Síndromes Febris e Endocardite Infecciosa / Hepatoesplenomegalia Febril – Simulado Fixação 1 - SESPE 2022

Questão 1
(SES-PE 2022 R3 CLÍNICA MÉDICA)

Paciente de 42 anos de idade, do sexo masculino, portador de válvula cardíaca protética, necessita realizar cirurgia de amigdalectomia. Durante a anamnese, o paciente relatou não apresentar alergia a nenhum medicamento. Com relação à prevenção da endocardite infecciosa, assinale a alternativa que corresponde ao regime profilático padrão, recomendado pela American Heart Association, para pacientes com esse perfil clínico de alto risco para endocardite infecciosa.

A) Amoxacilina 1 g, por via oral, uma hora antes do procedimento cirúrgico e no pós-operatório fazer 500 mg via oral de 6/6 horas por 5 dias.

B) Clindamicina 600 mg, por via oral, uma hora antes do procedimento cirúrgico.

C) Cefalexina 500 mg, por via oral, duas horas antes do procedimento cirúrgico.

D) Amoxicilina 2g, por via oral, uma hora antes do procedimento cirúrgico

E) Claritromicina 500 mg, por via oral, 12 horas antes do procedimento cirúrgico.

Questão 2
(SES-PE 2021 ACESSO DIRETO)

Leia as sentenças sobre a Leishmaniose Visceral (Calazar), doença crônica e sistêmica, que, quando não tratada, pode evoluir para óbito em mais de 90% dos casos. I. No Brasil, duas espécies estão relacionadas com a transmissão da doença: a Lutzomyia longipalpis e a Lutzomyia cruzi. II. Na área urbana, o cão e o gato são as principais fontes de infecção. No ambiente silvestre, os reservatórios são as raposas e os marsupiais. III. Nas Américas, a Leishmania chagasi é a espécie comumente envolvida na transmissão da doença. IV. É uma doença crônica, sistêmica, caracterizada por febre de longa duração, perda de peso, astenia, adinamia, hepatoesplenomegalia e anemia, dentre outras. V. A transmissão ocorre pela picada dos vetores infectados pelo agente etiológico. Não ocorre transmissão de pessoa a pessoa. Assinale a alternativa CORRETA

A) I, II, III, IV e V estão corretas.

B) Apenas I, III, IV e V estão corretas.

C) Existem apenas duas corretas.

D) Existem apenas três corretas.

E) Existe apenas uma correta.

Questão 3
(SES-PE 2022 R3 CLÍNICA MÉDICA)

Homem, 38 anos de idade, trabalha na limpeza urbana pela prefeitura do Recife, deu entrada em uma UTI, por insuficiência respiratória após quadro de hemorragia alveolar. Ele apresentava anteriormente episódios de febre, com icterícia e mialgia com predominância nas panturrilhas. Familiares disseram que ele trabalhou há 14 dias em limpeza de canais e bueiros após chuvas fortes. Os exames apresentaram: creatinina = 7,0 mg/dL; ureia = 180 mg/dL; Na = 136 meq/L, K+ = 2,9 meq/L, HB = 9,5 g/dl, leucócitos = 17600 / mm3 e 140.000 plaquetas/ mm3. No caso, considerando-se a hipótese de leptospirose, é INCORRETO afirmar que

A) A presença de icterícia é frequentemente usada para auxiliar no diagnóstico dessa doença, sendo um preditor de pior prognóstico devido à sua associação com a síndrome de Weil.

B) Essa doença pode causar uma síndrome da angústia respiratória aguda, mesmo sem sangramento pulmonar presente.

C) A hemólise consequente à trombocitopenia e o aumento de bilirrubina indireta é a base fisiopatológica da icterícia na Síndrome de Weil.

D) O tratamento com penicilina cristalina ou ceftriaxone pode ser instituído imediatamente após avaliação diagnóstica dessa doença

E) O sumário de urina nessa doença pode apresentar proteinúria, piúria, cilindros granulares e hematúria.

Questão 4
(SES-PE 2020 ACESSO DIRETO)

Escolar de 9 anos, masculino, é levado à emergência pediátrica, com queixa de febre, cefaleia, anorexia, dor abdominal difusa e náuseas há 8 dias. Mora na zona rural de Igarassu, cidade do litoral de Pernambuco, em casa de taipa, sem água encanada nem saneamento básico, tendo o hábito de jogar futebol descalço em campo de barro ao lado do rio, onde toma banho com os amigos. Ao exame, apresenta palidez 1+/4+, abdome levemente doloroso à palpação em hipocôndrio direito, com fígado palpável a cerca de 4 cm do RCD. Diante das possibilidades de diagnóstico diferencial, qual a melhor combinação de exames complementares e tratamento?

