Sofrimento Fetal e Fórceps – Simulado Fixação 1 - SESPE 2022

Questão 1
(SES-PE 2022.2 ACESSO DIRETO)

Gestante, 40 anos, secundigesta, na 31ª semana, vem à emergência, com queixa de dor em baixo ventre. Nega outros sinais e sintomas. Ao exame: estado geral bom, eupneica, hidratada, hipocorada (+/4+), ausência de edema em membros inferiores, consciente e orientada. Dinâmica uterina ausente. Tônus uterino normal. Batimentos cardiofetais de 156 bpm. Pressão arterial de 130x80 mmHg em duas aferições. Altura de fundo uterino de 25 cm. Proteinúria de fita negativa. Ultrassonografia obstétrica normal, porém com peso fetal estimado no percentil 8. Perfil biofísico fetal normal. Assinale a alternativa CORRETA em relação à principal hipótese diagnóstica e à conduta, respectivamente, após avaliação da dopplervelocimetria abaixo:


A) Feto pequeno para idade gestacional - corticoterapia e acompanhamento pré-natal com ultrassonografia Doppler e exames laboratoriais.

B) Restrição de crescimento fetal - sulfato de magnésio e acompanhamento pré-natal com ultrassonografia Doppler e exames laboratoriais.

C) Restrição de crescimento fetal - corticoterapia, antibioticoterapia e acompanhamento pré-natal com exames laboratoriais

D) Restrição de crescimento fetal - corticoterapia e acompanhamento pré-natal com ultrassonografia Doppler e exames laboratoriais.

E) Feto pequeno para idade gestacional - corticoterapia, antibioticoterapia e acompanhamento pré-natal com exames laboratoriais.

Questão 2
(SES-PE 2021 R4 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA)

Sobre o fórceps de Simpson, assinale a alternativa INCORRETA.

A) É o mais empregado nas maternidades brasileiras.

B) A articulação dos seus ramos ocorre por deslizamento.

C) O ramo esquerdo entra em contato com o lado esquerdo da pelve, e o ramo direito, com o lado direito da pelve.

D) As colheres possuem as curvaturas pélvica e cefálica.

E) As colheres são fenestradas.

Questão 3
(SES-PE 2022 R4 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA)

Dentre as alternativas abaixo, assinale a que representa o melhor parâmetro isolado dos critérios diagnósticos atuais da restrição de crescimento intraútero precoce?

A) Dopplervelocimetria da artéria umbilical com diástole zero

B) Circunferência abdominal menor que percentil 10

C) Relação comprimento do fêmur (CF)/circunferência abdominal > 0,24

D) Peso fetal estimado pela ultrassonografia menor que o percentil 10

E) Dopplervelocimetria da artéria uterina acima do percentil 95

Questão 4
(SES-PE 2019.2 R4 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA)

"Paciente em trabalho de parto, G1P0, 40 semanas, sem comorbidades, apresenta o seguinte exame obstétrico: dilatação e apagamentos completados, bolsa das águas rompida. O polo cefálico está plano +2 de De Lee, e a variedade de posição é OET. Após algumas manobras sem sucesso, optou-se pela aplicação do Fórcipe. De acordo com o quadro acima, qual o tipo de fórcipe mais adequado?"

A) Simpson-Barnes

B) Kielland

C) Piper

D) McLean

E) De Lee

Questão 5
(SES-PE 2019.2 R4 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA)

"Parturiente de termo realiza uma cardiotocografia intraparto com o traçado a seguir: De acordo com o descrito, qual o provável diagnóstico cardiotocográfico?"

A) Normal

B) DIP tipo I

C) DIP tipo II

D) DIP tipo III

E) DIP umbilical

Questão 6
(SURCE 2022 R4 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA)

Primigesta, 25 anos, 32 semanas de gestação, sem queixas e sem morbidade conhecida, foi encaminhada à consulta de pré-natal com resultado de ultrassom evidenciando MBV (maior bolsão vertical) de líquido amniótico medindo 14 mm e peso fetal no percentil 8. Realizou doppler obstétrico que evidenciou doppler normal do ducto venoso e doppler da artéria umbilical demonstrado na imagem anexa. Qual a melhor consulta a ser tomada nesse caso?

