele apresentou faringite purulenta, sendo tratado com anti-inflamatórios, com melhora. O ecocardiograma com Doppler demonstra espessamento irregular de cúspides de valva aórtica. Para o diagnóstico de febre reumática, o achado confirmatório é:
A) A) nódulos subcutâneos
B) B) poliartralgia migratória
C) C) febre maior que 38,5ºC
D) D) aumento do intervalo P-R
Em relação às queimaduras na infância, é correto afirmar que:
A) A) todos os pacientes devem receber reforço de vacina antitetânica
B) B) as bolhas devem ser rompidas e tratadas com sulfadiazina de prata
C) C) a regra dos 9 pode ser usada apenas em adolescentes maiores de 14 anos
D) D) qualquer área de queimadura de segundo grau exige tratamento intra-hospitalar
Homem de 59 anos, obeso, sedentário, hipertenso, com história familiar de diabetes, relata glicemia alta no pré-operatório de hiperplasia de próstata. Após alta hospitalar, procurou a Unidade Básica de Saúde (UBS), referindo ganho de peso e queixando-se de nictúria. Ao exame: PA = 150 x 90mmHg, IMC = 38kg/m2 e CA = 115cm. Os exames laboratoriais mostram glicemia de jejum = 124mg/dL, HBA1c = 6,3% e teste oral de tolerância (TOTG) alterado (G = 119mg/dL e pós-sobrecarga = 185mg/dL). Quanto ao diagnóstico, é correto afirmar que o(a):
A) Quadro clínico inicial e os resultados dos exames são sugestivos de risco aumentado para diabetes
B) Diagnóstico de diabetes mellitus é confirmado pelo resultado do TOTG, que é o exame mais sensível para esse fim
C) Presença de obesidade e hipertensão associados à HBA1c maior que 6% são compatíveis com o diagnóstico de diabetes tipo 2
D) História clínica, a predisposição genética e o exame físico compatível com síndrome metabólica são suficientes para o diagnóstico presuntivo de diabetes
A) A) aumenta a perda de peso inicial do recém-nascido, mas favorece sua recuperação
B) B) em relação aos benefícios maternos, leva a recuperação do peso pré-gestacional de forma mais lenta
C) C) períodos mais prolongados de amamentação reduzem a probabilidade da criança evoluir com obesidade
D) D) diminui a morbidade especificamente relacionada às infecções, mas não reduz o risco de hospitalização por bronquiolite
A) A) cultura das classes populares costuma ser o principal obstáculo para a realização de ações efetivas em saúde pública
B) B) iniquidades em saúde devem ser combatidas com investimentos para maior homogeneização dos cuidados em saúde
C) C) negligência aos cuidados à saúde costuma ser um fator atrelado à falta de recursos, o que dificulta o acesso à atenção básica
D) D) desigualdade social pode influenciar no desfecho da intervenção, porque pessoas de baixa renda tendem a ser mais negligentes
A) A) meningite viral, violência doméstica e toxoplasmose em idoso
B) B) teste positivo para covid-19, doença de Chagas crônica e disenteria por E. coli
C) C) leishmaniose tegumentar, caso suspeito de dengue e doença da mão-pé-e-boca
D) D) esquistossomose, eventos adversos pós-vacinação e acidente com aranha-marrom
A) A) DOE
B) B) PICO
C) C) POEM
D) D) PRISMA
A) A) oferta de exames de rastreio para grupos populacionais selecionados a partir do perfil epidemiológico
B) B) oferta de exames de rastreio para pessoas saudáveis e sem fatores de risco relevantes
C) C) uso de medicamentos para tratamento e controle de sinais e sintomas
D) D) solicitação de exames complementares para investigação diagnóstica
Considerando a prevalência crescente das doenças crônicas e a importância da comunicação adequada na relação médico-paciente, é correto afirmar que a(s):
A) A) perguntas com “por que” podem ser utilizadas, pois favorecem na busca do diagnóstico com mais rapidez e precisão
B) B) comunicação é um processo interativo, por isso, deve-se demonstrar surpresa ou reprovação e, até mesmo, interromper o relato do paciente
C) C) necessidades individuais e os contextos não são tão variáveis em uma comunidade, logo, a solução apropriada serve para outras localidades