A) Hemograma e coprocultura / ceftriaxona 100mg/kg/dia durante 7 dias

B) Hemograma e parasitológico de fezes (técnica de Kato-Katz) / praziquantel 60mg/kg, dose única

C) Hemograma e parasitológico de fezes / metronidazol 30mg/kg/dia durante 21 dias

D) Detecção de anticorpos anti-Trypanosoma Cruzi das classes IgG e IgM / nifurtimox 15mg/kg/dia durante 60 dias

E) Hemograma e PCR para Leptospira / cloranfenicol 100mg/kg/dia por 7 dias

Questão 5
(SES-PE 2022 ACESSO DIRETO)

Uma paciente de 18 anos iniciou terapia dialítica há 6 meses, em decorrência de nefrite lúpica. Ela já é anúrica e dialisa através de cateter de longa permanência nas segundas, quartas e sextas-feiras. Tendo faltado à sessão da segunda-feira, ela chegou na quarta-feira, com uma história de febre há 2 dias e dispneia há 3 horas. Ao exame, ela apresentava cianose de extremidades, sudorese, PA 140 x 80 mmHg, FC 132 bpm, estertores finos até ápices de ambos os campos pulmonares e um novo sopro sistólico em foco mitral que irradiava para a axila. Assinale a alternativa que apresenta a melhor conduta para o caso.

A) O cateter de diálise deve ser retirado imediatamente e a ponta enviada para cultura.

B) No momento da escolha da terapia antibiótica, deve-se evitar o uso de drogas nefrotóxicas, como vancomicina e aminoglicosídeos.

C) O uso de soluções de antibióticos e heparina como “lock” do cateter após a sessão de hemodiálise não traz benefício para esse tipo de infecção.

D) Antes do início da terapia antibiótica, é essencial a coleta de hemoculturas, sempre através do cateter.

E) As doses subsequentes de antibiótico devem ser infundidas durante o final da sessão de hemodiálise.

Questão 6
(SES-PE 2018 ACESSO DIRETO)

"Maria da Conceição, 8 anos, natural e procedente da Zona da Mata de Pernambuco, relata febre, astenia, perda de peso e aumento de volume abdominal há 3 semanas. Vem apresentando diarreia e vômitos intermitentes há 10 dias. Ao exame, observa-se palidez (2+/4+) e fígado a 4 cm do rebordo costal direito e baço a 6 cm do rebordo costal esquerdo. Sobre isso, assinale a alternativa CORRETA."

A) Se houver epidemiologia positiva para esquistossomose e eosinofilia no hemograma, deve-se pensar em enterobacteriose septicêmica prolongada e prosseguir investigação com mielocultura e pesquisa de ovos de Schistosoma através de biópsia retal.

B) Febre tifoide deve fazer parte do diagnóstico diferencial desse caso, e o exame padrão-ouro para seu diagnóstico é a reação de Widal que, sendo positiva, autoriza o início do tratamento com cloranfenicol.

C) Hemograma com pancitopenia pode ser observado na leishmaniose visceral ou leucemia linfoide aguda, e o mielograma é capaz de diferenciar as duas doenças.

D) Os testes rápidos imunocromatográficos pesquisam anticorpos contra Leishmania, e seus títulos negativam ao término de um tratamento bem sucedido.

E) No Brasil, o fármaco de primeira escolha para o tratamento da leishmaniose visceral é o antimoniato de N-metil glucamina, exceto em algumas situações nas quais se recomenda a anfotericina B lipossomal, como em pacientes infectados pelo HIV, portadores de insuficiência renal e menores de dois anos.

Questão 7
(SES-PE 2021)

Homem, 58 anos, dono de ferro velho, chega à UPA, com queixa de febre alta nos últimos 04 dias, mialgias difusas mais intensas nas panturrilhas e náuseas. Ao exame, você nota que ele está ictérico e com pequenas hemorragias conjuntivais. A ausculta pulmonar é limpa, e não há visceromegalias palpáveis. Qual a principal hipótese diagnóstica para o caso?

A) Doença do Zika vírus.

B) Dengue.

C) Leptospirose.

D) Leishmaniose visceral.

E) Febre de Chikungunya.

Questão 8
(SES-PE 2019 R3 CLÍNICA MÉDICA)Um homem com 70 anos chegou à emergência, com afasia e hemiplegia esquerda. Não usa medicações diárias, mas vinha usando paracetamol com frequência por febre, na última semana. Ao exame, chama a atenção um sopro sistólico de ejeção no bordo esternal direito e um sopro diastólico na mesma posição. O ecocardiograma transtorácico demonstrou estenose e insuficiência aórtica leves, sem vegetações. Em 03 hemoculturas, cresceram Staphilococcus aureus. Sobre esse caso, assinale a alternativa CORRETA.          

A) Não tem endocardite, pois o ecocardiograma não demonstra vegetações.

B) O uso de antibioticoterapia adequada diminui o risco de novos eventos embólicos.

C) O evento isquêmico cerebral está relacionado à doença ateromatosa carotídea.

D) A indicação cirúrgica é absoluta diante do agente isolado.

E) A anticoagulação adequada evita novos eventos isquêmicos cerebrais.