A) Interrupção imediata da gestação.

B) Repetição semanal do Doppler obstétrico até 36 semanas.

C) Seguir com pré-natal de rotina em unidade terciária e doppler quinzenal.

D) Interrupção da gestação após administração de corticoide para maturação pulmonar fetal.

Questão 7
(SES-PE 2018.2 ACESSO DIRETO)

"Qual é o fórceps melhor indicado na cabeça derradeira?"

A) Simpson

B) Piper

C) Barton

D) Kielland

E) Elliot

Questão 8
(SES-PB 2022 ACESSO DIRETO)

A Cardiotocografia (CTG) consiste no registro simultâneo da frequência cardíaca fetal, dos movimentos fetais espontâneos e das contrações uterinas. Depende da integração do sistema nervoso central, autônomo e do sistema cardiovascular. De acordo com o exposto, analise as seguintes afirmativas:

I - A CTG apresenta alta sensibilidade, baixa especificidade e alta taxa de falso-positivo para acidose fetal.

II - Para sua realização, é necessário um período prévio de jejum prolongado e pode ser realizada manipulação fetal para obtenção de melhores resultados.

III - Os parâmetros avaliados na CTG convencional são: linha de base, variabilidade, acelerações transitórias, desacelerações, contrações e micro-oscilações.

IV - Em relação à frequência cardíaca fetal, os fetos prematuros tendem a ter valores na extremidade superior e fetos pós-termos na extremidade inferior da normalidade.

V - O padrão de CTG caracterizado por onda em forma de sino, com variabilidade de 5-15 bpm, com frequência de 3 a 5 ciclos/min e ausência de desacelerações é denominado não reativo.

Estão CORRETAS as afirmativas:

A) A) I, II e III.

B) B) I e IV.

C) C) I, II, III, IV e V.

D) D) IV e V.

E) E) II, IV e V.

Questão 9
(AMP-PR 2022 ACESSO DIRETO)

Com relação ao perfil biofísico fetal como método de avaliação da vitalidade fetal, assinale a correta.

I. Para sua execução são necessários o uso da cardiotocografia e do ultrassom.

II. Os marcadores agudos deste exame são a frequência cardíaca fetal, movimentos respiratórios fetais, movimentos corporais fetais e tônus fetal.

III. O marcador crônico deste exame é o líquido amniótico.

A) A) As afirmativas I e II são verdadeiras. A afirmativa III é falsa.

B) B) As afirmativas I e III são verdadeiras. A afirmativa II é falsa.

C) C) As afirmativas II e III são verdadeiras. A afirmativa I é falsa.

D) D) As afirmativas I, II e III são verdadeiras.

E) E) As afirmativas I, II e III são falsas.

Questão 10
(SURCE 2018 R4 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA)

Gestante de 22 anos, tem idade gestacional de 35 semanas estimada por ultrassonografia precoce, apresenta PA = 150x100mmHg e relação proteína/creatinina = 1 mg/dl. A altura do fundo uterino é de 28 cm. Realizou ultrassonografia cujo peso fetal estimado estava abaixo do 3º percentil para 35 semanas. Diante do doppler de artéria umbilical abaixo, defina a melhor conduta.

A) Indicar o parto.

B) Reavaliar em 7 dias.

C) Reavaliar em 2 a 3 dias.

D) Realizar doppler do ducto venoso.

Questão 11
(UERJ 2021 ACESSO DIRETO)

Primigesta de 22 anos inicia pré-natal (PN) com 14 semanas. Está assintomática, altura do fundo uterino (AFU) = 13cm, batimentos cardíacos fetais (BCF) = 160bpm, colo longo, posterior e fechado, PA = 110 x 70mmHg, rotina PN sem alterações. Até a 29ª semana, a gestação evolui sem intercorrências clínicas ou laboratoriais. Na consulta com 33 semanas, apresenta AFU = 25cm, BCF = 155bpm, PA = 165 x 115mmHg, com queixa de cefaleia esporádica. Os exames realizados na 32ª semana revelaram: Ht = 36; Hg = 11,5; U = 42; C = 1,0; Ptn 24h = 4.500mg. A médica solicita USG, cujo laudo indica oligodramnia e feto com peso abaixo do percentil 3, informando também haver centralização fetal. Diante desse laudo, é correto afirmar que os achados encontrados na dopplerfluxometria em relação à resistência das artérias umbilical e cerebral média, respectivamente, serão:

A) Diminuída / diminuída

B) Diminuída / aumentada

C) Aumentada / diminuída

D) Aumentada / aumentada

Questão 12
(SES-PE 2018 R4 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA)"Sobre o uso do fórceps na variedade occípto-pubiana, assinale a alternativa INCORRETA."