D) D) habilidade de aconselhar, transmitir confiança ou simplesmente ouvir são atitudes igualmente terapêuticas na relação médico-pessoa
Mulher de 45 anos, negra, soropositiva para HIV, iniciou terapia antirretroviral em 2019. Seis meses depois, abandonou o tratamento. Em 2020, procurou a UBS, com febre e tosse produtiva há um mês, emagrecida e com lesões pruriginosas. Questionada sobre o abandono, relata que os remédios a faziam mal: “Eu me sentia doente por causa deles e tenho fé que já estou curada”. Com base no caso e na aplicação da competência cultural na adesão ao tratamento, é correto afirmar que:
A) A) por questões religiosas, alguns pacientes negam a infecção pelo HIV e não aderem aos tratamentos
B) B) a biomedicina é suficiente para controlar as variáveis relacionadas à illness
C) C) as mulheres negras têm a maior propensão a não adesão terapêutica
D) D) a adesão ao tratamento é influenciada por crenças sobre o adoecimento
A) A) a insuficiência cardíaca congestiva é a causa mais comum de internação hospitalar em pessoas com mais de 60 anos
B) B) a mortalidade por câncer de colo uterino está diminuindo em todas as regiões do país nas últimas duas décadas
C) C) as mortes prematuras por doenças cardiovasculares são mais comuns em pessoas das classes sociais mais altas
D) D) os diversos tipos de câncer em pacientes com mais de 60 anos geram o principal custo de internações hospitalares no SUS
A) A) gonadotrofina coriônica humana beta para descartar a possibilidade de gravidez
B) B) prolactina, pois a cefaleia sugere microadenoma hipofisário, mesmo sem galactorreia
C) C) hemograma completo devido à suspeita de anemia e baixo peso, causando amenorreia fisiológica
D) D) ultrassonografia pélvica para descartar síndrome de ovários policísticos como causa de amenorreia primária
A) A) os bifosfonatos têm meia-vida prolongada e o seu efeito se estende além do momento da suspensão, por isso, pode ser suspendido, especialmente em pacientes com baixo risco de fratura
B) B) os estudos têm indicado que as estatinas não têm benefício na prevenção primária de eventos cardiovasculares em idosos e a sua retirada abrupta não aumenta os riscos de eventos agudos
C) C) a maioria dos estudos demonstra efeito rebote após a suspensão de omeprazol em pessoas tratadas por longo prazo, por isso, é melhor não tentar retirar para evitar rápida recorrência de sintomas
D) D) a presença de efeitos adversos com a suspensão de diuréticos é comum, especialmente sintomas graves de insuficiência cardíaca e aumento da pressão arterial, portanto, deve-se evitar retirar esses medicamentos
Mulher de 64 anos, aposentada, separada há 15 anos, mora com seu filho. Em abril de 2020, seu filho perdeu o emprego e sua filha foi internada com covid-19 e faleceu após dois meses. Ela procurou a UBS, pois estava sentindo dores no peito sempre que se aborrecia com o filho: “Ele é um menino muito bom, sente muito a falta da irmã e está com medo de sair de casa para arrumar emprego, mas as contas só aumentam”. Com base nesses dados, neste momento, a família está vivenciando uma crise do tipo:
A) A) normativa
B) B) ninho vazio
C) C) paranormativa
D) D) família reconstituída
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 | 10 |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
B | D | A | D | C | B | C | B | C | B |
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 | 20 |
D | A | A | D | C | A | D | B | C | B |
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 |
C | C | A | D | B | C | A | C | B | B |
31 | 32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |
C | B | A | B | D | C | A | A | B | D |
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 | 49 | 50 |
C | D | B | C | B | C | A | C | A | C |
51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 | 57 | 58 | 59 | 60 |
C | D | C | B | D | D | A | C | A | C |