Questão 9
(SES-PE 2019 ACESSO DIRETO)

"Sobre a Esquistossomose Mansoni, leia as sentenças a seguir: I. No ciclo da doença, estão envolvidos dois hospedeiros. II. O agente etiológico, o Schistosoma mansoni, é um helminto. III. Qualquer pessoa que entre em contato com as cercárias, independentemente da idade, sexo, ou grupo étnico, pode vir a contrair a infecção. IV. A febre Katayama associada à eosinofilia elevada é sugestiva da doença. V. É de notificação compulsória em áreas endêmicas. Assinale a alternativa CORRETA."

A) Apenas a V está incorreta.

B) Apenas a III está incorreta.

C) Apenas a IV está incorreta.

D) Apenas a II está incorreta.

E) I, II, III, IV e V estão corretas.

Questão 10
(SES-PE 2019.2 ACESSO DIRETO)

" Em relação à Leishmaniose Visceral (LV), é INCORRETO afirmar que"

A) As provas sorológicas são de grande utilidade no seguimento do paciente após o tratamento, porque negativam precocemente.

B) A malária e a leucemia fazem parte do diagnóstico diferencial da LV.

C) A LV pode manifestar-se como doença oportunista em pacientes imunocomprometidos e pós-transplantados.

D) A intradermorreação de Montenegro é negativa durante o período da doença, não sendo assim utilizada para o diagnóstico.

E) Os medicamentos à base de antimônio (antimoniato de metilglucamina) são, no Brasil, utilizados como primeira escolha, na terapêutica da leishmaniose.

Questão 11
(SES-PE 2021 R3 CLÍNICA MÉDICA)

Em relação à leptospirose, é INCORRETO afirmar que

A) Ela progride para a fase tardia da doença em aproximadamente 40% dos infectados, sendo associada a manifestações graves e potencialmente letais.

B) As apresentações clínicas da leptospirose foram divididas dentro das fases evolutivas da doença: a fase precoce (leptospirêmica) e a fase tardia (fase imune)

C) Hepatomegalia, esplenomegalia e linfadenopatia podem ocorrer, mas são achados menos comuns (<20%).

D) A icterícia é considerada um sinal característico e, tipicamente, apresenta uma tonalidade alaranjada muito intensa (icterícia rubínica), em geral aparecendo entre o 3º e o 7º dia da doença

E) Ela pode causar síndrome da angústia respiratória aguda, mesmo sem sangramento pulmonar presente.

Questão 12
(SES-PE 2019.2 R3 CLÍNICA MÉDICA)Paciente chega à unidade de saúde com forte suspeita de leptospirose, e o médico residente decide iniciar antibiótico. Nesse caso, são indicadas as medicações abaixo, EXCETO:          

A) Amoxacilina.

B) Doxiciclina.

C) Norfloxacina.

D) Penicilina cristalina.

E) Ceftriaxona.

Questão 13
(SES-PE 2019.2 R3 CLÍNICA MÉDICA)

"Um homem com 65 anos chegou à UPA, com afasia e hemiplegia esquerda. O paciente apresentava febre há 10 dias. Ao exame, chama a atenção um sopro sistólico de ejeção no bordo esternal direito e um sopro diastólico na mesma posição. O ecocardiograma transtorácico demonstrou estenose e insuficiência aórtica leves, sem vegetações. Em 03 hemoculturas, cresceram Streptococcus viridans. Qual o diagnóstico mais provável?"

A) AVC hemorrágico de cerebelo

B) Demência de Alzheimer

C) Estenose de carótida direita

D) Endocardite bacteriana

E) Prolapso de válvula mitral

Questão 14
(SES-PE 2015 ACESSO DIRETO)

"Ricardo de 8 anos, proveniente de Surubim, é levado à Unidade de Saúde da Família com história de febre, astenia, anorexia, palidez e aumento do volume abdominal há 30 dias. Refere, ainda, diarreia e dor abdominal intermitente. Costuma tomar banho de rio perto de sua residência. Ao exame, apresenta-se hipocorado, com fígado palpável a 4 cm do rebordo costal direito e baço palpável a 8 cm do rebordo costal esquerdo. Traz hemograma com Hemoglobina 8,5 g/dl; Leucócitos 18.500/mm³; Neutrófilos 65%, Eosinófilos 10%, Linfócitos 20%, Monócitos 5%, Plaquetas 90.000/mm3. Qual a melhor combinação de investigação laboratorial e terapêutica para esse caso?"

A) Mielograma / antimoniato de N-metil glucamina.

B) Mielograma / anfotericina B lipossomal.

C) Mielocultura e coprocultura / ceftriaxona.

D) Hemocultura e coprocultura / oxamniquine e ampicilina.

E) Mielocultura e pesquisa de ovos de Schistosoma mansoni nas fezes / paziquantel e cloranfenicol.

Questão 15
(SES-PE 2017.2 R3 CLÍNICA MÉDICA)

"Qual das alternativas abaixo apresenta a droga de primeira escolha no tratamento da Leishmaniose Visceral no Brasil, segundo o Manual do Ministério da Saúde?"

A) Penicilina benzatina

B) Antimoniato N-metil glucamina

C) Anfotericina B

D) Interferon gama

E) Azitromicina

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
D B C B E C C B A A
11 12 13 14 15
A C D E B