A) O fórceps indicado é o Kielland.

B) O primeiro ramo introduzido é sempre o esquerdo.

C) O primeiro ramo a ser retirado é o direito.

D) O fórceps articulado se apresenta com os cabos para cima.

E) A tração somente pode ser executada durante as contrações.

Questão 13
(SURCE 2020 R4 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA)

Ao chegar ao plantão, você é chamado para avaliar uma secundigesta a termo com cesárea anterior, previamente hipertensa. Enfermeira afirma que a paciente está com dilatação completa há 3 horas e que iniciou sangramento vaginal moderado há 20 minutos. Sua avaliação foi a seguinte: Pressão arterial materna de 160x90mmHg, Ausculta fetal de 100bpm, Dinâmica uterina de 3 contrações de 60 segundos em 10 minutos, Toque vaginal com dilatação completa, bolsa rota, altura da parte mais baixa da apresentação de 4 cm abaixo do diâmetro biespinha ciática. A cardiotocografia realizada segue abaixo. Qual a conduta ideal?

A) Fórceps.

B) Ocitocina.

C) Cesárea imediata.

D) Ressuscitação intraútero.

Questão 14
(SES-PE 2020.2 ACESSO DIRETO)

Paciente de 30 anos em franco trabalho de parto há duas horas. G2P1 (um parto vaginal). É portadora de doença renal crônica controlada clinicamente. No exame obstétrico, observou-se dilatação completa, apagamento total, bolsa rota, diâmetro biparietal a três centímetros do plano que passa pelas espinhas isquiáticas. A variedade de posição identificada é OP. Mãe e feto com boas condições clínicas (BCF 152, sem DIP). Contrações uterinas adequadas em frequência e intensidade. Considerando o cenário acima, assinale a conduta inicial adequada para o momento.

A) Manobra de Kristeller

B) Fórceps de Simpson-Barnes

C) Indicar cesariana

D) Fórceps de Piper

E) Iniciar ocitocina

Questão 15
(SES-PE 2022 R4 GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA)

Gestante de 22 anos na 39ª semana de gravidez e primípara, procurou a emergência obstétrica com queixa de dor em baixo ventre. Negava outras queixas e antecedentes pessoais. Ao exame: dinâmica uterina de 5 contrações em 10 minutos de 45 segundos; toque vaginal de 8 cm, bolsa rota, cefálico e plano 0 de De Lee. Pressão arterial de 150 x 100 mmHg. Proteinúria de fita de 2+/4+. Na ausculta fetal intermitente apresentou episódios de bradicardia fetal, sendo realizada a cardiotocografia abaixo. Assinale a alternativa CORRETA, considerando os parâmetros técnicos descritos:

Velocidade da realização do exame: 1cm/minuto.

Batimento cardíaco fetal (bpm) mínimo registrado na figura: 60 bpm.

Batimento cardíaco fetal (bpm) máximo registrado na figura: 200 bpm.

Variação do bpm registrada na figura: 20 bpm.


A) Trata-se de hipóxia fetal, sugerindo sofrimento fetal agudo, devendo realizar manobras de ressuscitação intraútero.

B) Observa-se uma síndrome de hiperestimulação uterina, devendo ser realizado agente tocolítico.

C) Devido à cardiotocografia fetal não tranquilizadora associada à pré-eclâmpsia, a cesariana está indicada.

D) Trata-se de reflexo mediado pelo nervo vago, devendo o trabalho de parto ser continuado com vigilância da ausculta fetal.

E) Observa-se uma desaceleração precoce ou do tipo I, havendo indicação de cesariana.

GABARITO

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10
A B A B C D B B D A
11 12 13 14 15
C A A B D